Tatuagem digital para desbloquear smartphone
O desbloqueio dos smartphones está a evoluir cada vez mais. Há muito tempo que o simples código pin ou palavra-chave foram ultrapassados pelo desbloqueio facial, por voz, padrão e mais recentemente pelas impressões digitais em alguns smartphones específicos. A LG também introduziu recentemente nos seus smartphones o Knock Code, considerada como umas das mais seguras formas de desbloqueio.
Agora, eis que a Google, em conjunto com a Vivalnk, lança uma tecnologia wearable de desbloqueio para o Moto X da Motorola baseada numa espécie de tatuagem temporária.
Em Março deste ano demos conta de que a Google, no departamento herança da Motorola, o ATAP, estava a desenvolver um projecto baseado em tatuagens digitais. E na altura, sobre o assunto escrevemos:
"Este assunto pode ser um tanto futurista, para lá do viável, mas faz sentido. A pessoa pode transportar consigo o acesso ao tal “código” pessoal e intransmissível. Provavelmente é um assunto que em breve será abordado de forma muito séria como sendo a alternativa a tudo o que conhecemos, para termos sempre a chave de segurança. É um facto que estaremos a pouco mais que 5 anos desta realidade."
Na altura havia uma previsão de 5 anos para podermos ver esta tecnologia implementada. Mas nem 5 meses depois surge a primeira tatuagem de desbloqueio para smartphone. Ainda que restrita ao Moto X e ao mercado norte americano, esta pode passar a ser uma tendência de futuro.
Desenvolvida pelo ATAP da Google e pela empresa Vivalnk, a tatuagem electrónica já se encontra disponível para venda.
As tatuagens são vendidas em embalagens de 10 unidades de adesivos, por 9,99 dólares, que podem ser aplicados sobre a pele e utilizados para desbloquear o Moto X como se se estivesse a utilizar o NFC. Esta tecnologia, com cerca 2,5 centímetros, mantém-se na pele por cerca de 5 dias, tendo que ser substituído ao fim desse tempo.
Se fizer contas, esta não é certamente uma solução de longo prazo. Por um dólar para 5 dias, ao fim de um ano gastar-se-iam 73 dólares por ano só para desbloquear um smartphone. Contudo, este é ainda só o primeiro passo para uma nova forma revolucionária de desbloqueio de um smartphone.
Considera esta tecnologia viável para o futuro do desbloqueio dos smartphones?
Este artigo tem mais de um ano
Acho que como desbloqueio de ecrã não faz sentido. Cada vez que desbloqueio o smartphone tenho de apontar para a “tatuagem”??? Não tem lógica, é seguro mas no dia a dia ninguem usa isto.
É implantar uma NFC Tag na palma da mäo. Assim cada vez que pegasse no telemóvel, ele desbloqueava 🙂
É porreiro, mas poder-se-ia tornar chato. Consigo encontrar várias situações em que quero agarrar o telemovel sem o desbloquear 😉
Não sei como é contigo, mas eu ainda tenho 2 mãos 😛
Isso é que era.
Mas estar a implementar uma NFC Tag na pele… :s
*implantar
Como se desbloqueia por NIF sem root? É possível?
O teclado substituiu NFC por NIF…
Credo!
Parece um TouchID de terceiro mundo.
Se fosse a Apple a apresentar esta ideia já era espectacular não é?
Não e por nada, mas desbloquear um smartphone não da assim muito trabalho, por isso penso que não seria eu a gastar 1euro para o fazer
Acho que tem mais utilidade para armamento do que para desbloqueio de telemoveis xD
Continuo a pensar que parece mais simples usar a boa e velha impressão digital para esse efeito.
Sim, essa tem muita mais utilidade
E quem nao tem dedos?
E que tal outro dispositivo biométrico como o reconhecimento da íris? E não me digas que não tens olhos!
Quem não tiver dedos duvido que utilize um iPhone.
Estava a espera dessa para poder brilhar lol.
Pode sim, nao tem de ser impressao digital dos dedos. Mamilho, nariz, labio lol.
http://singaporeseen.stomp.com.sg/singaporeseen/this-urban-jungle/you-dont-need-fingers-to-use-the-iphone-5s-fingerprint-lock
Lol. Mas uma coisa é desbloquear o telemóvel, outra é utilizar-lo.
A ideia é original e bem pensada.
Acredito que tenha utilidade para certos casos, mas não é o meu.
Pagar para desbloquear o telefone? Mas está tudo doido ou quê?
Não estou a ver qual é o problema em implantar um chip subcutâneo como se faz com os cavalos 😉
@Benchmark do iPhone 5
Cavalos e não só, não falta muito para chipar humanos.
Cump’s
Isso para “drones lock on” deve ser fantástico, nem tens de te preocupar em por um sensor IR e reconhecimento facial para confirmar o alvo.
Nós aeroportos identificam-se todas as pessoas em tempo real e para as milícias basta usarem uns óculos VR que façam o mapping dos id’s na area de visão, depois é só…
Futuro brilhante sim sr.
A LG também introduziu recentemente nos seus smartphones o Knock Code, considerada como umas das mais seguras formas de desbloqueio.
Vejo mais facilmente o knock code de uma pessoa a 5m de mim do que uma com o code pad da android.
Combinação utilizada: TOCK-TOCK Tock (quase que aposto)
O ser humano caminha para a burrice inteligente. Palas por todos os lados.
Qualquer dia já nem pensam….
Quando vi o Google I/O 2014 apresentaram outra forma do mesmo,
um SmartWatch enparelhado com o tele se estiverem proximos
funciona normal se afastar o tele ja precisa de codigo de desbloqueio.
Assim dara para configurar mais coisas como um alarme
quando esquecer o tele ou mesmo em caso de furto.
Perfiro usar um relogio que um “Tó-Tó-Calante”
Ainda esta semana recebi um cartão de débito que vem substituir o antigo mas que já traz a tecnologia de pagamento por contacto tipo rfid.
Como por norma andamos sempre com o cartão connosco, poderia ser util utilizá-lo para o desbloqueio.
No caso de uma tatuagem, isso será um bom motivo para que se descubra que determinada pessoa tem um equipamento fácil de ser desbloqueado e bastava a um assaltante após o ato, fazê-lo funcionar com essa utilização.
A não ser… Que essa tatuagem pudesse de alguma forma ser invisível ao olho humano e então só através da camera que conseguiria ler essa impressão.
Estás com sorte, pois os cartões bancários RFID usam a tecnologia NFC. Por isso, se tens um smartpone Android com NFC, podes usar o teu cartão para o desbloquear. Procura no Google como desbloquear um smartphone Android por NFC.