JooJoo – Será este um iPad killer?
É certo que 2010 vai ser o ano das tablets. Começou e continua o hype em volta do iPad, expecta-se com ansiedade os Tablets com Windows 7 e os tablets com Android OS. Aparecem neste momento como cogumelos e são apresentados num vasto leque de opções e estruturas... há para todos os gostos e feitios.
Obviamente e não fugindo à tradição, serão iPad Killers... pois claro, o problema até ao momento é que nenhum apresentou ainda a qualidade que se destaque e que aponte uma verdadeira e alternativa ao slate da Apple.
Foi sugerido o destaque ao JooJoo, uma tablet da Fusion Garage.
JooJoo, uma tablet que se tem comparado ao iPad, apresenta algumas características interessantes que faltam no iPad. Mas vamos iniciar descrevendo o percurso atribulado desta tablet. A sua história remonta a 2008 e, que pelas piores razões, saltou logo para a ribalta.
História
A História do JooJoo é bastante atribulada. Tudo começou em 2008, quando o blog TechCrunch lançou o desafio: Criar uma tablet super simples por $200. Avançaram com o projecto e depois de alguns protótipos começaram a trabalhar com a Fusion Garage. O Crunchpad (nome dado pela techcrunch ao projecto) tinha pernas para andar e bastantes apoios financeiros. Mas o problema veio quando o sucesso estava já eminente. A ganancia veio ao de cima e a Fusion Garage enviou um e-mail a dizer que a equipa da techcrunch já não fazia parte do projecto. Ao que parece a Fusion Garage desistiu do Crunchpad e começou a construir o joojoo. O JooJoo é nem mais nem menos que um CrunhPad com um nome diferente. Embora a Fusion Garage afirme que a equipa da techcrunch não teve qualquer intervenção no projecto. Depois ainda apareceu uma acção judicial contra a Fusion Garage mas que acho que nunca andou para a frente. Depois disto tudo o Crunchpad passou a JooJoo e a tablet de $200 passou a custar $500.
Não quer isto dizer que o JooJoo é um produto sujo ou mal acabado. Bem pelo contrário. O JooJoo é um excelente produto e merece destaque. Mas agora que já sabemos a história atribulada do JooJoo, falemos então das suas características.
Caracteristicas
- Tamanho:
- Comprimento: 32cm;
- Largura: 20cm;
- Espessura: 2cm;
- Peso: 1.1Kg;
- Ecrã: Ecrã capacitivo de 12.1 polegadas;
- Resolução: 1366x768 px;
- Ratio: 16:9;
- Bluethooth + WiFi;
- Capacidade: 4GB de memória interna;
- Autonomia: 5 horas com o WiFi ligado;
- Câmara para vídeo-conferência;
- Acelerómetro;
- Slot para cartões micro-sd;
- Sistema Operativo: Browser based com kernel linux.
O JooJoo é uma tablet para navegar na internet e como tal não pode ser vista (a meu ver) como um substituto de um netbook.
Será um gadget para ler o mail, navegar, ler o jornal ou revista de forma mais elaborada, perfeito para fazermos uso dele no sofá. Alimentar as nossas redes sociais, ver uns vídeos, umas fotos e apresentar com estilo alguns conteúdos multimédia. Mais nada.
Bom, se o limitarmos a estas tarefas, as tais populares tarefas do utilizador trivial, comum, então pelo mesmo preço temos um iPad. Onde podemos ler uns ebooks, escrever umas coisas e correr aplicações para todos os gostos devido à enorme "store" de aplicações e conteúdos.
Claro, o JooJoo e outro qualquer não conseguem para já... pelo menos num futuro próximo ombrear com a Apple e além disso o JooJoo complica mais essa tarefa pois tem um Sistema Operativo browser-based.
Por outro lado temos um JooJoo multimédia, onde podemos ver vídeos em alta definição e num ecrã widescreen, podemos ver todos os sites em flash que quisermos sem preocupações e ainda temos o bónus da câmara frontal para as vídeo-conferências.
Este é o JooJoo, que certamente fará as delicias de alguns utilizadores e que, quanto a mim, é uma tablet a ter em conta mais lá para a frente, numa versão melhorada, tem um excelente design. Apesar de limitado em termos de hardware, tudo aquilo que tem de fazer faz com uma velocidade incrível.
É portanto uma tablet a ter em conta na altura de escolher.
Homepage: JooJoo
Este artigo tem mais de um ano
Pelos vídeos, não me pareceu muito sensível ao toque e parece ter uns breaks
Reparei nisso também… acho isso falhas muito incomodativas
Pois, mas habituem-se porque a tecnologia que permite um toque conforme vemos nos produtos Apple está patenteada, pela Apple.
Há outras, sim é verdade, existem várias tecnologias, mas como tenho dito, a Apple já vai longe pois encontrou o filão primeiro. A sua mais valia é sem dúvida o multi-toque, que é um espectáculo comparado com a restante oferta de mercado.
É esse o grande entrave, não é o sistema operativo, pois isso será o mais simples de contornar, é mesmo a tecnologia do toque e do multi-toque.
Exacto.
Foi logo a primeira coisa que reparei! Parece-me de qualidade duvidosa.
A sensibilidade nota-se que é muito boa no inicio do vídeo.
Parece-me ser mais problema de software…
Se tu o dizes…
O joojoo não é algo que eu investiria dinheiro, é web based e apesar de se encontrar “sistemas operativos” online que aumentam a variedade de funcionalidades do produto, em casos de falta de Internet não me parece um bom investimento, também não li nade sobre ter 3g o que diminui a área de utilização. Também não investia no ipad devido as limitações que tem e problemas de temperatura, wireless, etc. Em uma 2ª ou 3ª geração quando os produtos estiverem mais evoluídos e ultrapassarem os problemas iniciais sou capaz de investir num tablet, mas prefiro algo tipo Microsoft courier com 2 ecrãs permitindo usa-lo como portátil(teclado num ecrã e janelas no outro) e permitindo ficar em “pé” sozinho, etc.
Pelas informações que obtive o tablet HP parece que pode fazer concorrência.
LOL que titulo.
Mas ha alguma coisa para matar?
O Tegra 2 sim, é que me parece dar uma ratada aos outros dois tablets que mais se destacam, o iPad e JooJoo:
http://www.engadget.com/2010/04/06/icds-tegra-2-powered-gemini-is-the-most-feature-complete-tablet/
Aaa hoje é o Tegra 2? Não tenhas problemas, este foi para “te picar”.
Mas vais andar e rodopiar acabando sempre virado para o mesmo lado… espera para veres, vem mais a caminho 😉
😛
o pplware nao desilude. encontro neste artigo os melhores videos e a review mais resumida que por aí tenho lido. 🙂
Já perdi a conta aos dispositivos apontados como muito superiores ao iPad desde que este foi anunciado. Nenhum deles convenceu, assim como para nenhum deles vi uma apresentação “oficial” até agora.
Este tipo de tablets, se realmente querem vingar ao lado do iPad (porque para substituir, pelo menos num futuro próximo, não estou a ver), têm que evoluir muito. Onde podiam começar era no preço: um tablet até 200$/€, simples e rápido/com fluidez, mesmo sem as apps da app store da apple, tinha boas hipóteses no mercado. Se continuarem a mostrar estes “iPad killers” com preços equivalentes ao do iPad…não me parece que tenham futuro…
Pois, há muitos aparelhos que se dizem killers do iphone e agora do ipad.
Não matam, ok, mas moiem.
Ao ler as características fique impressionado com o Gemini, o facto de fazer chamadas é que nunca pensei ver tão cedo num tablet, no geral está melhor que os outro e a possibilidade de trocar a bateria aumenta muito a portabilidade. Fica por saber o preço.
Tens também aqui o HP – http://forum.pplware.com/showthread.php?tid=5601
Eu acho é que o JooJoo ainda vai dar asneira e os prejudicados vão ser os clientes (como sempre! 🙁 ),porque segundo a lei a Fusion Garage pode (e deve) ser acusada de copia ilegal, alteraçlão dos registos do produto e afastamento ilegal da empresa.
Boas,
O JooJoo é mesmo muito fraquinho de interface gráfica, não se compara com o iPad, de resto, ainda vai demorar muito tempo até aparecer um Tablet que apresente a mesma qualidade na interface.
A última coisa que li acerca do processo entre a Techcrunch e a Fusion é que o mesmo ainda está a decorrer em tribunal e destina-se a impedir as vendas do JooJoo, mas o certo é que o JooJoo já está a venda, um golpe a la Steve Jobs e Bill Gates :-).
Cumprimentos.
De iPad killer está muito longe, na minha opinião. Talvez seja uma alternativa ao iPad, isso talvez o possa ser, mas apenas se o preço for próximo dos 200~300$.
Quanto a vantagens, as únicas que vejo são mesmo o flash e a câmara. Desvantagens…muitas ainda, que talvez possam ser corrigidas em versões posteriores.
Como disse, para iPad killer tem muito que caminhar. Para alternativa ao iPad, tem que baixar o preço para volta dos 200$, porque a 500$ o iPad é muito superior!
JooJoo shmoojoo. Se houver algum destes tablets que pode “competir” com o ipad será o HP.
http://www.iclarified.com/entry/index.php?enid=8678
Ao que parece, nem é nem será ipad killer, as vendas deste menino estão a ser muito baixas mesmo
Caro João & restante equipa pplware,
Gostei da review, e é fantástico continuarem a apresentar estas alternativas, mas achei que foram aqui um pouco imparciais.
“Obviamente e não fugindo à tradição, serão iPad Killers… pois claro, o problema até ao momento é que nenhum apresentou ainda a qualidade que se destaque e que aponte uma verdadeira e alternativa ao slate da Apple.”
Fica este pequeno reparo, para que possam continuar a apresentar artigos de grande qualidade 😀
Eu não percebo como o iPad pode ser superior em muita coisa, só se for no marketing, além do toque que pelos vistos não há melhor.
De resto, o facto de não ter multitask por exemplo, para mim é bem mais importante do que o toque ser melhor.
Talvez só eu pense assim mas eu achava interessante um tablet para ouvir música e navegar ao mesmo tempo, ou ouvir música e estar a jogar um jogo,ou estar a ver um vídeo e a fazer o download de qualquer coisa etc…
Mas pronto, se o mais importante é ter o melhor toque, o mais importante é ter uma interface mais bonita ok, então não há concorrência.
Para mim a Apple tem ganho é no markting pois a razão de vender mais é o facto de com tanta publicidade conseguir ofuscar os concorrentes, porque tenho a certeza que se a Apple tivesse este marketing e um produto igual ao da HP por exemplo, vendia exactamente o mesmo, a diferença é que os fanboys podiam justificar com factos porque compraram aquele aparelho…
Acho que estás a confundir marketing (publicidade paga) com “hype” (onda de opiniões favoráveis nos meios de comunicação social e na blogosfera). Há quem diga que a Apple sabe manipular os principais factores do “hype” – os blogues americanos de referência.
Mas nesta coisa da electrónica de consumo, pode-se enganar 10 pessoas, 100 pessoas até 1000. A Apple vende iPhones na casa dos milhões e vendeu 300.000 iPads no primeiro dia. Estão todos enganados ?
Não, os produtos Apple, apesar dos defeitos têm elevado design e qualidade (não conheço o iPad, mas conheço bem o iPod Touch e o iPhone).
Só quando os produtos da concorrência tiverem uma relação qualidade/preço melhor vendem mais que a Apple. Acho que é o caminho que leva o Android (não o Nexus One). Ficamos todos a ganhar.
“A Apple vende iPhones na casa dos milhões e vendeu 300.000 iPads no primeiro dia. Estão todos enganados ?”
Pelos vistos a coisa nao correu muito bem porque tambem andam a ser devolvidos. Até porque ninguem tinha mexido com um por isso nunca iam saber ao certo o que estavam a comprar. Sim, muitos foram “enganados” 😉
O “toque” não é importante? Depois de 10 minutos a ter que tocar 2 ou 3 vezes para executar uma função entrava em desespero..é isso que acontece nos vídeos. Raramente o responde à primeira. Isso é de longe mais importante que multitasking.. e o tal “toque” no iPad é de muuuuito longe melhor que neste… Ele faz as coisas quando queres que faça, ou quando o mandas fazer. Não precisas de repetir a “ordem”…
Só pelo nome já nao me apetece comprar…JooJoo wth?!
é mesmo isto que eu digo
neste link que deram aqui tem algumas comparações objectivas (sim eu sei que a velocidade do processador pode ser enganadora e há coisas que não estão quantificadas nestas tabelas mas…)
e é fácil de perceber as muitas lacunas do ipad em relação aos outros, sinceramente não percebo como (no pplware) continuam a insistir que o ipad é muito superior.
cada vez mais penso que a vossa “opinião” é muito parcial
torna a ler com atenção os comments.
Viste os vídeos apresentados no artigo? Já viste os vídeos do iPad? Para mim a fluidez chega para o iPad deixar este a milhas… Quando as diferenças são tão notórias..quero lá saber dos GHz…
É destas coisas.
O preço do Joojoo foi subindo até ficar perto do do iPad.
A data de lançamento foi sucessivamente adiada e acabou por ser dois ou três dias antes da do iPad.
Depois queriam que o Joojoo tivesse “hype” ? Como ?
Da última vez que tive notícias, na data do lançamento, tinha 150 encomendas, mas já havia desistências.
R.I.P.
Concorrência é sempre bom e bem vinda,
mas o JooJoo ou “Yo-Yo” não é hip-hop para o iPad…
Round perdido. Next! 😆
Ps. Este é um bom exemplo que estes dispositivos não podem nem devem ser 16:9.
Na vertial, ficam estreitos e compridos,
e na horizontal ficam largos e baixos…
Para tablets e slates, tem que haver meio termo, o mesmo “aspect ratio” que uma folha A4.
Os slate pc’s são fracos…obseletos…ergonomia nem vela…
3 sites a correr num ipad que não foram preparados para ele devem fazer o bicho crashar, por causa da memória que tem.
A internet não está feita para estes obseletos.
Claro eu tenho um e já o testei exaustivamente!
Desconheço por completo essa “realidade” no iPad. Até agora tenho visto videos carregados de “Tabs” e ele não se arrasta um segundo.
Alias, nem é preciso ir tão longe. iPhone e iPod Touch, com várias páginas abertas (normais e não especialmente desenhadas para smartphones) ele funciona na maior das naturalidades.
https://www.youtube.com/watch?v=caTUPKJ5Zfo
Estava a ser irónico!
ups!.. 😛
Por esse dinheiro compro uma mais completo Netbook…
pessoal, a Fusion Garage nao tem o marketing da Apple lol ate pode ser melhor nao sei… a vdd é k nao vencerá a apple!
O que o iPad tem de melhor do que as outras tablets todas é a AppStore que em termos de aplicaçoes arrasa tudo e todos.
As aplicações são de facto um dos pontos mais fortes do iPad. Mas quando ele é comparado com este JooJoo, nem é preciso chegar a isso, basta ficar pela simples navegação na internet, ou até no próprio sistema. Pelo que se vê nos vídeos, deve ser desesperante e extremamente stressante utilizar aquilo… Repetir os movimentos 2 e 3 vezes para ele executar o que queremos? :S
Comentário ao tópico:
Parece existir uma guerra secreta ou subversiva contra a Apple, ou estarei redondamente enganado? Sai um equipamento e logo surge um “produto Apple killer”?
Aconteceu com o Ipod, com o Iphone e agora agora o Ipad…
Desculpem o desabafo, eu nem uso produtos Apple, mas estou cansado desta dualidade Apple versus the world.
Foi a Microsoft (e ainda vai sendo) é agora o Google, acusado de entrar em tudo que é mercado e sempre a Apple pelos seus preços e qualidade sempre colocada em causa!
Por favor, que tal debater outras coisas? Os produtos existem, falamos das coisas e deixamos as pessoas escolher. Não é preciso este estado de guerra permanente e de lealdades doidas.
Antes de mais, já sei que vou ser “acossado” disto ou de aquilo…é uma opinião pessoal que estou a partilhar, vale o que vale e certamente não valerá nada!
Lol ipad killer??? Pelas especificações que vi do Hp Slate, o iPad perde em muitos pontos, alguns que até acho digamos essências para este equipamento ser eficiente e eficaz, pois são principais características a meu ver destes equipamentos.
O único ponto onde Hp perde é na autonomia, mas isto justificasse com os componentes mais potentes… E também o Hp slate tomou outro cominho que iPad, logo não estou a ver a lógica de “iPad killer”…
-Hp com o windows 7 tem a melhor compatibilidade!
-Windows 7 Home Premium + Interface HP optimizada para multitouch fica mais amigável para o toque, mas mesmo sem ela acho me safava na boa…
-Processador Atom Z530 1,6 GHz contra 1GHz apple(ganha Hp Slate)
-Hp Slate tem gráfica VGA Intel UMA. Sem especificação de modelo, mas capaz de rodar vídeos em full HD 1080p, com saída HDMI, logo ganha Hp Slate.
-Tem entrada usb(seria perfeito se tivesse duas)ganha Slate Hp.
-Da para expandir memoria com cartões miro SD ganha Hp Slate
-2 webcams no Hp Slate, ganha Slate Hp
-No ecrã acho só vendo saberemos quem é melhor.
-No multi-touch penso que Hp Slate não será pior que iPad, mas só vendo saberemos.
-e por fim preços do Hp Slate irá variar de US$ 549 a US$ 599.
aonde ganha Hp Slate.
Para alguns que gostam do mundo Mac, o iPad será obviamente uma melhor escolha, enquanto que para o pessoal que esta mais no mundo Pc, bem como eu e uma gigantesca maioria, o Hp é uma escolha mais acertada acho eu
Vou aguardar que a Deco publique na ProTeste um comparativo para ver qual é o melhor 😛
Mais a sério, quando vi o iPad não achei grande inovação em relação ao que já existia (iPhone, SmartPhones, Netbooks, etc.). Pensei mais no iPad como um substituto para os telemóveis do que propriamente para os portáteis, e sendo da Apple (nunca fui grande fã) seria mais uma peça bonita, cara e sem aproveitar todas as potencialidades (porque não permitir chamadas, extensão de memória, usb, etc).
Lendo os comentários dos artigos relacionados com o iPad vi algumas possibilidades de utilização que não me tinha apercebido, mas essencialmente vocacionadas para trabalho, e não como auxiliar no dia a dia. Não me parece que vá andar com um tablet no bolso, e também não me parece que vá comprar um tablet para ter em casa em substituição de um portátil.
Não penses no iPad como substituto de nada. Ele não pode substituir os telemóveis, por razões óbvias. QUanto aos computadores, ele também não pode substituí-los, nem foi pensado para isso. O que se aproxima mais é talvez o netbook, que também não foi pensado para substituir os computadores.
O iPad é uma coisa nova, que não quer ser nem quer substituir um telemóvel nem um computador. É uma coisa intermédia, que sem dúvida traz vantagens em vários sentidos.
Não consigo imaginar o iPad nesses termos, porque acho que o que ele faz já é feito por outras peças de hardware, portanto a mim parece-me apenas um novo formato para fazer o mesmo.
Em termos profissionais, acredito que traga vantagens em relação a outros dispositivos, agora para uso “doméstico”, chamemos-lhe assim, não vejo grande utilidade.
Quando surgiu o iPhone também tive a mesma sensação, para mim a única novidade deste era o touchscreen (e não sei se foi pioneiro).
Mas o que ele faz, mesmo já sendo feito por outros aparelhos, fá-lo de forma mais rápida, mais confortável, mais interactiva, etc. Imagino-me a navegar sentado no sofá, deitado na cama, ler emails na faculdade (ou em casa ao fim do dia) sem ter que usar um computador e sem estar limitado ao ecrã pequeníssimo de um smartphone. Faz o mesmo, mas com muitas vantagens em muitas situações, comparativamente com o que já existe no mercado. É certo que não substitui os computadorese/ou smartphones em tudo, como já tinha dito antes, mas também não penso ter sido esse o objectivo da criação do iPad.
É claro que contra tudo isto está o preço, que eu acho demasiado elevado, mas se formos analisar o mercado em geral, não é só a apple que tem preços altos. Nexus one em Portugal custa 800 ou 900 €. Kindle está perto do preço do iPad e não tem 1/10 das funcionalidades. Para o qie o iPad faz, e com a performance e fluidez que faz, não vejo grandes alternativas que tenham a sua portabilidade e “usabilidade”…
belo tabuleiro de almoço 😀
Esperem pelo Microsoft Courier… mete o iPad a um cantinho…
Como já foi apresentado aqui no pplware: https://pplware.sapo.pt/gadgets/courier-o-tablet-da-microsoft/
Vejam o video que lá se encontra. Se vier para o mercado como no video será espetacular!