Smartphones, phablets ou tablets, quais os mais desejados?
A evolução dos smartphones tem percorrido um caminho interessante no que toca à evolução do tamanho dos seus ecrãs. Evoluímos da tendência de utilização de um smartphone com um pequeno ecrã, muitas vezes utilizado em conjunto com um tablet, para os smartphones de ecrãs grandes, a que hoje chamamos de phablets, capazes de executar ambas as tarefas atribuídas aos dois equipamentos anteriores.
Será que estes phablets estão mesmo a conquistar o mercado?
As tendências são claras e, este Natal, os phablets foram os dispositivos que maior crescimento tiveram face aos Natais dos dois anos anteriores.
Como phablets podem ser considerados todos os smartphones com um ecrã entre as 5 e as 6,9 polegadas. São aqueles que, para muitos, têm o tamanho ideal para executar as várias tarefas como gerir o e-mail, ler notícias, jogar, tirar umas notas e ainda aquela velha tarefa associada a um telemóvel: efectuar chamadas.
Apesar do tamanho geral deste tipo de equipamentos ainda não ter convencido muita gente, a verdade é que são cada vez mais os utilizadores de smartphones que opta pela compra de um equipamentos com mais do que 5 polegadas.
Onde ficam os tablets no meio desta procura?
Ano após ano, os tablets parecem estar a perder terreno nas preferências dos utilizadores. O que acontece é que um phablet é capaz de cumprir com muitas das tarefas de um tablet e acaba por ser mais fácil de transportar e de utilizar em qualquer lugar.
A procura por phablets aumenta, mas os smartphones mais pequenos ainda são os preferidos
Durante a época de Natal a oferta/compra deste tipo de gadgets é bastante significativa e é perceptível, através do seguinte gráfico, que a procura por phablets aumentou consideravelmente este ano, em relação aos anos anteriores, tendo mesmo sido única categoria analisada que cresceu este Natal.
Ainda assim, os smartphones com ecrã entre as 3,5 e as 4,9 polegadas continuam a ser os que maior expressão têm no mercado, com 54% dos dispositivos activados este Natal, contra 27% dos phablets.
O aumento registado associado aos phablets pode explicar-se facilmente com a oferta que as fabricantes estão a disponibilizar ao mercado. Não há marca que já não inclua no seu portefólio um conjunto de smartphones com mais do que 5 polegadas e com características gerais que atraem mais os utilizadores.
Numa sondagem levada a cabo pelo Pplware no grupo do FacebookPplware @ Hardware, o tamanho de 5 polegadas foi considerados o ideal.
E para si, qual o equipamento mais desejado?
Este artigo tem mais de um ano
Eu ainda prefiro os de tipo concha da motorola.
Procura bem no mercado chinês, eles por lá continuam a achar que os foldables são a melhor cena de sempre e as marcas têm apostado nisso, as mesmas marcas que por cá, Samsung etc.
Não considero o meu moto G2, de 5.0″, um phablet, acho q está ainda no limite. Já o meu anterior, o 1º samsung Note, 5.3″, esse já considero.
Dito isto, para mim, entre 4.0″ e 5.0″, é o ideal. Mais pequeno fica muito pequeno para jogos e internet, maior fica dificil de manusear com 1 mão e de guardar num bolso
Para mim 5′ não é phablet, mas sim dai para cima. É difícil traçar um limiar. Mas há várias marcas com versão 5.0′ e depois versão phablet. Talvez até hajam marcas com 5.1 e depois phablet.
Ha marcas com 5.2 e depois phablet
eu nao considero como nesse estudo apartir de 5″ um phablet, para mim phablets sao apenas smartphones de 5.5″ para cima, agora 5.1/ 5.0 qualquer telemovel tem esse tamanho.
Não considero o meu smart de 5.4 um phablet e sim smartphone
concordo…mas isso tb depende do “design” do telemovel…tens smartphones com 5.5″ do mesmo tamanho de outros com apenas 5.
Concordo, a tendência será o phablet compacto. Praticamente o mesmo tamanho, menos peso, melhor ecrã, melhor bateria, tornando se uma melhore mais valia a navegar na Internet .
Phablet. Aderi aos Phablets em 2014 e agora nem me consigo imaginar com um telemovel “normal”.
Phablets sao muito mais praticos para navegar na net, jogar, para fotografia, e quase tudo o que se faz com um computador.
E andas com uma raquete no bolso 😀
Tenho um P8 Lite e agora tou a desejar gravemente um Meizu Metal.
Eh pá,um Meizu Metal,de 16 GB,custa para cima de 200 e tal euros… 🙂
Vamos ver se sai o iPhone 6c de 4 com as mesmas specs que o 6S para eu ir trocar 😀
Se tivesse dinheiro, um tablet híbrido!
Detesto phablets. O Lumia 630 tem simplesmente o tamanho perfeito!
Amigo a solução:
Alcatel Pixi – Ecrã de 8” e permite fazer chamadas :p
Peço desculpa:
Alcatel Onetouch Pixi 3 8”
https://www.youtube.com/watch?v=miiZ_5wpwgg
Preço consumidor $200 nos EUA…
Se detesto phablets, para que é que quero um tablet para fazer chamadas?
Um tablet híbrido é um tablet para substituir o portátil. Se tivesse dinheiro a escolha seria entre o Surface 3 ou o Surface Pro 4 (core m).
e os tablets que são vendidos é por engano é por serem muito bartos para oferecer como lixo..
Eu não me importava dum com 6″ com o tamanho exterior dos actuais 5.7″ 🙂
De momento tenho um phablet, de 5.5, o Asus Zenfone 2. Mas meramente por oportunidade de negocio. É demasiado grande. Para mim, o ideal será 4, 4.5 no máximo!
Também há o facto de (quase) não haver oferta de smartphones com boas specs em 4″ ou 4,5″.
Claro que os tablets estão a perder terreno. São inúteis. Aliás sempre o foram. Continuo sem ver qualquer utilidade prática num tablet. O smartphone faz tudo o que um tablet faz e é mais pequeno. E não me venham com a produtividade porque para isso usa-se um pc.
Concordo. O único tablet que usaria seria um Surface Pro 3/4 se tivesse dinheiro.
Acho que a malta anda a comprar os phablets, porque as marcas começaram a usar o tamanho como arma de marketing. Ou seja, alem da evolução natural dos equipamentos, os mesmos não tem sido aprensentado nada de novo concretamente.
Assim, passa-se a parecer que se esta na moda e tem-se um equipamento de ultima geração, se tiver um ecrã maior do que a maioria das pessoas.
Resumindo, esta diferença é por causa do markting e do consumismo.
Por isso para mim, um equipamento ate 5″ e mais do que suficiente, e nao mudo de equipamento enquanto o meu funcionar bem… E ja la vao uns 3 anos e esta impecavel!
Para mim o Nexus 6 com o seu écran d 6″
Tem 5,7″ e é uma grande máquina, actualizações a tempo e horas, boa construção e excelente desempenho.
mais do q 4 polegadas, num telemóvel, é estupido. aquilo tem quer dar para usar com uma mão. tudo, tem que se poder fazer tudo com uma mão média. ter algo com mais de 4 polegadas de ecrã só se explica com o facto de algumas empresas não terem tecnologia para fazer os ecrãs mais pequenos. aliás, foi assim que apareceram os telemóveis “grandes”. na altura, eram poucas (1 ou 2) as empresas a conseguir fazer um ecrã de qualidade com um tamanho reduzido.