Smartphones com 24 GB de RAM vão ser a próxima tendência… as razões são questionáveis
Os smartphones com 8 GB, 12 GB e 16 GB, de RAM são os mais comuns, nos vários segmentos. Aliás, há já no mercado smartphones gaming com 18 GB de RAM, foram as outras fabricantes que disponibilizam o recurso de expansão da memória através do armazenamento interno, também para melhorar o desempenho em tarefas que exijam um nível de processamento mais elevado. Mas o futuro está a chegar e vai elevar ainda mais a fasquia até aos 24 GB.
A OPPO, OnePlus e Realme, empresas do mesmo grupo, poderão ser as primeiras a lançar smartphones com 24 GB de RAM. Esta é uma informação a ser explorada pelo leaker Digital Chat Station, que se refere a um grupo "Oga" (que remete para estas três empresas), como aquele que tem vindo a popularizar as grandes capacidades de RAM dos smartphones.
Para dar mais credibilidade a tal ideia, é feita a menção ao ColorOS, sendo esta a interface de utilizador adotada pela OnePlus e OPPO na China. A Realme UI depois também nada mais é que uma versão ligeiramente modificada do Color OS.
Em 2022, o padrão de RAM nos smartphones foi de 12 GB e, segundo o leaker, o padrão vai passar para os 16 GB, sendo o máximo de 24 GB. Mas para que será necessária tal capacidade?
Smartphones com 24 GB de RAM: um exagero ou uma necessidade?
Existem vários benefícios em ter mais RAM, como a capacidade de executar várias tarefas ao mesmo tempo em mais apps, ter mais separadores do navegador abertos, executar apps com recursos mais avançados... entre outras.
Apesar dos smartphones já virem equipados com mais de 8 GB de RAM, a verdade é que esta ainda continua a ser uma capacidade ótima para a maioria dos smartphones de topo, podendo olhar para as outras capacidades como um certo exagero. Nos vários testes de desempenho, as pontuações não variam de forma considerável para os equipamentos com mais RAM.
Por isso, a questão continua a ser pertinente: estamos perante um exagero (uma jogada de marketing) ou será mesmo uma necessidade para quem explora o smartphone de uma forma mais intensiva? A minha opinião tende para a primeira hipótese.
Este artigo tem mais de um ano
É obviamente uma jogada de marketing. Penso que não há grandes dúvidas sobre isso. Tudo que venha depois dos 8gb, é irrelevante. E falo contra mim que tenho um com 16gb, mas certamente não foi por isso que o comprei.
E mesmo assim ficam lentos.
Tenho 128G +8GB+Andr13, antes tinha 64GB+4GB+Andr13, confesso que não noto muita diferença nas apps do dia a dia
Exactamente.
Um SO bem feito com código optimizado requer muito menos RAM. A mim parece-me que as marcas querem juntar o útil ao agradável. Jogam como marketing e desinvestem na optimização do Android nos seus modelos, justificando assim os aumentos de preços e margens de lucro. Outra hipótese é a telemetria em segundo plano aumentar também.
Para mim o processador é muito mais importante, mas um smartphone é um smartphone o final do dia serve para ler emails, organize trabalho nas apps de management da empresa e ver uns vídeos. Isto para além das chamada e sms claro. Não são necessários grandes especificações pra fazer isto.
Eu já desde há umas gerações que não vejo diferenças nas prestações dos meus Samsung, dou uso muito intenso (multimédia, duas apps abertas lado a lado, dex, etc) mas não jogo; talvez os miúdos que usam como consola de jogos notem algo…
nem o 5G é preciso para tudo isso.
Faz sentido se o caminho fr tipo DeX da Samsung ou similares. Já se fala que o Pixel 8 vai ter algo equivalente suspeito que um dos próxias versões de Android vai ter essa facilidade.
Nesse caso um smartphone torna-se num PC quando se chega à secretária com o ecran e o teclado.
1) são marcas chinesas, falamos de 24 GB RAM reais ou virtual? (real 12 ou 16 GB)
2) tenho um S22 Ultra com 12 GB RAM, rara vez vi algo superior a 6.x GB a serem usados. Acredito que em modo DeX e edição de vídeo até se possam usar 10 a 12 GB RAM (entre o editor, SO, várias app na memória sem terem que reiniciar, etc), agora 16 ou 24 GB RAM são irreais
3) há gráficas potentes que ainda andam nos 8 a 12 GB RAM (que é pouco ou muito justo) e estes chineses a irem aos 24 GB num telemóvel… (a ver se são reais, provavelmente virtual ou duma qualidade e velocidade inferiores)
Sempre tive android e digo o mesmo… se a google fizesse com que o OS fosse mais leve, se calhar não precisava nem de 8GB de RAM… mas pronto, como é um sistema “pesado” precisa de muita ram.
A única vantagem que vejo de tanta RAM é usarem-na como ramdrive para tornar o SO (android/ios) mais rápido.
De resto, nem a maioria dos desktops precisa de tanto… (gaming/edição vídeo à parte)
“De resto, nem a maioria dos desktops precisa de tanto… (gaming/edição vídeo à parte).” Muito bem dito.Está correcto.
É uma necessidade, obviamente! Como espiar com eficácia (e quiçá, de forma maliciosamente obfuscada) utilizadores intensivos, sem comprometer o desempenho dos aparelhos? Com 24GB de RAM, é claro!
24 GB de RAM num smartphone ?? Muito provavelmente a média de RAM nos PC’s Desktop por todo o mundo andará por volta dos 16 GB e agora querem ultrapassar esta fasquia em smartphones ?? Ó meu amigo…
O meu só tem 4GB e chega perfeitamente.