Usar smartphone no escuro poderá provocar cegueira temporária
Já por diversas vezes alertámos aqui para os perigos da utilização excessiva dos smartphones, nomeadamente, da sua utilização no escuro, no período mesmo antes de dormir.
Mas estes perigos reais vêem-se agora agravados com casos semelhantes a cegueira temporária que ocorreram durante vários meses de utilização do smartphone no escuro antes de dormir.
Devem ser raras as pessoas que nunca utilizaram o smartphone ou o tablet na cama antes de dormir. Verificar as redes sociais, ver um vídeo ou YouTube ou terminar uma conversa com um amigo são hábitos bastante comuns e transversais a várias idades.
Mas este hábito está claramente a fazer mal à nossa saúde.
Há pouco mais de um ano surgiu um estudo que revelava o quão prejudicial era a luz azul emitida pelos ecrãs LED para o nosso cérebro, principalmente, antes de dormir, uma vez que esta luz interfere com a produção de melatonina – hormona responsável pela regulação do sono e vigília – no nosso cérebro.
Artigo relacionado: Pare de utilizar o smartphone antes de dormir!
Agora, um novo estudo indica que a utilização do smartphone no escuro poderá estar a provocar algo semelhante a cegueira temporária.
Em causa estão os casos de duas mulheres, de 22 e 40 anos, que depois de situações repetidas de perda de visão num dos olhos, recorreram a especialistas.
No caso da mulher de 22 anos, os problemas de visão surgiram no olho direito à noite, quando já estava deitada. Segundo a paciente, durante um ano, por diversas vezes, não conseguia ver do olho direito mais do que os contornos de objectos no escuro. O olho esquerdo não apresentava qualquer problema e de manhã já via bem de ambos os olhos.
A mulher de 40 anos relatou que de manhã ao acordar não conseguia ver nada de um olho durante cerca de 15 minutos, um problema que se repetiu durante 6 meses.
Sem sintomas aparentes de perda de visão associada à cegueira temporária, os médicos, ao investigar as possíveis causas, perceberam que havia algo comum entre ambos os casos.
Os problemas de visão surgiram na sequência da utilização dos seus smartphones no escuro durante vários minutos, enquanto já estavam deitadas na cama, de lado. Neste caso, apenas um dos olhos estava a olhar para o ecrã do smartphone sendo que o outro estava tapado pela almofada.
Leia ainda: Como são afectados o cérebro e corpo pela luz do smartphone?
Em ambos os casos, não se pode falar de uma verdadeira cegueira. Trata-se sim, de um efeito semelhante àquele que ocorre quando se entra numa zona escura depois de ter estado numa zona com grande luminosidade.
Ficamos com um olho adaptado à luz porque estamos a olhar para o telefone e o outro adaptado ao escuro. Quando o aparelho é desligado e tudo fica escuro, o olho adaptado à claridade parece estar "cego", até que consiga adaptar-se à ausência de luz
Tal como explicam os autores do estudo.
Nos casos das pessoas que utilizam o smartphone no escuro, mas que olham para ele com os dois olhos, este problema parece não surgir.
Alguma vez teve perda de visão depois de utilizar o smartphone no escuro?
Este artigo tem mais de um ano
Uso o ipad com brilho no mínimo nao faz mal. Agora se usarem brilho forte nao aconselho
Exacto, até porque estas mulheres usaram o brilho no máximo no escuro só porque sim…
Lê novamente o artigo e não espalhes informação errada de que não faz mal.
Por acaso leu o artigo todo? Há um velho ditado popular que diz: não há cego maior , que aquele que não quer ver.
“Agora se usarem brilho forte nao aconselho…”! Parto do principio que deves ser oftalmologista… a não ser que seja por ser iPad!! De outra marca faria mal de certeza…
disseram me que o novo ipad por ter tecnologia truetone e retina não faz mal aos olhos como os outros, é verdade ou marketing?
Marketing. Manda luz para o olho, e nas condições descritas no artigo, o efeito é o mesmo.
Pode usar o night mode para escurecer o brilho da tela.
Uso a app Twilight , muda a temperatura da cor do ecrã,bloqueando grande parte dessa luz azul produzidas pelos LCD. Torna muitos mais confortável a utilizado do telemóvel à noite
+1 Excelente app
Titulo : “Usar smartphone no escuro poderá provocar cegueira temporária”
Conteudo: “Usar smartphone no escuro poderá provocar cegueira temporária”
click para saber mais…
edit, correu mal
Conteudo: “Em ambos os casos, não se pode falar de uma verdadeira cegueira”
eu uso e abuso e tenho uma visão da falcão
Ès claramento um mutante, o irmão gémeo maléfico do capitão falcão, ou não.
LOL…mt bom
Leiam um bom livro… Não acontece nada disso. 😉
Se for num tablet não ajuda… 😉
Livros n tem facebook nem angry birds nem fazem zoom. Ipad faz bem aos olhos devido ao truetone dar vitamina A como as cenouras
Ora nem mais, finalmente alguem que sabe do que fala, no verão as vezes adormeço durante alguns minutos com o tablet no peito desnudado ou simplesmente descanso o aparelho no peito sempre com ecran virado para o peito e já notei uma maior concentração de vitamina A nos mamilos que se manifesta com uma cor mais alaranjada torrada.
Leiam bandas desenhadas no tablet, são rápidas e satisfatórias num curto espaço de tempo e poupam os olhos porque quando já tiverem 3 histórias no buxo vão querer reflectir sobre elas e não vão continuar a ler mais para não fazer overdose! Sugiro um movimento cultural de adaptação de livros para bandas desenhadas, o insucesso escolar seria dramaticamente reduzido e a vida mais colorida!
Bem, o diagnostico neste caso é muito simples!
Isto acontece quando a pessoa em causa está deitada, um dos olhos está “enterrado” na almofada e o outro a olhar para a luz brilhante do telemóvel, pelo que, quando a pessoa desliga o écran, fica com a sensação de só estar ver de um olho, pois só uma das Íris se encontra dilatada e habituada à escuridão, voltando a normalizar após alguns minutos.
Também e não só, a zona pela qual recebemos informação de noite é diferente da do dia (os fotoreceptores são diferentes), por isso quando vemos com brilho seja muito ou pouco (dia) quando desligamos passa a noite e o olho fica temporariamente “cego”. Este “fenómeno acontece também quando passamos do sol para uma caverna escura por exemplo….
Em relação a esta situação, se estivermos a l er um livro em que a luz está de um dia lados e do outro lado está escuro também se nota este problema de um olho ver bem no escuro e o outro não ver quase nada. O mesmo problema acontece a quem gosta de trabalhar no computador à noite com pouca luz, pois os monitores de computador deviam TODOS ter capacidade para reduzir o brilho a níveis 100x mais baixos que a maior parte permite, pois para usar com pouca ou nenhuma luz é um problema.
Tenho uma cunhada de 12 anos que usa a treta do iphone com o brilho no maximo de dia e de noite e ainda usa letra grande!