Quantcast
PplWare Mobile

Questão: Concorda com o uso de bodycams pela polícia portuguesa?

                                    
                                

Autor: Marisa Pinto


  1. Marco H. says:

    Sou totalmente a favor para a protecção das pessoas e das forças da autoridade !!!

  2. Grunho says:

    Câmaras para as forças da autoridade ou para o cidadão comum, quantas mais melhor. Transparência nunca é demais. Já agora, há alguma razão para proibir ao cidadão comum o que se permite ao polícia?

  3. Equalizer says:

    Questão: Porque as dashcam’s não são autorizadas e as bodycam’s sim?!

    • Zed says:

      Não são autorizadas?

      • Sérgio says:

        A dashcam em si não é proibida, mas é proibido (penso eu) gravar imagem de pessoas sem o seu consentimento mesmo que estejam na via pública.

        Por exemplo, acho que posso filmar uma igreja e apanhar pessoas no cenário mas não posso filmar diretamente das pessoas que entrem e saem da igreja.

        Pessoalmente acho que se estou num sítio público, não tenho espectativa de privacidade.

        • Mamba says:

          depende do que gravas e da intenção. Se o teu intuito é gravar alguém, então sim. Precisas de consentimento desse alguém.
          Se o teu intuito é gravar a via pública ou o teu percurso, então não. No entanto se quiseres usar a gravação para algo (publicar online, servir de prova, etc.. ) então precisarás sempre do dito consentimento dos envolvidos.

          Claro que na vida real, ninguém te impede de usares uma dashcam, mas será inútil para fins legais (em caso de acidente, por ex).

  4. rm says:

    Concordo com as bodycam, com câmaras nos semáforos, nas ruas, em cada esquina, não tenho problema algum com câmaras. Quem tiver ou não gostar que fique casa.

    • Godlike says:

      Enfim… não mereces a liberdade que tens!

      • David says:

        que liberdade?
        Não sei em que mundo vives!
        A liberdade tem o seu limite! Tal como a democracia tb tem-no seu limite!
        Um exemplo de falta de liberdade e de falsa democracia…
        Educação de um filho! Não faz o que quer até um certo ponto, e em casa quem manda são pais (quando conseguem lidar com os filhos claro) democraticamente o pai ordena… ele faz birra mas azar!
        Uma sociedade é idêntico! Não se consegue agradar a todos uns querem outros não! Vacina covid por exemplo! Discordo com obrigar, mas concordo que se não te vacinares, se ficares doente covid assumes as despesas… tens opção de escolha democraticamente mas de forma autoritária estão a dizer para te vacinares… mas a escolha é tua!
        Quando a vídeo vigilância sou de acordo! Os polícias devem sim andar, tal como as dashcam tb deviam ser obrigatórias e deviam vir já instaladas! Os seguros iriam agradecer e muitas pessoas tb iam agradecer…
        Agora tudo depende de como são implementadas e de como é mantido essa informação…
        O resto, gratuitamente lhes damos… sabem onde fomos, com quem estamos etc etc hoje em dia andamos com smartphones, smartwatches, etc etc etc … só os criminosos andam de Nokia 1100 e nem sabem usar pc para não serem descobertos ou andam com x pc’s para ocultarem a sua localização…
        Na sociedade não se pode dar liberdade total nem fechar tudo na totalidade! A população não saberia viver em total liberdade nem sabe viver em clausura total!
        A tua liberdade termina onde a minha começa! E se a tua liberdade nyerfere com a minha algo não está bem!
        Copo meio cheio ou copo meio vazio? O que faz melhor para o país? Ou que melhores decisões se toma numa casa? Por vezes decidimos pq tem de ser não pq é o melhor para mim!

      • Zé Tuga says:

        mmmmm… engraçado..
        Mas se calhar só filmas a bófia a dar porrada e só pões a parte que te convém nas redes sociais, para fazer barulho;

        Liberdade tem-se pelo respeito das instituições e nunca por aquilo que me dá na mona fazer!

        Só me falta eu querer ser vacinado e aparecer-me à frente um animal a dizer que não me posso vacinar porque vou ficar com 5G!! E Se tiver melhor, porque deixo de gastar na NOS!

        • Grunho says:

          E então? Os espancados que ponham só a parte dos polícias a dar porrada e os polícias que ponham o resto com as câmaras deles. Mais câmaras, mais transparências, melhores chances para a verdade vir ao de cima.

      • Yur-pt says:

        Quem não deve, não teme.

  5. jon@x says:

    CONCORDO! Bem se pode dizer que é o VAR dos cidadãos!!! Ainda temos uma polícia fascizante e não apenas em Portugal. Para bem dos cidadão e da própria polícia, é uma vantagem em comum.

    • David says:

      Exactamente, uma vantagem para ambas as partes!
      Demasiada democracia vira anarquia! Mas ditaduras ninguém as quer!
      Logo só têm de respeitar e as bodycam são muito bem vindas sim em prol de todos nós!
      Eles podem pq é polícia e os vídeos não acabam no YouTube ou nas redes sociais ou onde a maioria as colocaria! Logo não há comparação entre o que eles podem e o que nós podemos!
      As dashcam difere pq nós estamos a gravar algo que nos é que decidimos o que fazer com esse conteúdo… e basta ir ver ao YouTube onde acabam a maioria desses vídeos! Se essas câmeras tivessem uma ligação a um sítio especial, seguradoras ou uma entidade governamental e que eles gerissem os vídeos concordaria tb a 1000%
      Pq nós não sabemos ver o que podemos ou não podemos fazer com as imagens pq o que eu decido/penso é diferente do os outros pensam ou decidem…

  6. jon@x says:

    Concordo contigo!

  7. Tito Portugal says:

    sempre.

  8. Theboice says:

    Só ainda não entendi como é que um polícia vai advinhar a altura certa para a ligar…

    • David says:

      Sempre on! Nau faz sentido de outra forma! Qualidade de gravação nau deve ser 4K no é preciso e a bateria deve de ser 24h

    • PeterJust says:

      e a altura certa para desligar

      • David says:

        Quando pousa para carregar as baterias! De lá e até lá está sempre on! Áudio e imagem!

        • PeterJust says:

          Se leres nesta noticia o texto que está depois da foto diz:
          Contudo, importa salientar que a bodycam não está sempre ligada e apenas deve ser usada quando o agente detete algum sinal de situação grave. Segundo os esclarecimentos “não é uma câmara que esteja sempre a gravar. Não é para o polícia andar na rua com ela ligada. Tem que haver um sinal por parte do agente de que vai começar a gravar”.

  9. Pedro says:

    Sobre o tópico concordo plenamente, é para a segurança de todos.
    (“Qual a sua opinião sobre o novo sistema operativo Windows 11?” É suposto isso estar aí? )

  10. PedroC says:

    Para o bem da segurança de todos, eu sou a favor das bodycams, dashcam (nos carros deveriam ser de serie com caixa negra), camaras em todas as ruas. Prefiro segurança a privacidade. Para privacidade total tenho a minha casa ou Hotel, etc…

    • Godlike says:

      Dá um exemplo na natureza em que qualquer espécie esteja “segura” no sentido definitivo da palavra.

      Não entendes? É a ILUSÃO da “segurança” que fornece o maior controlo… pois só então o “medo” funciona como uma ferramenta de controlo.

      Humanos… Ilusões atrás de ilusões… e proferem suas crenças com tanta convicção!

      • Adeus says:

        Não é ilusão nenhuma. E também é preciso algum controlo nas pessoas. Já que agora acham que liberdade é fazer e dizer o que se quer mesmo que estejam a ser idiotas.

      • David says:

        Que controlo?
        Eu faço as mesmas coisas com ou sem câmeras presentes!
        Mas de certeza que se houver uma câmera presente não vou passar o limite de velocidade ou um semáforo ou quebrar outras regras!
        Somos um país de regras que adora quebrar regras! Enaltecemos quem foge ao fisco, e quem as quebra… para acalmar os ânimos bastava duas coisas! Multas pesadíssimas ou serviço público para o incumprimento das mesmas!
        Os ditos países educados só o são pq as multas chegam a dentro… pq são seres humanos como nós, apenas educados para cumprir regras e respeitar o próximo e as regras… simples!
        Sociedade precisa de regras pois não sabem viver em liberdade total! Veremos!

      • PedroC says:

        Se essas camaras ajudam a apanhar ladroes que assaltam as pessoas na rua ou as lojas, se ajuda a apanhar assassinos, então as ruas não ficam mais seguras?

  11. João says:

    No geral concordo, porque protege as autoridades e protege o cidadão.
    Apenas me preocupa a utilização que poderá ser dada as imagens que não necessárias, embora acredite que essa situação será salvaguardada.
    No fundo é um mal menor que vale a pena.

  12. Frida K says:

    Aqui no Brasil, os Policiais militares do estado de Santa Catarina usam essas body cams por mais de um ano.. Antes, houve uma certa relutância no uso pelo efetivo policial militar, mas, ao passar dos tempos, mostrou-se muito útil, principalmente no que diz respeito à segurança do atendimento de ocorrências que, não só protege os abordados, mas o próprio policial, evitando excessos nas duas partes. Inclusive, numa dessas ocorrências serviu para auxiliar na condenação de um elemento que foi abordado e reagiu com agressões aos policiais. O uso dessas câmeras é tendencia mundial. Logo, seu uso será normalizado bem como o colete à prova de balas e o armamento, fazendo parte do uniforme de trabalho do policial.

  13. SANDOKAN 1513 says:

    Concordo,evidentemente.Quem é pessoa de bem e leva uma vida normal não tem com que se preocupar.Agora outros/as…

  14. PJA says:

    Concordo. E já agora porque não se permite o uso legal por toda a população?

  15. Vasco says:

    O melhor meio de dissipar certas dúvidas, de ajudar a compreender casos complicados, de r direccionar quase em realtime efectivos policiais, de controlar multidões e de dissuadir comportamentos antissociais, vandalismo e crimes contra pessoas e propriedades. Deviam existir em todas as ruas, todas as esquinas, todos os estabelecimentos comerciais, e advogando o direito a privacidade, só as teme quem tem razões para as temer, ou seja quem comete crimes individualmente ou em grupo. Quem leva uma vida limpa e honrada não as receia e até agradece a sua presença.

    • Vasco says:

      E até digo mais: todas as câmaras localizadas em locais públicos deveriam ter o feed disponível para visualização num portal livremente acessível.

  16. JP says:

    Onde é que vão guardar tantos GB de vídeos? A que custo?

    • PeterJust says:

      No Gdrive fica 100€ ano por 2Tb, já vi dinheiro bem mais mal gasto

      • Hélio Musco says:

        E o Google ainda aproveita para atualizar o streetmaps. Win Win.

        • David says:

          A google já faz isso gratuitamente com tudo o que lhes damos…
          Mas quando precisamos consultar algo… vamos pesquisar e encontramos! ou seja … houve alguém que num determinado momento ajudou a Google que posteriormente ajudou milhares de pessoas!
          Só condeno a Google numa coisa, no excesso de publicidade que nos impinge, que é onde eles encaixam milhões para poderem criar ferramentas “gratuitas” para o uso de todo o mundo… nada é gratuito mas perceberam…

  17. PeterJust says:

    O policia é que define quando liga a camara?! Então isto é para proteger o policia e não para proteger o cidadão, quando for para espancar alguém é só desligar, qual é a duvida? Vamos ser sérios, ou está sempre a gravar e quando acontecer algo é possível um juiz consultar, ou então é mais uma parvoíce para gastar dinheiro dos contribuintes em coisas inúteis

    • Mamba says:

      quem disse que não é para estar sempre ligada?

      • PeterJust says:

        Se leres nesta noticia o texto que está depois da foto diz:
        Contudo, importa salientar que a bodycam não está sempre ligada e apenas deve ser usada quando o agente detete algum sinal de situação grave. Segundo os esclarecimentos “não é uma câmara que esteja sempre a gravar. Não é para o polícia andar na rua com ela ligada. Tem que haver um sinal por parte do agente de que vai começar a gravar”.

  18. Ricardo says:

    Só o pessoal de esquerda que gosta de proteger os bandidos é que não aprova isto. isto vai servir acima de tudo para se descobrir as verdades que muitos tentam ocultar para tirar proveito próprio. Os bandidos vão pensar duas as vezes antes de fazerem teatro.

    • David says:

      Esquerda? Se deixassem de olhar para esquerdas e direitas e centros e nortes e sul e olhassem todos para tornar o nosso país um país melhor e sermos um grande exemplo para o resto do mundo… não… vamos discutir…
      Sim as câmeras terão de estar sempre a gravar
      Sim haverá armazenamento para tal, a que custo? O estado cria um espaço para armazenamento dessa informação gerida pelo SIS. Etc etc…
      Se fazem algo façam-no bem feito ou então deixem a bandalheira como está pq para muitos está bom está bandalheira…

    • PeterJust says:

      Para ser burro não é preciso ser de esquerda ou de direita, basta fazer comentários como o teu

      • David says:

        Contudo tb não dá o direito de chamar “burro” a ninguém! Aprender a aceitar o próximo tal como ele é faz parte tb!
        Mostrar outra forma de ver o assunto isso é ser inteligente e mostrar que podemos fazer a diferença!

        • PeterJust says:

          Quem anda a fazer afirmações ignorantes baseadas em propaganda que lhe foi plantada só tem uma definição justa. Vamos ter uma conversa inteligente quando a outra parte lança “factos alternativos”? Viste todos a tentar com o Trump e ninguém conseguiu… até o Biden ter a coragem de lhe chamar palhaço, se não o fizesse era mais um que tinha sido esmagado pela propaganda barata e populismo ignóbil. Infelizmente é a isto a que o mundo chegou e há gente que tem de ser posta no seu devido lugar.

  19. Mamba says:

    a verdadeira pergunta é: porque é que não haveriam de usar, se ninguém tem nada a esconder?
    Resta saber se tornarão públicas as imagens caso sejam necessárias, mas assumimos que sim. (para um tribunal, por ex).

    Depois do que aconteceu com o carro do Cabrita, um gajo fica naquela.

    • David says:

      A situação do carrinho Cabrita, parte culpo todos nós! Imunidades vão até um certo ponto! Não mais do que!
      Nesta situação se fosse clubite estava tudo de pantanas! Se fosse religião uiii! Mas como é isto eles que se entendam! E encolhemos os braços e não fazemos nada!
      Mas sinceramente… tal como essa situação como todos os casos que implicado está senhores do Governo e amigos dos mesmos prescrevem passados 4 anos… e colou no teto! Pq nenhum político é responsabilizado jamais por o que faz de mal contra o país e o povo! E não é correcto!

  20. Pedro Fernandes says:

    Sou totalmente de acordo mas com a condição de estar sempre “On” para proteger ambas as partes, já foi dito de modo a não favorecer só uma das partes envolvidas porque isto da Polícia ligar quando quer não deve ser bem assim.
    Posteriormente deve existir alguém que analise as imagens a ver se não existe conteúdo em falta. Sou a favor que se dê mais força à Polícia mas depois existe sempre uma parte que abusa da autoridade.

    • David says:

      Falar em abusos…
      Todos nós abusamos! Eles da autoridade, nos contra autoridade! Abusamos usando não respeitamos as regras e esperamos ter sorte para não apanharmos um selo! Eles abusam do poder para outros fins ou favorecimentos seguindo outro caminho!
      Dar mais força? A polícia é polícia! Deve defender e colocar ordem! As regras são para cumprir! Ponto! Não estou a ser radical!apenas a ser o que a polícia tem de ser, polícia!
      Vejam os N casos de abuso? Mas vejamos tb os abusos contra um policia! Acima de tudo é humano e tem de levar com tanto que nos nem imaginamos!

  21. wolfama says:

    Apoio.
    Espero que façam streaming “alive”!
    E as forças policiais, tenham umas apps bacanas, para usarmos nos telemóveis.
    Ultimamente não tem aparecido nada interessante.
    Hooray for the BIG BROTHER!

  22. Zé Tuga says:

    Já devia ter sido feito há anos para apanharem o bom e o mau e nunca o que lhes convém!

  23. Tutu says:

    Se a justiça não mudar, não serve de muito

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.