O Pplware já testou o novo Mavic Pro da DJI
Tal como no restante mundo da tecnologia, a área dos drones está constantemente a ser brindada com novidades, sempre melhores e com especificações mais avançadas.
A DJI, marca que tem uma posição forte no mercado, lançou recentemente o Mavic Pro, um drone que quer revolucionar o mercado. O Pplware teve já contacto com este excelente drone e por isso vamos conhecê-lo.
O Mavic Pro quer ser o primeiro drone da DJI a ser desenhado de forma a poder ser levado para qualquer lado “num bolso”. Embora o tamanho tenha sido reduzido, não quer dizer que o seu desempenho tenha sido comprometido. Atinge o alcance de 7 km e tem autonomia para cerca de 27 minutos de utilização. Além disso, está equipado com um sistema de navegação visual e uma câmara de 12 MP que grava em 4K a 30 fps e FHD a 96 fps, com foco automático, a uma distância mínima de apenas 0,5 m.
Este pequeno super drone está equipado com um sistema FlightAutonomy, uma tecnologia que, através do uso de cinco câmaras, GPS e GLONASS, um sistema de ultra sons, vários sensores e um processador de 24 cores, permite ao Mavic Pro ter um cérebro e alguma independência nas diversas operações. Com este sistema, o Mavic Pro consegue posicionar, navegar e planear rotas, evitando diversos obstáculos nos mais variados ambientes.
A experiência de utilização do Mavic Pro
A DJI dotou este seu novo drone de características que para qualquer um podem ser consideradas únicas, mesmo para os mais experientes e habituados a voar. Com uma sensibilidade de controlo única, cuja precisão pode ser configurada mediante as necessidades do piloto, é simples de conduzir e garante horas de diversão. Os controlos são precisos e muito sensíveis, mas sem que isso atrapalhe a experiência de voo.
Depois de conhecer todos os modos que o Mavic Pro oferece, fica difícil escolher aquele que podemos classificar como o melhor. Podemos simplesmente ordenar ao Mavic Pro que nos siga ou que nos fixe, filmando assim os nossos movimentos sem que nos atrapalhe.
A sua câmara garante uma excelente qualidade de imagem, seja em vídeo ou em fotografia. Com um simples movimento das mãos podemos dar a ordem de captura de imagem.
O comando é também uma peça única e que pode ser usado em conjunto com o smartphone. Caso a escolha seja a segunda opção temos uma consola onde podemos controlar todos os detalhes e todas as funcionalidades, desde o simples aterrar no ponto de partida até à câmara do Mavic Pro.
Claro que os modos de protecção estão presentes para evitar que todos os iniciados neste mundo possam proteger o seu investimento e a integridade do seu drone. Para isso conta com 4 câmaras adicionais e com 2 sensores ultra sons.
Algo que "assusta" o utilizador é o seu preço. 1199 euros é elevado, mas que no caso do Mavic Pro acabam por se compreender, dada a sua usabilidade e funcionalidades.
O Mavic Pro estará disponível na Europa ao preço de cerca de 1199 euros e inclui o controlo remoto. Adicionalmente, poderá adquirir por 99 euros cada bateria extra. A empresa disponibiliza também um pacote Mavic Pro Fly More Combo, que inclui o drone Mavic Pro, duas baterias extra, hélices extra, um carregador extra, um adaptador, a bolsa e o carregador de automóvel por 1499 euros.
Este é um drone que mostra que este mercado está a crescer e a apresentar propostas cada vez melhores e com mais funcionalidades. A DJI acertou em cheio quando criou o Mavic Pro e a concorrência terá que melhorar muito as suas ofertas para o conseguir superar.
Este artigo tem mais de um ano
13km? A serio? Uns 7…ainda acreditava…
Nem 7.
acho o drone muito pequeno e muito leve.
Era importante termos informação sobre o funcionamento de gimbals e estabilização de imagem cconseguida .
No fundo é isso q conta.
Segundo informações oficiais são 7 Kms.
Sim, são 7km, mas só nos EUA (FCC compliant). Na Europa (CE compliant), são 4km de distância máxima (e em condições óptimas sem interferências). O que não deixa de ser muito bom…
É um drone com a toda a tecnologia do seu antecessor, o Phantom 4, e mais algumas specs novas. A portabilidade faz dele um sério candidato a sucesso, embora possa perder ligeiramente em estabilidade e qualidade de imagem quanto ao P4.
De qualquer forma, não é um brinquedo caro, e quem o quiser comprar, deveria informar-se primeiro das regras já existentes para voar com este tipo de UAV’s (Unmaned Aerial vehicle). Sim, já existem regras.. 🙂
Olá Bruno,
Podes indicar-me onde me posso informar sobre as regras/leis actuais em Portugal?
Claro. Actualmente, mesmo sem a nova legislação em vigor, há regras em vigor à mesma… Os voos requerem a solicitação de autorizações à ANAC (Autoridade Nacional de Aviação Civil), à NAV (para emissão de NOTAM) e à AAN (Autoridade Aeronáutica Nacional), por esta ordem. Para além disso, consoante o “assunto” a filmar, pode ser necessário autorização do proprietário/entidade competente (monumentos, locais privados, praias, etc…).
Muitas pessoas desconhecem, mas voar com um drone destes requer alguns procedimentos, de forma a garantir a segurança do restante espaço aéreo, a segurança dos edifícios e a segurança dos cidadãos.
Aqui neste tópico deste fórum, tem todas as informações necessárias de forma resumida.
O tópico referido:
http://fpvportugal.com/forum/viewtopic.php?f=9&t=4133
Obrigado pelo link.
Ao contrário do que se pensa, quem usa drones profissionalmente quer legislação e não o caos. 🙂
No entanto as “regras” que estão no link são simplesmente patéticas.
Primeiro que tudo o que vincula consequentemente o uso de drones são Leis e não “regras”. E não existem leis. Hoje.
Depois não dá para levar a sério “regras” como por exemplo ter que se enviar pedidos por correio (CTT), quando por vezes surge a necessidade de filmar um local em horas ou de um dia para o outro ; pedir a câmaras para filmar monumentos (mas no chão já não é preciso pedir, toda a gente filma e fotografa), etc.
Enfim, o portugalito burocrático de sempre.
Resta rezar para que quem usa os drones use também o bom senso.
Sim Rui, essas “regras” estão definidas por Regulamentos e Circulares Técnicas da ANAC e da AAN… mas são válidas… e julgo que baseadas em alguma legislação mais antiga…
E concordo que todo o processo de pedidos de autorização deveria ser mais célere e desburocratizado… Mas a nova legislação já deverá definir melhor todo o processo (se o complica ou facilita, isso já será outra história… ).
http://www.voanaboa.pt/
E como é que são aplicados os limites?
Certamente a DJI não configura drone a drone para aplicar o limite de distância.
Só se fôr através do GPS…
Sim, quando se liga o aparelho, a localização GPS define automaticamente a potência do transmissor… maior nos EUA (FCC) e menor na Europa…logo, maior distância vs menos distância.
Tem noção de qual será o melhor drone, entre o Mavic Pro e o Phantom 4?
Para quando estará disponível em Portugal?
Exprimentei um e lado a lado com um Phantom 3, perde em termos de estabilidade. será por ser muito levezinho.
Casey Neistat!
Já perdeu o dele :O
já encomendei. Já não é o primeiro drone q uso mas de outras marcas e por testes q vi e foram vários não entendo como dizem ter menos estabilidade q o phantom 4. Em nenhum teste vi isso independentemente do tamanho
A bateria durou os 27 min?
Ainda não sei só o recebo a partir de 15 de outubro. Mas pelos testes q vi em vários sítios dura aproximadamente isso. Menos 1 ou 2 min maximo
Leis e autorizações em Portugal para filmar monumentos e afins,se pagar pode filmar, se não pagar não pode…! O pai já vai, já encomendei e vai ser um show do caraças e leis… ”Não sei de nada sr. Guarda!” e continua a brincadeira e até o deixo comandar um pouco para viver a experiência de ter na mão um brinquedo destes e com sorte ainda ganho umas massas a filmar o casamento da filha um dia destes…
https://www.youtube.com/watch?v=semSRD-mQ9U
Depois de ver este vídeo(desculpem não sei se é permitido), não há dúvidas entre a escolha! De estabilidade, acho que não há muita diferença em relação ao Phantom 4, tendo em conta que é mais pequeno e leve e não possui gimbal! Em compensação a qualidade de imagem em ambientes de pouca luz, o Mavic parece bastante superior como podem confirmar no vídeo!
Alcance 7Km(Mavic) VS 5Km(Phantom 4). Mavic tem a opção “Precision Landing”.
Tinha pensado, há uns meses atrás, investir no Xiaomi Mi Drone(4K), no entanto esta é a estreia da marca no mundo dos drones, o que poderá ser um risco, como se tem comprovado pelos relatos de quedas repentinas! Já por isso a comercialização da versão 4K tem sido adiada! De qualquer forma vou aguardar mais uns meses, primeiro que tudo para verificar se o preço fica mais em conta, e vou aguardar também pelo lançamento do Yi Erida que também promete ser uma boa aposta.
Em relação a leis, estou como o Sérgio Silva, neste país tudo se compra infelizmente!