Será que as marcas deveriam vender smartphones sem Certificado IP?
Já lhe aconteceu ter um smartphone vendido com certificação IP68, por exemplo, de resistência a água e poeira, o smartphone deixar de funcionar por causa de problemas de humidade e depois a garantia não cobrir? Estas histórias são recorrentes, mas continuamos a ver muitas fabricantes a lançar os seus smartphones e a anunciar tal característica.
Será que não o deviam fazer? Pete Lau, CEO da OnePlus, veio justificar o porquê dos seus mais recentes topos de gama serem resistentes a água e poeiras, mas não os promove com certificação.
Samsung, Huawei, Apple, Xiaomi, são apenas algumas das grandes fabricantes de tecnologia que vendem os seus smartphones de topo (e não só) com algum certificado IP de resistência a água e poeiras.
Ultimamente vemos o certificado IP68 a ser mais comercializado, sendo que este garante uma proteção dos smartphones total contra poeira (relativo ao número 6). Quanto à resistência a água falamos numa imersão contínua de 30 minutos, no máximo até três metros de profundidade (número 8). Na verdade, a profundidade pode depender do fabricante e a maioria define este valor nos 1,5 metros.
O que muitas vezes acontece é que algum dano decorrente de água ou poeiras acaba por não ser considerado para efeitos de garantia, sendo alegada uma má utilização do equipamento. Este é um cenário que provavelmente já foi vivido por algum dos que aqui estão.
Para o consumidor, não seria então melhor que os smartphones não fossem vendidos com a exaltação de tal especificação?
OnePlus 9 Pro tem certificado IP68, mas não é "vendido" com ele
Há alguns anos que se questiona a OnePlus pelo não certificado IP nos seus smartphones. A verdade é que são já vários os modelos certificados com IP68, como os OnePlus 8 Pro e o OnePlus 9 Pro, mas tal não é referido como especificação principal.
Segundo o CEO da empresa há uma forte justificação para tal. Num longo texto partilhado na rede social Weibo, Pete Lau (ou Liu Zuohu) refere explicitamente que o modelo OnePlus 9 Pro tem certificação IP68, de resistência a água e poeiras, algo que aliás se pode ler em nota de rodapé na página do produto.
Isto acontece porque os testes para conseguir o certificado IP são muito específicos e em condições laboratoriais.
Ora, apesar do smartphone ser mais resistente a água e poeiras, a forma como cada pessoa o utiliza poderá comprometer o bom funcionamento do equipamento, uma vez que essa utilização não cumpre os tais requisitos criados em laboratório.
É por isso que considera que, apesar de ser um smartphone certificado não é recomendado que seja publicitado com esse recurso.
Pete Lau refere ainda que existem muitos outros fabricantes que não anunciam qualquer certificação IP, pelo que não haverá cobertura de garantia em danos provocados por líquidos, mas, ainda assim, os seus smartphones estão certificados.
Um outro fator prende-se com o facto de a resistência a água e poeiras ir diminuindo com o tempo, à medida que o próprio dispositivo se vai desgastando.
A classificação do produto é apenas uma descrição da qualidade. Comparado com definições e truques deslumbrantes, na nossa opinião, nada é mais importante do que o produto nas mãos do utilizador e os dados dentro dele
| Referiu Pete Lau
Concorda com esta abordagem da OnePlus?
Este artigo tem mais de um ano
No fundo estão a tentar proteger as duas coisas mais importantes: a sua reputação enquanto empresa e a aumentar os lucros porque se o comprador estragar o smartphone com água ou pó não só não vai querer que a empresa assuma os custos como até existe a possibilidade que compre um novo a essa empresa.
essa história de “a forma como cada pessoa o utiliza poderá comprometer o bom funcionamento do equipamento” é conversa pra boi dormir, de gente que não se compromete com o que faz. tem muita diferença entre uso indevido e produto que não entrega o que promete. se o seu celular não aguenta umidade ou poeira, deixe a marca de vez. e nunca mais olhe para trás.
Problema é que basta cair uma vez ao chão para a certificação não garantir nenhuma proteção.
Deviam associar certificação IP68 a resistência de quedas como MIL-STD-810G, só assim é garantido o IP68.
Excelente comentário.
Zé, eu desde o Samsung S7 Edge uso película protectora ou vidro e uma capa extra slim para proteger. Já me caíram muitas vezes (a par com o S20 Ultra há pouco tempo) e está como novo! (As capas no entanto vão ficando riscadas, amassadas, etc…).
Por isso a solução é simples e tens um smartphone impecável.
Mesmo assim dependerá sempre da força da queda.
Eu não uso capas nem pelo Películas no meu iPhone 12, o mesmo já caiu diversas vezes e mesmo assim já o arrisquei levar para a piscina, mas sei que é só uma questão de sorte, um dia faço isso e pode lixar-se. Já para o mar não arrisco, sei o que água salgada faz, na piscina se o puser em arroz ou no limite abrir e lavar com álcool isopropopilico sei que ainda recupero o iPhone, no mar só mesmo sem capas waterproof só mesmo a go pro porque nunca anda aos trambolhões.
Tive 2 situações com 2 sony xperia e ficaram resolvidos!
Xperia z5 em Abril 2016 deixou entrar água numa filmagem, mandei email, mandei o equipamento e deram-me um novo.
Fevereiro 2020 xperia xz3, entrou água da chuva, mesma situação, Deram-me um novo, demorou 2 semanas por falta de stock veio tudo direitinho.
Pena não ter €€ para um Sony que me satisfaz não trocava de marca.
As marcas não assumem o que publicitam, a Sony a mim 2x assumiu e resolveu.
Também aconteceu com um Sony Xperia Z3 Compact, da minha mulher. Na altura houve grande controvérsia pois a publicidade mostrava que podias mergulhar com o telemóvel e tirar fotografias e vídeos.
Verificou-se depois que era publicidade enganosa e indemnizaram os compradores dos Estados Unidos. Aqui a minha mulher teve sorte; apesar dos selos mostrarem que a água entrou, eles substituiram na mesma sem custos adicionais.
Nem convém o importante é estragar rapidamente para comprar um novo
Já tive de levar telemóveis à garantia com recusas de reparação por danos de água em telemóveis IP 67 e 68 e sempre consegui que os substituíssem em garantia.
Estou preparado para o dia em que alguém me consiga justificar o mau uso que o dono do telemóvel lhe tenha dado que invalide a certificação, mas até lá, acredito que não venha a ser problema…
No meu caso pessoal, IP67 e IP68 são usados como se fossem estanques em mar e piscina e até ver, zero problemas desde 2016…