Raspberry Pi: 4 projectos para criar um Wearable
Temos dado a conhecer aqui no Pplware muitas possibilidades de utilização daquele que é considerado por muitos como o melhor microcomputador: o Raspberry Pi.
Mas e se pudéssemos literalmente usar este computador? Hoje trazemos 4 projectos dedicados a um dos segmentos de mercado em maior expansão: os Wearables.
Com o seu pequeno tamanho e poder de processamento, este pequeno computador do tamanho de um cartão de crédito certamente tem todas as potencialidades de trazer à realidade as mais variadas ideias, mesmo aquelas que incluem usar o próprio computador.
Talvez com o recente lançamento do Raspberry Pi Zero, com o seu tamanho diminuto, consiga mesmo fazer com que algumas destas ideias possam vir a ter uma aplicação em massa.
1# Óculos Raspberry Pi
E se fosse possível ter o display do Raspberry Pi nos óculos, tal como o Google Glass? Bem, para dizer a verdade não é exactamente como o “brinquedo” da Google pois falta uma câmara frontal e o software de realidade aumentada, mas é um conceito bem engraçado.
Talvez seja útil para ver uns filmes numa longa viagem ou até juntando dois destes óculos, uma pequena competição com jogos retro?
2#Computador de bordo para Bicicletas
Fitness trackers como o Fitbit, o Jawbone ou a Xiaomi Mi Band estão cada vez mais na moda. Estes dispositivos registam todo o tipo de informação relacionada com a actividade física tais como a distância percorrida, as calorias queimadas, o batimento cardíaco e até, em alguns casos, a qualidade do nosso sono.
E então porque não usar o Raspberry Pi como fitness tracker ou para ser mais preciso, monitorizar o nosso desempenho de uma viagem de bicicleta?
Foi exactamente isso que fez o maker David Schneider (também anteriormente mencionado neste projecto). Usando um Kindle, um Raspberry Pi e um módulo de GPS e wifi, foi capaz de criar um computador de bordo para a bicicleta que diz a velocidade actual, a distância percorrida, a velocidade média, a mudança actual, o tempo decorrido ou o que falta e ainda permite ter um mapa com a sua localização.
Neste caso o Raspberry Pi está a gerar um website localmente com toda a informação e a transmitir via wifi para o browser do Kindle.
3# Smart Watch Raspberry Pi
Bem, vamos ser realistas, um Raspberry Pi tradicional é demasiado grande para ser um Smart Watch atractivo, mas este pequeno obstáculo não impediu Alex Eames de entrar, mesmo que fosse apenas por brincadeira, no mundo dos “relógios inteligentes” com este projecto.
Neste caso, utilizou um pequeno display fluorescente a vácuo para criar um dispositivo capaz de nos informar a data e hora, a temperatura actual e a probabilidade de ocorrência de precipitação.
4# Armadura do Iron Man
Para finalizar, deixamos um wearable muito especial: a armadura interactiva do famoso herói da Marvel: Iron Man. Como projecto de final de curso, Trevor Greer e alguns amigos engenheiros deram vida ao fato do Iron man usando um Raspberry Pi.
Este pequeno computador é o centro de comando para a animação do fato, permitindo levantar o visor do capacete e mexer os flaps nas costas, iluminar vários componentes acompanhados por efeitos sonoros e ainda responder a comandos de voz do utilizador usando clips dos filmes.
E vocês, têm ideias para implementar o Raspberry Pi num wearable? Partilhem no grupo de facebook os vossos projectos!
Por aqui, não nos importávamos de ter um “pip boy” do jogo Fallout feito com o Raspberry Pi. Algum voluntário?
Este artigo tem mais de um ano
Fantásticas as aplicações de um chip tão pequeno é tão poderoso.