Qnovo desenvolve software de carregamento rápido de baterias
Um dos problemas actuais dos smartphones prende-se essencialmente com a sua autonomia. Para a maioria dos equipamentos é quase impossível dar-lhe uma utilização intensiva e esperar que eles durem um dia inteiro.
Como parece ser difícil aumentar a autonomia destes equipamentos, a solução encontrada pela Qnovo foi atacar o problema de uma forma diferente, pelo lado do carregamento. Para tal, a startup encontra-se a desenvolver um software que permitirá que em apenas 15 minutos um smartphone ganhe uma autonomia para mais 6 horas.
Hoje em dia assiste-se a uma preocupação crescente por parte dos fabricantes de smartphones em incorporar nos seus equipamentos baterias com maior capacidade para que estas sejam capazes de oferecer ao utilizador, pelo menos, um dia de utilização sem a preocupação de colocar em prática alguns cuidados de poupança de bateria, ou até evitar de andar com o carregador atrás.
Ainda assim, este continua a ser um dos problemas da grande maioria dos equipamentos que se encontra disponível no mercado.
Nos últimos tempos surgiram resultados de algumas investigações que poderão servir de base para a melhoria significativa do desempenho e autonomia das baterias de lítio, contudo, na prática, ainda demorarão vários anos até que o utilizador comum possa usufruir deles.
Assim sendo, há que pensar em alternativas e uma delas passa pelo carregamento mais rápido e eficiente, e é nisto que a startup Qnovo está a trabalhar.
A Qnovo desenvolveu e patenteou um software, o QNS, e um Chip, denominado QN200, que medem o nível de carga, temperatura, históricos de recarga e estado das células de uma bateria e, a partir desses resultados, determinam a quantidade ideal de energia que deve ser fornecida à bateria para que esta carregue.
A carga será feita através de "pacotes", ou seja, em vez do smartphone estar a carregar através de uma corrente constante, são enviadas pequenas cargas e, a cada envio, é verificado o estado da bateria, optimizando cada uma das seguintes cargas.
Graças a este processo, que já está a ser testado na prática, o tempo de carga da bateria é reduzido até 50%. Além do mais, o tempo de vida útil de uma bateria irá ser prolongada, já que as células não vão estar constantemente a receber energia a mais do que é realmente necessário.
No próximo vídeo, é visível o carregamento de dois smartphones iguais, mas um com a tecnologia da Qnovo integrada a auxiliar o carregamento e outro sem ela. Veja os resultados:
Através dos testes desenvolvidos, a Qnovo mostra que enquanto um carregamento convencional de 15 minutos oferece ao utilizador apenas 2 horas adicionais de autonomia, através da utilização do carregamento rápido Qnovo, em 15 minutos a bateria ganha 6 horas de utilização adicional, o que é sem dúvida um resultado muito interessante para o utilizador.
Outra informação adicional importante, é que para usufruir deste modo de carregamento, o smartphone não necessita do chip QN200. Apenas com o software, o carregamento já irá ser melhorado substancialmente.
Ainda sem uma data para o lançamento deste software, a Qnovo aponta o início do próximo ano como um objectivo para que qualquer utilizador de smartphones ou outro dispositivo móvel possa ter à sua disposição esta tecnologia.
Este artigo tem mais de um ano
Será que estes carregamentos acelerados não provocarão um maior desgaste à bateria?
Eu queria era que eles desenvolvessem o descarregamento lento… xD
Ahahaha mesmo, ou que pelo menos arranjassem forma de evitar o desgaste das baterias
Possuo um smartphone oppo find 7a, com carregador de 4.5 amperes, 5 minutos de carga da-me para 2horas de chamadas e carrega 75% da bateria em 30 minutos