iPhones usam menos RAM que dispositivos Android. Porquê?
Provavelmente já reparou que os dispositivos iOS têm, frequentemente, metade da quantidade de memória RAM dos dispositivos Android. Mas alguma vez se perguntou qual será a razão? Terão os iPhones pouca potência? Ou haverá outras razões? Há de facto outras razões e isso explica de forma clara esta diferença na quantidade de RAM nos topos de gama entre dispositivos com iOS e Android.
Descubra hoje porque é que os iPhones usam menos RAM que os Androids.
A guerra entre iOS e Android ainda hoje é forte. Obviamente, existem razões válidas para cair de ambos os lados da cerca, mas isso não impede as pessoas de comparar infinitamente os dois para ver qual é o melhor para as suas necessidades.
Deve ter reparado que os smartphones Android vêm com uma maior capacidade de memória RAM. Mesmo que não precise de muita no seu smartphone para uso diário, o mercado está repleto de smartphones com 8 ou mesmo 12GB de RAM. Por outro lado, a Apple gere "por baixo" a capacidade de RAM dos seus iPhones.
Porque é que os dispositivos Android precisam de tanta RAM
A memória RAM é uma das especificações que mais atraem os utilizadores de Android, eles exigem sempre mais nos seus smartphones. Desde o início, o Android foi concebido para suportar muitos tipos de processadores, fabricantes, e configurações de hardware.
Em grosso modo, um software desenvolvido para um tipo de sistema não pode simplesmente correr noutro, há etapas intermédias necessárias para um software correr em vários sistemas. Contudo, para contornar certas limitações de linguagens e tecnologias, as aplicações Android sempre foram executadas em Java. Esta é elegante por causa da sua máquina virtual: pode desenvolver uma vez uma aplicação em Java, e depois a máquina virtual traduz esse código em tempo de execução para funcionar em qualquer sistema em que esteja.
Mas isto vem com um custo. A máquina virtual Java é complexa e requer muita RAM, não só para gerir os processos reais da própria máquina virtual, mas também para manter o código original em Java para qualquer aplicação que esteja a ser executada, mais o código traduzido que é executado pelo sistema.
Felizmente, a máquina virtual no Android melhorou ao longo dos anos e não requer tanta RAM como outrora. Por outro lado, as aplicações Android estão a tornar-se cada vez mais avançadas e poderosa e, portanto, voltam a precisam de mais memória RAM para funcionar. A RAM é também necessária para processos de segundo plano, que são comuns nas aplicações Android.
Finalmente, o sistema operativo Android é construído em torno de um método chamado "garbage collection". As aplicações são encorajadas a utilizar a quantidade de RAM de que necessitam. Depois, de vez em quando, o Android limpa os dados na RAM que já não estão a ser utilizados.
E os iPhones, que quantidade de RAM possuem?
Tal como os smartphones Android, os iPhones precisam de RAM para gerir o funcionamento de vários processos e aplicações. Mas o iOS não precisa de tanta RAM como o Android. Conforme referimos anteriormente, a maioria dos principais smartphones Android vêm com mais de 6 GB de RAM, e alguns têm mesmo com 8 ou 12 GB.
Mas quanta RAM têm os iPhones?
Deixamos uma tabela com todos os modelos para que possam comparar desde o iPhone original até ao mais recente, à data de hoje. Também serve esta informação para verem a evolução da necessidade de RAM ao longo de mais de uma década.
Claro, o primeiro iPhone tinha 128 MB e 15 anos depois, o mais poderoso iPhone precisa de 6 GB.
RAM do iPhone: Especificações de memória para cada iPhone
- iPhone 13 Pro e 13 Pro Max: 6 GB (LPDDR4X)
- iPhone 13 e 13 mini: 4 GB (LPDDR4X)
- iPhone SE 3.ª geração: 4 GB (LPDDR4X)
- iPhone 12 Pro e 12 Pro Max: 6 GB (LPDDR4X)
- iPhone 12 e 12 mini: 4 GB (LPDDR4X)
- iPhone SE 2.ª geração: 3 GB (LPDDR4X)
- iPhone 11 Pro e 11 Pro Max: 4 GB (LPDDR4X)
- iPhone 11: 4 GB (LPDDR4X)
- iPhone XR: 3 GB (LPDDR4X)
- iPhone XS e XS Max: 4 GB (LPDDR4X)
- iPhone X: 3 GB (LPDDR4X)
- iPhone 8 Plus: 3 GB (LPDDR4X)
- iPhone 8: 2 GB (LPDDR4X)
- iPhone 7 Plus: 3 GB (LPDDR4)
- iPhone 7: 2 GB (LPDDR4)
- iPhone SE: 2 GB (LPDDR4)
- iPhone 6S e 6S Plus: 2 GB (LPDDR4)
- iPhone 6 e 6 Plus: 1 GB (LPDDR3)
- iPhone 5S: 1 GB (LPDDR3)
- iPhone 5C: 1 GB (LPDDR2)
- iPhone 5: 1 GB (LPDDR2)
- iPhone 4S: 512 MB (LPDDR2)
- iPhone 4: 512 MB (LPDDR)
- iPhone 3GS: 256 MB (LPDDR)
- iPhone 3G: 128 MB (LPDDR)
- iPhone Original: 128 MB (LPDDR)
É sabido que para a Apple a RAM não é atributo bandeira. E nunca especifica a quantidade de RAM nos iPhones. Mas, em geral, as versões maiores ou "Pro" dos iPhones vêm com maior RAM. Por exemplo, o iPhone 13 vem com 4 GB de RAM, enquanto que os modelos Pro oferecem 6 GB de RAM.
Um trunfo importante nesta gestão é dominar todo o ecossistema. Portanto, a Apple como desenha, manda fabricar à medida e programa para aqueles dispositivos específicos, conseguem que sejam muito mais otimizados que qualquer outro concorrente.
Esta realidade levou o mundo a olhar para a Apple como uma empresa que gere o seu ecossistema com um punho apertado. Alguns chamam "falta de liberdade" e outros dizem que é apenas "qualidade de desempenho".
Esta gestão apertada, contudo, traz muitos benefícios. Primeiramente, e onde se vê de imediato, é nisso mesmo, no consumo de recursos e RAM em comparação com outros smartphones.
A saber:
1. Otimizações de Hardware
O iOS da Apple é construído apenas para o seu hardware e é minuciosamente testado pela Apple. Tem outro benefício que os smartphones Android frequentemente não possuem, ou seja, a sua plataforma de hardware partilhada. Isto elimina a necessidade da Apple desenvolver um código de sistema robusto e flexível para outros tipos de hardware. Vemos isso, por exemplo, no iOS e iPadOS. Cada vez mais vemos uma integração maior entre o próprio macOS e o iPadOS.
Como tal, os programadores podem personalizar o código de acordo com as especificações do hardware do produto em questão. Pelo contrário, o Android precisa de suportar vários tipos de processadores. Há muito hardware e todo diferente em formato e qualidade. Um exemplo simples é o próprio sistema operativo. Há menus que no Android Samsung está apresentado de uma forma, mas num Android Xiaomi ou OPPO está de outra completamente diferente. E já nem está em causa as "capas", as interfaces personalizadas para cada marca que produz smartphones com sistema operativo da Google.
2. Gestão de RAM estável
A Apple utiliza uma variedade de práticas para assegurar uma maior gestão de RAM nos iPhones. Por exemplo, num iPhone, o sistema não termina uma tarefa após um curto intervalo. Mas nos smartphones Android, o intervalo padrão para terminar uma determinada tarefa é menor por predefinição.
Esta prática acaba por criar instabilidade do sistema e maior consumo de RAM - se voltar a abrir qualquer aplicação, o sistema não será capaz de a abrir a partir da RAM.
Além disso, outra coisa que acrescenta valor da parte da Apple é o seu comportamento de priorização de tarefas. Isto significa que o iOS dá cuidadosamente prioridade a diferentes tarefas com base na sua severidade. Por exemplo, a interface do utilizador em dispositivos iOS é dada com prioridade em tempo real, mas este não é o caso em dispositivos Android.
O Android atribui uma prioridade normal à interface de utilizador, e em vez disso, o processo de fundo tem uma prioridade mais elevada. Isto significa que as aplicações que estão a correr em segundo plano podem obter mais recursos do processador, o que pode fazer com que a interface abrande.
3. Processos em segundo plano
No caso do Android, vários OEMs (Fabricantes do Equipamento Original) fornecem sistemas operativos personalizados baseados no código fonte unificado do Android.
Além disso, os programadores integram uma variedade de funcionalidades únicas, tais como aplicações pré-instaladas e características específicas do dispositivo. Tudo isto leva a um aumento do número de processos de fundo e ao consumo de cada vez mais memória RAM.
No entanto, este não é o caso dos dispositivos iOS. O sistema operativo da Apple está altamente otimizado e foi rigorosamente testado inúmeras vezes. Ao contrário do Android, o iOS limita o uso de processamento de fundo de modo a conservar a vida útil da bateria e melhorar a experiência do utilizador.
4. Outras Razões
O iOS tem uma abordagem diferente para a gestão da memória. Enquanto a memória do Android é tratada pelo sistema operativo, a memória do iOS é tratada pelas próprias aplicações.
Em vez de permitir que as aplicações ocupem tanta memória RAM quanto desejarem e a libertem quando já não estão a ser utilizadas, as aplicações iOS alocam e desalocam automaticamente a memória conforme necessário.
Em resumo, só porque os iPhones têm menos memória RAM não significa que tenham pior desempenho. De facto, para além do debate sem fim sobre a RAM do iPhone vs RAM do Android, o iPhone tem um desempenho impressionante com os seus limitados recursos de hardware.
RAM do iOS vs RAM do Android: Quem gere melhor?
Quando se trata de gestão ou otimização da memória em RAM, a Apple assume claramente a liderança. Isto é devido às otimizações e a vários outros fatores que mencionámos acima.
Mas, se estiver a usar um smartphone Android, há várias coisas que pode fazer da sua parte para obter uma utilização decente da RAM e uma experiência de smartphone sem atrasos. Pode, por exemplo, usar uma aplicação de terceiros para criar RAM virtual, parar processos indesejados de fundo, congelar aplicações inativas, e assim por diante.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Porque usa o porcaria de Java, Ponto Final, Parágrafo.
Preço de desenvolver apps:
Android 126 dólares
Apple 631 dólares. (Eram mais de 1000 dólares há menos de 2 anos.)
Mesmo assim o lucro para iphone e 1000 x superior para quem faz as apps
Era bom, mas não.
Gostei imenso de ler este artigo. Claro, simples e directo sem complicar a explicação em demasia. Já li muitos artigos sobre o tema, que me pareceram mais um debate, comuns nas brigas entre comentadores, que outra coisa.
+1
Gostei também e sobretudo um artigo imparcial e educativo como deve ser. Parabéns.
Nem só de Java vive o Android. Aliás cada vez menos se usa Java mas aplicações Android.
Pois não, usa-se Kotlin que é mais uma linguagem para a JVM.
Já há muitos anos que o Android já não usa uma máquina virtual para correr as aplicações… as aplicações são compiladas para o hardware quando são instaladas, correndo como código nativo num Runtime tal como muitos outros sistemas (iOS incluído)… de modo que isso não serve de explicação Android.
A explicação está principalmente na forma de gestão de memória do Android, usando “garbage collection”, que requer mais RAM física para manter o seu funcionamento eficiente.
Enquanto que no iOS a memória é gerida doutra forma (ARC), que permite aos processos libertarem muito mais rapidamente memória que não necessita mais… Isto não tem nada a ver com “”falta de liberdade””, tem a ver com os paradigmas usados na linguagem de programação.
“Processos em segundo plano” não podem explicar muita diferença pois não é por uma aplicação passar para segundo plano no iOS que ela deixa de ocupar a memória que estava a ocupar.
O ART não é considerado como uma máquina virtual?
Honestamente, online já vi pessoal a defender que sim e que não…
Não, com o ART (Android Runtime) a app é compilada no momento da instalação de forma a correr nativamente no dispositivo onde é instalada a app: “ART introduces ahead-of-time (AOT) compilation (…) At install time, ART compiles apps using the on-device dex2oat tool. This utility accepts DEX files as input and generates a compiled app executable for the target device.” – https://source.android.com/devices/tech/dalvik
“iPhone tem um desempenho impressionante com os seus limitados recursos de hardware.”
Limitados Recursos???? Tem Sempre um SOC com um desempenho 1 geração à frente de qualquer Qualcom ou sucedâneo…
+1
Eu por acaso, antes de ter este Tablet tinha um iPad (gen2) que nc .e seduziu por aí além.
Com pouco uso, isso que VC fala não impediu que este ficasse praticamente inutilizável a partir da versão 9 do OS.
Um dia fartei-me e há 2 anos comprei o da Samsung e até ver 5*. Com o bônus de interagir muito bem com o Windows que é o meu sistema de eleição tanto para trabalho (desktop) como para lazer (laptop)
Nessa altura tb comprei para o miúdo o iPhone 4s que teve os mesmos problemas do iPad.
Daí que para mim essa optimização que permite esse desempenho todo ao início , um dia vai falhar por falta de HW. É a minha experiência e não vou cair na esparrela novamente.
Mas estamos a comparar dispositivos novos ou velharias com 10 anos? a obsolescência acontece em todas as marcas, e a Apple até lhe garante actualizações durante mais 1 ou dois anos que qualquer android.
Mas, neste caso, fala-se em compração de equipamentos do mesmo ano. se o sr achou que o seu iPad de há 8 ou 9 anos estava lento, (mesmo há 2 anos) e achou que um tablet samsung novo era um upgrade, não aconteceu nada fora do normal, apenas o envelhecimento do material.
10 anos???
Sabe qd saiu a versão 9 do OS para iPad?
Foi em 2015 ou 2016. Tinha 3 ou 4 anos no maximo.
Vergonha.
Atrasaram de tal forma o aparelho que se tornou praticamente inutilizável. Apenas o usava para ver o MeoGo e pouco mais. A partir de 2019 nem isso.
Por oposição, sabe qts anos tem o meu laptop?
I7 6600 HQ, portanto de 2015?
E contiua rapido como tudo.
Sim eu sei o que é obsolescência programada e tive oportunidade de sofrer isso na pele. Sei bem quais as empresas mais agressivas nesse aspecto. Onde incluo a Aplle. Ou já se esqueceu da tanga que o problema era das baterias?
Já agora o meu telefone é tb de 2015 e rola qb para as minhas necessidades.
Não troco !
continua a confundir tudo com tudo, para justificar a sua opinião tendenciosa contra a apple. está no seu direito.
mas não venha dizer que aobscolescência só aconteça numa marca… pior ainda que venha com tretas que o seu tlm de 2015 está bom (já agora qual foi o ultimo android que actualizou?)
um i7 6600 funciona perfeitamente para vir escrever umas larachas no pplware…
Confundir o quê?
Que um Ipad 2 ao fim de 3 ou 4 anos estava despachado pq não aguentou a pancada da versão 9 do SO?
Porque seria? HW fraco pq o iOS não precisa nada de especial para funcionar, ou atrasaram-nos propositadamente? Das duas uma. Disso tenho a certeza!
Eu não disse que a obsolescência só acontecia numa marca… Disse que a Apple era uma delas. Não baralhe.
Android qual Android? O telefone é Windows 10 Mobile e a ultima versão 1709 foi actualizada pela última vez em 2020.
O I7 6600 HQ com 7 anos só dá para isso que diz? Assim fico desiludido eheh
Dá para tudo o que dava em 2015 e muito bem e está actualizado na última versão do OS
Se quiser saber mais … 16 RAM, 512 SSD e 1TB HDD
Aqui não há obsolescência programada. Isso lhe garanto
De vez enquanto observo um Mac de um colega, equipamento mais novo mas já está todo desgraçada, a esperar eternidades que os programas abram e até já anda a colar teclas, Enfim. Fique bem no seu mundo Apple.
Eu como disse, dei uma oportunidade e foi logo com 3 equipamentos de rajada (iPad2, Iphone4s e acrescento 1 iPod de 128 GB)
Este último foi o que durou mais mas tb já está no lixo. Aquilo chegou a um ponto que reproduzia metade música e metade estalos estridentes!
Não me apanham n’outra. Foi isso que disse e repito!
… mas os Android “morrem” tipicamente muito mais cedo !!! Eu já tive Android e iOS – nunca comprei um iOS novo que fosse lento, mas já comprei um tablet Samsung que assim que comecei a instalar coisas ficou em modo tartaruga ! Tables Android nunca mais !! Sim, paguei menos do que por um iPad mas a experiência de utilização foi fraca desde o início, coisa que de modo algum acontece na Apple. Tenho um iPhone 12 Pro e um iPhone 8 – o iPhone 8 ainda continua a trabalhar muito bem apesar de já contar com 5 anos . Obviamente que não se compara a um 12 mas tudo funciona e não existem aplicações indisponíveis para aquele modelo. Honestamente , o Java é a maior porcaria que existe a comer recursos! Eu não sou anti-Android , até porque gosto de muitas coisas neles, no entanto a experiência de utilização da Apple é muito mais do meu agrado. Por fim, tenho um amigo que é developer de jogos e diz que fazer um jogo para iOS é muito mais rápido e simples do que para Android, pois afinar certas coisas para a quantidade de hardware no mercado é uma dor de cabeça !
Tablet’s Android nc mais pq?
Que raio de Samsung vc tinha?
Eu realmente não sei o que pedir mais a este s7. Tem mais de 60% da ROM ocupada, a maioria com app’s obviamente e puxa um SdCard de 256 GB.
Tudo rápido, inclusivamente o que está no Sd.
Atualizadíssimo com a ultma versão do OS e segurança de Julho.
Se este é assim nem quero imaginar o s8.
Se precisar de esclarecimentos diga aí os aspectos que precisa conferir que eu faço-lhe uma captura de vídeo para poder comprovar a desenvoltura do bicho.
Realmente o meu Tablet nc passou muito de 4GB de RAM em utilização.
Aqui há uns tempos disponibilizou RAM plus de mais 6GB. Portanto ficou com 12.
Ainda não tive oportunidade de perceber para que serve e como funciona essa RAM plus pq efectivamente ele não chega lá de modo a começar a usá-la.
Já tentei de tudo não o optimizando durante largas semanas, deixar imensas app’s abertas e nada. Não passa dos 4.2 ocupadas. O que posso fazer para que esgote a RAM? Tinha curiosidade em saber o que vale essa RAMplus https://1drv.ms/u/s!AvwLJVpLF7bcq5EXcgdHAxEMpMl7rQ?e=AGG6ys
Bom artigo, explicando os tópicos essenciais das diferenças de arquitetura de dados nos 2 sistemas.
Claro que não vão faltar aqui comentários do tipo “Benfica vs FCP”, mas ficou bem explicado que a visão das duas empresas é diferente e que isso se traduz em caracteristicas curiosas na arquitetura dos seus equipamentos.
Eu uso os dois e estou contente com os dois. Noto claramente que são sistemas bem diferentes na visão e valores que apresentam, mas não fiz nenhum acordo com nenhuma das empresas para andar a “pregar” que um é 500x melhor ou pior que o outro. Não sei se sabem…mas dá para ter dois smartphones. Não existe nenhuma lei que o impeça.
+1
e
“Um trunfo importante nesta gestão é dominar todo o ecossistema. Portanto, a Apple como desenha, manda fabricar à medida e programa para aqueles dispositivos específicos, conseguem que sejam muito mais otimizados que qualquer outro concorrente.”
Isto influencia muito.
em termos de espaço ocupado em RAM não é algo que influencia muito…
Alguém me explica porque é que o iOS, que é um “SO” de uma marca para uma marca só, tem actualmente tantos bugs e crashes? Por exemplo, o Android que é um “SO” utilizado por dezenas de fabricantes, parece não ter actualmente tantos erros, bugs e afins!
“tantos bugs e crashes..”? Olha que não, estás enganado. É muito estável e abrange uma enorme gama de serviços interpolados entre vários dispositivos. Além disso, suporta serviços de terceiros, como os da Google, com uma qualidade inegável. Aliás, a Google paga milhões para lá estar 😉 seguramente não é por ganhar pouco com isso, aliás, há quem diga que ganha mais a Google com o iOS que com o seu próprio Android 😉
Portanto, essa dos bugs e craches é conversa para adormecer os mais distraídos.
Um caso de sucesso e cada vez se usa mais é o Apple Pay. Um serviço super estável, transversal a vários sistemas operativos e plataformas que, só por si, assenta num requisito importantíssimo: segurança.
talvez a sua experiência não seja a melhor… mas não deve extrapolar para todo o universo de utilizadores. Principalmente, porque o que para si podem ser muitos Bugs, para outro utilizador (incluindo os de android com que compara experiências), podem até nem ser notados.
O Android usa máquina Java? Ah Jávai, Jávai…e eu que já nem me lembro de usar Java desde o…Internet Explorer 8….ah…esse já morreu! Ah não…a última vez que usei Java foi para mandar o IRS para as Finanças…
Uma resposta mais simples é “porque têm menos”…
O iOS continua a ser uma “prisão” para os programadores. Veja-se as regras da Apple para desenvolvimento de Apps, principalmente a regra 2.5.6 (Apps that browse the web must use the appropriate WebKit framework and WebKit Javascript. – https://developer.apple.com/app-store/review/guidelines/#software-requirements). Ou seja, os programadores não podem usar outros motores de browsers, como o Chromium do Chrome ou o Quantum do Firefox. A isto se chama concorrência desleal, já que browsers conhecidos no iOS, como o caso do Chrome e Firefox, não passam de uma Frontend para o Webkit da Apple. Mas há quem tente mudar as coisas: https ://9to5mac.com/2022/03/01/web-developers-challenge-apple-to-allow-other-browser-engines-on-ios/
Enquanto a Apple se comportar dessa forma, banindo a concorrência, no meu caso pessoal, não é empresa que mereça um tostão do que ganho com o meu suor todos os dias… Nesse aspecto, o Android pelo menos não tem esse tipo de concorrência desleal…
O problema é que a maior parte vai na cantiga… Basta ver a quantidade de pessoas que conheço a gabar o iPhone por causa do ecossistema quando o único aparelho que têm é o iPhone e dão zero uso ao ecossistema que defendem a pés juntos…
Porque são mais eficientes
/thread
O meu Pentium MMX também usava menos RAM que um Android. Seria mais eficiente?