Lumir K: a lâmpada LED que funciona com óleo de cozinha
A tecnologia está disponível, os conceitos estão disponíveis, agora é criar e puxar pela imaginação. Assim nasceu a Lumir K, uma lâmpada LED alimentada por óleo de cozinha que converte a energia térmica do óleo de cozinha em eletricidade.
A lâmpada é equivalente a 100 velas. O óleo de cozinha torna-se uma fonte de energia para a sua iluminação.
Óleo de cozinha que alimenta a luz LED
Esta é a "evolução cientifica" de uma técnica milenar que deu origem à vela de azeite. Reza a história que após o colapso do império romano, as trocas comerciais produziram o azeite. Este é o combustível mais comum para lâmpadas de óleo.
Lumir K é uma lâmpada LED pode funcionar durante um mês com 1 litro de óleo de cozinha usado ou não utilizado. Desta forma, a tecnologia deste dispositivo converte a energia térmica do óleo de cozinha em eletricidade.
Qualquer óleo garante luz
Portanto, o dispositivo permite usar todos os tipos de óleo, azeite, girassol... etc. Não importa o tipo de óleo de cozinha.
Além de consumir um produto barato, o Lumir K irá consumir apenas 5 ml de óleo durante 1 hora de luz. De referir também que o utilizador pode tirar partido do Lumir K durante 1 mês com 1 litro de óleo. O tanque para o óleo tem uma capacidade de 140 ml.
Sistema barato, acessível a todos e amigo do ambiente
Há várias vantagens que podemos encontrar neste sistema. Por exemplo, o óleo de cozinha é barato e fácil de chegar a qualquer lugar do mundo. Isto torna o Lumir K numa solução fácil, acessível e sustentável para quem precisa de eletricidade e vive num lugar sem acesso à eletricidade.
Enquanto uns enviam satélites para o espaço com a intenção de fazer uma rede mundial de distribuição de internet, outros ainda não têm uma fonte de alimentação confiável de energia.
Assim, este pequeno dispositivo pode ajudar muitas pessoas, pelo menos durante a sua vida útil que é de 10 anos.
Mas haverá ainda espaço para este gadget?
Atualmente, cerca de 1200 milhões de pessoas não têm acesso à eletricidade. Dessa forma, a grande maioria depende de lâmpadas de querosene, que são prejudiciais à saúde e ao meio ambiente.
O Lumir K fornece 4 vezes mais luz do que as lâmpadas de querosene, além de consumir 80% menos combustível em comparação com as lâmpadas de querosene. Também reduz as emissões de carbono em 90%.
Com efeito, este projeto procura atualmente financiamento coletivo através de uma campanha no indiegogo.com
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: Lumir K
Fonte: Lumir K
Espera aí… estão a dizer-me que acendem uma vela para produzir luz??
Tipo uma lamparina… mas sem a parte eléctrica?!
Sim. Posso ajudar a explicar.
Numa vela a maior parte da energia é desperdiçada em calor.
Com este sistema essa grande parte da energia térmica que era desperdiçada na vela é usada agora para alimentar a iluminação led.
Um sistema bastante interessante.
A chama continua lá! E não percebo como é que se alimenta o led… parece mais uma reinvenção da roda!
Parabéns curti muito! Sucesso!