Android Wear 2.8: Smartwatches recebem notificações melhoradas
O Android Wear, o sistema operativo para smartwatches da Google, está constantemente a ser melhorado e as atualizações incorporam sempre novidades, mesmo que sejam apenas de pormenor.
A mais recente versão do Android Wear, a 2.8 começou agora a chegar aos relógios que usam este sistema operativo e as duas novidades são focadas em áreas muito usadas e de grande importância.
Ainda não existe um anúncio formal por parte da Google para esta nova versão, mas a verdade é que esta está já a ser atualizada em alguns smartwatches, como foi reportado no Reddit por um utilizador.
O Android Wear 2.8 traz, do que se sabe, apenas 2 novidades visíveis. Ambas focadas em melhorar este sistema operativo e, principalmente, em conseguir poupar um pouco mais de bateria, algo tão crítico nos relógios inteligentes.
Um novo tema base no Android Wear
Esta última novidade é algo muito simples e aplicável principalmente aos relógios que têm ecrãs AMOLED. A Google refez um dos seus temas, que passou a ser completamente negro. A vantagem aqui é não iluminar os pixéis usados em algumas áreas, conseguindo assim uma pequena poupança de bateria.
My watch just updated to Android Wear 2.8, bringing a system-wide AMOLED theme from AndroidWear
Várias áreas da interface do Android Wear vão também fazer uso desta novidade, mantendo novas áreas sem iluminação, uma vez que vão apresentar a cor preta.
As melhorias nas notificações do Android Wear
Também a área de notificações foi redesenhada, apresentando agora ainda mais texto nas mensagens apresentadas aos utilizadores, o que facilitará a sua leitura.
Esta atualização é independente da que está atualmente a ser distribuída a um número reduzido de smartwatches. Para a ter devem procurar atualizar a app Android Wear dentro do próprio relógio, na sua Play Store.
O seu smartwatch vai receber o Android Oreo?
Este artigo tem mais de um ano
Estes relógios são uma tristeza. Não só o SO/funções não funcionam como deviam como a bateria é escandalosa. Se virem que a maioria das baterias aguentam 300-500 ciclos e estes brinquedos tem que ser carregados diariamente (ou quase), significa que 1 (máximo 2) anos depois a bateria já está má.
Eu tive um há uns anos e com tudo reduzido ao mínimo e ecrã a ligar só ao toque, a bateria durava 2 dias. Se deixasse as funções base (ecrã ligado a apresentar as horas, contar passos e a apresentar mensagens, assim como responder via relógio) ligadas a bateria era justa para um dia…
Eu tenho experiência com os Garmin/TomTom e outros similares e esses sim valem a pena: não tem tantas funções (desnecessárias) como estes com Google, mas as necessárias (hora, passos, funções de desporto, frequência cardíaca, receção de mensagens, gps, alguns NFC e pagamento, etc) tem todas e a bateria dura 5-7 dias. Ahh e o ecrã é muitíssimo visível no exterior.
Agora se querem um relógio para fazer perguntas à Google, respostas que obrigam abrir o telemóvel, bateria de 1 dia e funções que a maioria nunca mais usa… Então comprem um com Google wear.
Temho um amazfit pace. 5 dias de bateria com 30 minutos de GPS ao correr. Para mim… Chega e sobra. Tem a parte fitness e a parte de ligação ao telefone. Acho que é mais do que suficiente.
E custa cerca de 100 euros. Ao contrário desses que andam ai pouco mais fazem e custam 300 ou mais.
A nível de software… Tem um grande suporte e quando vi nos vídeos era uma coisa o que temho hoje está muito melhor. Cada update results numa melhoria tanto a nível de pedidos de novas funcionalidades como a sua estabilidade.
Estive a rever esse relógio e está muito bom, onde se pode comprar sem custos de alfândega? (Jan 2018)
É possível sincronizar o relógio com um auricular bluetooth e ir correr sem telemóvel e ouvir aac no auricular?
Sei que consegues ouvir mp3. Outro formato não testei. Mas sim podes ligar a Bluetooth.
Compras em várias lojas desde envio da china da gearbest como armazéns da europa a um preço mais elevado.
Gearbest, powerplanetonline, honorbuy, geekbuying.
O estive a ver e o preço ronda os 180€ (versão 2 lançada em 2017), tenho boa experiência com os Garmin (o vivoactive 3 anda pelos 250€ em promoção) e sei que o vidro é muito resistente a riscos. O do teu também resiste bastante a riscos?
Depende dos casos de uso, para quem estiver à espera de ter um smartphone no pulso…
Para desporto sem dúvida que ainda não existem grandes opções com AW.
A comparação que fazes baseada na tua experiência de há uns anos, hoje em dia já não é assim mau 😉
Smartwatch? Amazfit da xiaomi… dá e sobra…e a nível de bateria 5*