Microsoft regista patente de “Comandos Silenciosos de Voz”
Pedir em voz alta na rua para ligar a um contacto, solicitar no local de trabalho à assistente para verificar se deixou tudo desligado em casa ou, no silêncio da noite, dar comandos para gravar uma reunião na agenda... pode ser agora feito em silêncio. A Microsoft encontrou a solução e já registou a patente de comandos de voz silenciosos.
Não temos dúvidas de que o futuro nos trará um assistente de voz que nos vai ajudar em praticamente todas as tarefas. O chato dos assistentes virtuais é termos de lhes dar comandos de voz e em público fica assim uma situação "estranha".
Assistentes de voz e tecnologia de comando de voz estão a tornar-se cada vez mais populares. A Amazon já vendeu mais de 100 milhões de dispositivos Alexa e esta tecnologia está aqui para ficar nas nossas casas.
No entanto, em público, onde estranhos podem ouvir os negócios pessoais ou informações confidenciais, as pessoas mostram-se mais acanhadas em usar esses comandos. Esse é um problema que a Microsoft pretende resolver com uma patente na tecnologia de entrada de voz “silenciosa”.
Patente Microsoft para o Som do "Silêncio"
A tecnologia “silenciosa” da Microsoft faz uso do modo como o sussurro funciona. Quando sussurramos, exalamos a respiração dos nossos pulmões com as suas palavras.
Em vez disso, o dispositivo proposto pela Microsoft sugere-nos a inalar enquanto sussurramos (experimente, é ainda mais difícil do que parece.)
É um processo conhecido como fluxo de entrada de ar e a Microsoft propõe explorá-lo para permitir que dispositivos processem comandos de voz em público.
Contudo, existe uma desvantagem. Para que um dispositivo processe o nosso sussurro inalado, o nosso rosto precisa estar bem perto do dispositivo, muito próximo. Perto tanto quanto dois milímetros, na verdade.
Não temos dúvidas de que nos vamos sentir muito mais confortáveis a emitir comandos de voz “silenciosos” em público. Contudo, será que a privacidade vale o custo de praticamente beijar o nosso smartphone?
Assim, e para que se perceba bem o conceito, o investigador da Microsoft, Masaaki Fukumoto, demonstra a tecnologia em ação:
Comandos silenciosos - Sussurros do Futuro
Assim, não importa se estamos ou não dispostos a dar um beijo no nosso dispositivo inteligente. Mas, independentemente disso, a tecnologia descrita na patente da Microsoft ainda é apenas uma patente, por enquanto.
Contudo, embora não haja nada a dizer, um destes dias poderemos estar a sussurrar comandos para os nossos telefones, relógios, anéis, TVs e outros dispositivos. Mesmo que o futuro não envolva sussurros boca-a-dispositivo, é uma exploração interessante de um novo conceito que poderia desencadear novas ideias de pesquisa.
Este artigo tem mais de um ano
Alguém vai ter imaginação para isto e vai experimentar outro tipo de som silencioso
“Kittche, Kittche, amigão vem mi buscá” – Peço desculpa, foi mais forte que eu xD
Ah, já agora, esta tecnologia é para incorporar nos futuros LUMIA e W10m? Estou à espera, sentado.
Para que raio a MS quer a patente se abandonou e virou as costas à sua plataforma mobile, deixando apeados os seus clientes? Deve ser para aplicar na concorrência, digo, ANDROID.
???? jaaaaasus os comentarios aqui sao cada vez mais geniais (na imbecilidade)
Comandos de voz nao sao limitados a smartphones/mobile, portateis tablets, bands, xbox atraves do comando(quem sabe), cortana en IoT….
A patente pode ser vendida gerando lucros….
Estas sao apenas algumas ideias que me ocorrem assim rapidamente sem dar muita volta ao assunto.
Aserio pensa 2minutos antes de escreveres…
Ao teu comentario dou a mesma nota que a tua idade mental = 1
Ok, entendido. Olha para a imagem e que vês? Xbox? Não me parece! Uma coluna inteligente? Menos ainda! IoT? Está a anos-luz desses dispositivos.
Antes de abrires a boca, lê! E já agora, dá atenção aos esquemas da patente. Deve ser para o smartwatch que a MS fabrica.
Portanto, quanto à inteligência mental, nomeadamente a tua, fiquemo-nos por aqui, pois tem muito ainda que se desenvolver.
Ainda consegues ser mais atrasado mental do que pensava….eu disse e passo a explicar porque es limitado, a tecnologia pode ser aplica ao ecosistema da MS, ali usam um anel uma band no futuro podem aplicar isto a qualquer coisa qu queiram e pode interagir com as plataformas da MS
Claramente tens uma mente limitada que nao consegue ver alem do proprio nariz
IoT esta a anos de luz de quem? da tua cabecinha so pode desconheces novas tecnologias e chamas aos outros limitados…esta certo rapaz
Esquemas de patentes? sabes ao menos como funciona patentes ja tiveste de analisar alguma ou ir defender uma? cala-te e n digas asneiras
exacto zero argumentos que essa cabecinha consegue produzir, nao consegues ver a aplicacao de uma tecnologia e culpas o mundo por nao ser tao mente fechada como tu..ta certo se fosses menos maniqueísta e tinhas menos azia
Ah e lamento que a aplicabilidade de uma tecnologia na tua mente se resuma ao que ´´ves na imagem” espero que nunca tenhas de liderar uma equipa de investigacao
Mais uma vez a limitação do teu vocabulário esta de acordo a tua idade mental.
Sem video nao consegues enter uma patente, es dos que precisa de desenhos para perceber algo, tens uns livros mt bons para unir pontos e pintar desenhos
Faltou-me acrescentar que, de acordo com o texto, o sistema funciona desde que afastado da boca até 2mm. Não me parece que vás andar na rua com uma XBOX pendurada no pescoço, ou vais? Sempre há malucos para tudo….
Estás a esquecer dos comandos de voz naturais, Eu dou comandos de voz ao meu cão e ele obedece sem ter qualquer app instalada… Espero que a Microsoft não patenteie isso
Eu por acaso sou um pouco contra a ideia de patentear tudo e mais alguma coisa. Pois acredito que isso muitas das vezes faz limitar o desenvolvimento da tecnologia.
Agora, também se percebe o porque do registo.
Apesar da Microsoft neste momento ter abandonado o segmento mobile, a Microsoft deve ser das empresas com mais patentes relacionadas com o mobile, mais do que até muitas empresas que desenvolvem equipamentos mobile. Talvez nem a Apple tenha tantas patentes relacionadas com o mobile que a Microsoft.
É de lembrar que a Microsoft, quando comprou a divisão mobile da Nokia, ficou com todas as patentes mobiles da Nokia, que não eram poucas.
Por isso, independentemente onde esta tecnologia possa ser aplicada, quem a quiser aplicar tem de pagar a Microsoft para a usar. É por isso que a Microsoft quis registar a patente.
Alem disso, no desenho da patente, mostra uma espécie de equipamento especifico para esta tecnologia, que nada poderá estar relacionado com telemóveis, como um anel.
“(…) é uma exploração interessante de um novo conceito que poderia desencadear novas ideias de pesquisa.”
Novamente, não é poderia, é poderá.
A tradução de Would não é literal e exige, sempre, contexto.
“Poderia” implica o término duma hipótese.
Ao inverso, “poderá” implica uma hipótese, circunstancial, em aberto.