Vendas do iPhone em época de natal foram as mais fracas dos últimos anos
A época de Natal tende a ser forte em termos de vendas de smartphones. É uma altura de elevadas expectativas para as fabricantes, contudo, este ano, os resultados ficaram muito aquém do esperado, de uma forma generalizada.
Segundo os dados da IDC, a Apple teve as piores vendas de iPhone registadas dos últimos anos, no mesmo período. Em relação a 2021, a Apple terá vendido em 2022 menos 12 milhões de iPhones.
Os dados mais recentes relativos às vendas de smartphones apresentados pela IDC revelam que o último trimestre de 2022 registou o maior declínio de todos os tempos, com a Apple a vender cerca de 12 milhões de iPhones a menos do que no mesmo período de 2021.
Previa-se que a Apple, neste período, tivesse vendido 79 milhões de iPhones, contudo, os dados da IDC são muito mais desanimadores, com um número apresentado de 72,3 milhões de unidades.
Mas nas estimativas apresentadas pela IDC, há uma quebra generalizadas que não afeta só a Apple. Todo o mercado teve uma quebra de vendas no último trimestre, face ao ano anterior, de 18,3%. A Xiaomi é a fabricante que apresenta quebras maiores, superiores a 26%. A Samsung teve quebras na ordem dos 15,6%, com vendas a rondar as 58,2 milhões de unidades.
Numa análise anual, houve menos 11,3% de vendas que no ano anterior, sendo a OPPO e a VIVO as fabricantes que mais perderam em termos de vendas, com valores acima dos 20%, enquanto a Apple a Samsung, tiveram quebras na ordem dos 4%.
A Samsung foi a marca que mais smartphones vendeu em 2022, com a Apple logo atrás, com 260,9 milhões e 226,4 milhões de unidades vendidas, respetivamente. A Xiaomi, que detinha 14% do mercado em 2021, caiu para os 12,7%, tendo vendido 153,1 milhões de unidades de smartphones.
2023 será um ano de desafios para as fabricantes. Prevê-se um aumento dos preços dos novos produtos, devido ao aumento da inflação, o que poderá fazer baixar ainda mais a procura e, por outro lado, reduzir o valor médio que os clientes estão a pagar.
Este artigo tem mais de um ano
Normal, não tinham stock dos modelos Pro 😀
Normal, equipamento sobrevalorizados, não valem nem metade do que pedem.
Isso e dor de cotovelo de não teres um? Sobrevalorizados sao os androids que custam 1500 euros e não tem atualizacoes passado 2 anos
não têm atualizações passados 2 anos? ainda deves viver em 2013
para ter as ultimas actualizações como as do IOS dispenso
Ios 16.3 super fluido, excelente autonomia, muito melhor que qualquer android
Engraçado mesmo é que em pleno 2023 a guerra entre android e iPhone continue.
O mundo seria um sitio tão mais bonito que se realmente chegássemos à conclusão que são só smartphones, fazem todos a mesma coisa a bem dizer e cada um faz o que quer com o seu dinheiro.
Sem falar que nem a Google (ou qualquer marca que licencie o android) nem a Apple, quer de todo saber com as vossas opiniões ou de qualquer um de nós.
Sejam inteligentes, estejam calados.
Sem dúvida!
É só mais uma notícia para agudizar as clubites e os pacientes nem se apercebem disso…
Com os preços a que estavam e ainda estão, e as faltas de stock, esperavam o quê?
Autênticos pisa-papeis. Como já se usa pouco papel, normal que se vendam menos.
Em toda a Europa nao tinham stocks dos modelos top de gama, normal que nao tivesse vendido. Agora procura em massa e’ que nao faltou.
Isso não é bem verdade, estava de férias no UK e comprei através do site da Apple, apenas esperei dois dias pela entrega
Normal, as pessoas andam a passar dificuldades e muitas infelizmente!
Pelo quadro:
– A Apple foi a que mais smartphones vendeu, bem longe da Samsung
– Aumentou a quota de mercado de 23,1% para 24,1%
– Foi a que teve menos quebra nas vendas.
Lol vendem igual ao velho 13 como se fosse novo só com uma ilha nova em vez de uma subrancelha . E já é top e o melhor produto do mundo. Lol com aspeto arcaico com mais de 6 anos.. Custa muito por um ecrã plano? No iPhone e nos mac? E impressão digital no ecrã? Pelo amor de deus….
Enquanto andarem com isto das noch nos iPhones e macs e sem ecrã tatil nos macs… Continuo com o meu iPhone 8 e o meu macbook pro 2017.
O “iphone 14” devia-se chamar “iphone 13.2”, porque evolução, foi quase nada…
E superior em tudo ao topo de gama da samsung e ate ao s23
É natural que venda menos porque os Aifones duram muito mais que os pobres Androids, então quem tem um Aifone tem uma companhia para quase uma vida.
Vale cada euros pedido…. palavra de quem usa Android e só teve aifone uma vez e teve que o vender rapidamente antes que voasse pela janela fora.