Lomography apresenta a peculiar objetiva Petzval 55 mm Art Lens f/1,7
É a primeira objetiva da Lomography a ser concebida de raiz para câmaras mirrorless full-frame. Chama-se Petzval 55 mm f/1,7 e integra a linha de Art Lens desta empresa. Ao mesmo tempo, é uma nova curiosidade que pretende cativar o interesse não só dos fotógrafos, mas também dos videógrafos contemporâneos.
Afirma-se como uma ferramenta de trabalho para o criativo moderno, mas inspira-se no passado.
Trata-se, em primeiro lugar, de uma objetiva compatível com os sistemas Sony - E, Canon RF e Nikon Z desde o primeiro momento. Já os seus principais destaques são o anel dedicado para o controlo da intensidade do bokeh (efeito do desfoque de fundo). Temos ainda um sistema de abertura duplo com as lâminas variáveis.
A nova Petzval 55 mm f/1,7 da Lomography
Escusado será dizer que esta não é uma objetiva qualquer, enquadrando-se num nicho específico de mercado. Há, além disso, uma construção em metal, com acabamento em latão (dourado), preto (brilhante) ou em preto (fosco). É, ao mesmo tempo, uma objetiva que cativa o olhar, mas exige alguma atenção.
A nova objetiva , 55 mm f/1,7, é a terceira da linha Petzval que recupera um design do século XIX, adaptando-o aos tempos modernos, para câmaras digitais. Desse modo, temos uma objetiva completamente manual, em que não só a focagem, mas também a abertura são definidas exclusivamente pelo utilizador final.
A objetiva destaca-se por ter dois sistemas para controlar a abertura focal. O primeiro, convencional, utiliza um diagrama com 8 lâminas ou elementos. O segundo, utiliza as placas metálicas vistas acima, cada qual com uma abertura focal distinta e com as mais variadas formas e feitios, algo que a pode tornar extremamente divertida.
O "segredo" está no desfoque - bokeh controlável
A possibilidade de atribuir diferentes formas aos elementos fora de foco, especialmente os pontos de luz, pode tornar a Petzval 55 mm f/1,7 MK II ideal para fotos de bebés, casamentos, ou simplesmente para criar um visual completamente distinto. Ao mesmo tempo, temos o desfoque natural das objetivas Petzval, radial.
Acima podemos ver dois exemplos disso mesmo que evidenciam o seu ponto forte e, ao mesmo tempo, uma da limitações. Com efeito, temos um ponto focal central, pelo que o objeto deverá estar sempre ao centro. Além disso, nesta Petzval 55 mm f/1,7 MK II da Lomography, a intensidade do efeito radial é controlável (1 a 7).
A nova objetiva marca também o primeiro lançamento da Lomography focado no vídeo e nos videógrafos. Já para quem conhecer a empresa, saberá que a sua primeira objetiva Petzval foi lançada em 2013. Aliás, foi uma campanha de sucesso no Kickstarter que trouxe uma objetiva de outrora, preparada para a era digital.
O efeito "Petzval", agora também para vídeo
Ainda que esteja apenas disponível nas versões mais caras, em latão, poderá alterar a abertura manualmente, de forma suave. Algo que torna a objetiva mais atraente para quem quiser dar o look Petzval aos seus vídeos. Já em seguida podemos ver um exemplo disso mesmo com o vídeo de apresentação.
Cumpre salientar que a Petzval 55 mm f/1,7 MK II da Lomography está disponível em três acabamentos principais. O mais caro, 499 euros na loja oficial, em latão com brilho em preto. Já por 449 euros temos o acabamento dourado, em latão. Estes são os dois acabamentos com controlo gradual e suave da abertura.
Destacamos ainda a sua abertura máxima de f/1,7 até f/22. Na sua caixa e Kit estão incluídas 4 lâminas para controlo da abertura com efeitos artísticos. Temos ainda a tampa frontal (metálica), além da tampa traseira (plástico). Contamos ainda com um pano de microfibra, bem como um manual de instruções e história.
Por fim, temos o acabamento / construção em alumínio (preto mate) por 399 euros. O produto começará a ser expedido entre os meses de julho e agosto de 2019.
Um novo brinquedo ou boa adição a um kit profissional?
Este artigo tem mais de um ano