Quantcast
PplWare Mobile

Smartwatch ou smartband? Três propostas que deve conhecer

                                    
                                

Autor: Maria Inês Coelho


  1. Carlos says:

    “certificado IP68, podendo ser utilizado em desportos aquáticos. ” Cuidado com estas afirmações, em especial porque no site para onde o link aponta, diz numa imagem “swimproof, water resistance to 3 meters” e “Do not press button undewater, do not flushing hot water, do not use when taking a shower”. O que sugere que o IP68 deles é estar quieto a 3 metros de profundidade, já que a nadar crawl (por exemplo) facilmente se atingem pressões maiores que os 3 metros…

    • Nuno says:

      O problema está com o marketing que é enganoso e não com a certificação. O Ip68 não fornece protecção suficiente para ser usado enquanto nadamos.

      • Daniel says:

        O IP68 nada tem de garantir quanto às condições de uso “excepcionais” como o nadar, tem de garantir quanto a profundidade e tempo de imersão (mais de 1 metro de produndidade – com a profundidade máxima definida pelo fabricante mas geralmente é até 3 metros -, pelo menos 30 minutos).

        Tudo o resto que se lê, pode nadar/não pode nadar, não pode ser àgua quente/pode ser àgua quente, etc., é definido pelo fabricante… pelo que com um equipamento com certificação IP68 pode fazer-se desportos aquáticos e com outro não, embora ambos tenham a mesma certificação. Já para poderem dizer que isso é possível, no contexto da certificação IP68, os equipamentos têm de ser testados a suportar essas condições (i.e. se quando referem o IP68 dizem que pode nadar ou pode tomar banho de imersão em àgua quente, etc., então o equipamento teve de ser testado nessas condições, imerso a mais de 1 metro – até ao limite definido pelo fabricante) de outra forma não podem fazer ambas as afirmações (que é certificado IEC 60529 com rating IPx8 e que pode fazer essas coisas todas).

        Ou seja, nada tem a ver com o IPx8 se oferece protecção para essas actividades por omissão, o rating do segundo dígito só por si só diz respeito a profundidade de imersão, as condições que suporta em conjunto com dizer que é certificado IPx8 para essas condições é que interessa.

        • Daniel says:

          Por curiosidade, há outros standards a ter em conta quanto a natação/desportos aquáticos: ISO 22810:2010, em que define não só profundidade (a ser correcto, pressão) como temperatura, duração, amplitudes térmicas (choques térmicos).

          Daí teres os Samsung Gear Sport cerificado a 5 ATM (pressão equivalente a uma profundidade de 50 metros, 5 atmosferas) segundo o ISO 22810:2010, por exemplo.

        • Nuno says:

          Mais uma vez, a certificação IPx8 não é suficiente para este ser usado enquanto nadamos. É possível um aparelho com certificação IPx8 que aguente enquanto nadamos, mas isso porque este pode ir para além do que a certificação exige. Dou-te um exemplo um relógio com a profundidade permitida de 10m tem a certificação IPx8, um que permita até 100m também é IPx8. Por alguma razão não é esta a certificação usada nos relógios que suportam grandes pressões, porque a IPxx não serve para nada para estes.

          • Daniel says:

            Acabaste por dizer exactamente o que eu escrevi. Sei que é extenso, mas lê antes de responderes…

          • Nuno says:

            Tu é que não percebeste o que eu disse. Lê novamente o meu primeiro comentário, é curto e não demora muito tempo. Eu não disse em parte alguma que aparelhos com IPx8 não davam para ser usados enquanto nadamos, disse sim que a certificação por si própria não garante que este dê para utilizar. Se um aparelho respeitar a certificação à risca não vai dar para usar enquanto nadamos.

  2. Correia says:

    Preciso de um SW com o básico: nano-sim, gps, receba apps, blud pressure (fiável), 2G+16G, por menos de 100 aéreos.

  3. Poet says:

    CF007, se é fiável não sei, mas se queres tudo isso e top 5 em fiabilidade e ultra especificações, então meu amigo, 100 euros é pedir um avião com preço de carro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.