iPhone 8 terá reconhecimento facial que funciona mesmo deitado
Com o aproximar da data de apresentação do próximo iPhone, surgem novos rumores e novas informações de como está este novo equipamento. Esta é uma situação normal e todos os anos se repete.
A mais recente descoberta veio diretamente do firmware do HomePod e mostra que o próximo iPhone 8 terá reconhecimento facial e que este funcionará mesmo com o smartphone deitado.
Tem sido a análise do firmware do HomePod que tem dado a conhecer várias descobertas sobre o próximo iPhone. Para além da já revelada capacidade para gravar vídeos a 4K, a 60 frames por segundo, em ambas as câmaras, surgiu também a altamente provável capacidade de fazer reconhecimento facial como solução de segurança para o desbloqueio.
Mas uma analise ainda mais profunda deste código revelou também que este reconhecimento facial será mais avançado que as soluções normais ao ser capaz de funcionar mesmo com o iPhone deitado numa mesa.
As referências são óbvias - “AXRestingPearlUnlock” e “com.apple.acessibility.resting.pearl.unlock“ - e estão sempre a apontar para o pearl, função identificada com este reconhecimento facial.
Foi ainda encontrado no código referências à capacidade que o novo iPhone 8 terá de se bloquear caso não reconheça qualquer umas da faces registadas, protegendo assim os dados do utilizador se for tentada uma utilização não autorizada.
Por fim ficou também identificada a possibilidade do reconhecimento facial ser usado por aplicações de terceiros, à imagem do que o Touch ID já o faz hoje. Isto ficou provado com a presença no código de “APPS_USING_PEAR“.
Já no mês passado tinha sido avançada a presença do reconhecimento facial e da sua capacidade de funcionar mesmo com o iPhone deitado numa mesa, mas agora ficou praticamente confirmado com a existência de código específico no firmware do HomePod.
Via iHelp BR
Este artigo tem mais de um ano
A palavra “Resting” também poderá referir-se ao modo “stand-by” / ecrã desligado não?
Estava a pensar o mesmo
“Resting” significará que não está em movimento, não será sinónimo de ecrã desligado. Esse estado seria definido por “sleep” (termo usado noutros lados pela Apple para desligar ecrã) ou “locked” que é a condição em que um iPhone se encontraria quando o ecrã desliga.
Exato. A Apple não usaria Resting para ecrã desligado.
Já agora, e como gosto de saber a tua opinião, o que achas que será esta funcionalidade?
Penso que será mesmo isso.
Achas que é isso mesmo? Não será “Apple is reportedly working to make the iPhone 8’s face scanner work even on flat surfaces”? Que te parece?
Não deverá ser pois faz referência ao ângulo, logo, tem a ver com o smartphone deitado.
“AXRestingPearlUnlock” = Axis–angle representation
Tem mais lógica, não será?
Tem sim senhor Vítor
Mas o que é certo é que “resting” não é “deitado” em português… Seria mais “laying”
Para mim o termo “resting” está mais perto ao termo “sleep”/”stand by” que deitado…
Porém se for o caso, acho que o consumo energético seria demasiado grande se a câmera tiver que efetuar reconhecimento facial costantemente que deteta qualquer movimento se este tiver deitado… que está quase sempre se este não estiver no bolso do utilizador…
Já estamos a viajar. Vamos deixar para a Apple essa questão do consumo, 😉 até porque se estiver no bolso os sensores saberão disso e não ativarão certamente a nova funcionalidade. Não vamos ficar preocupados com isso para já, temos tempo lá mais para a frente para começar a criar defeitos, ok?
A questão aqui é o que significa aquilo e não vamos fazer uma tradução à letra, alias resting tem como alternativas supported, backed, endorsed, seconded, propped… logo, tem tudo a ver com “deitado” na forma como é expressa a nova intencionalidade desta tecnologia. A Apple para “sleep”/”stand by” tem outra terminologia.
Mas, tal como está explicado… isto ainda pode dar uma “cambalhota” até à versão final 😉 apenas fica o apontamento da possível funcionalidade e as suas particularidades.
É verdade, “resting” não é deitado/laying. O “deitado” é um salto de raciocínio por parte de quem descobriu este código, por ter associado isto a informações anteriores que falavam de ser capaz de reconhecer caras mesmo estando pousado na mesa – uma questão de ângulo! Ou seja, achou que isto confirmava os rumores.
Mas daí “resting” ser “sleep/stand by”, não faz muito sentido, pois se fosse para caracterizar o estado de “sleep…” diriam “sleep…” tal como a Apple já faz nos sistemas noutras circunstâncias.
O que é dito ali não te permite saber se aquilo implica estar permanentemente activo, para além de que se está associado a “Accessibility” o mais certo é ser uma opção de funcionamento.
…e digo mais… Para quê servirá facial recognition? Para identificar o utilizador e desbloquear o uso do equipamento (substituir o touchID?)
O que seria mais interessante ver-se num telemóvel?
– O telemóvel deitado reconhecer que o dono está por perto? (câmera sempre ativada para reconhecimento facial/movimentos? = mt recusos CPU = battery drain?)
– O telemóvel desbloquear-se e ativar o ecrã se o utilizador pegar nele e olhar para o mesmo? (câmera so se ativa uma vez que o sensor de movimento deteta algo? poucos recursos CPU = no battery drain)
Tal como disse no outro comentário, não fazes ideia se está sempre activo. Imagina que é uma opção para activação por voz, imagina que é uma opção para pessoas com determinada necessidade.
Bem mais interessante é dar as duas possibilidades, e mais interessante ainda seria se os sensores funcionassem suficientemente bem para que o utilizador nem necessitasse de olhar, seria mais rápido.
Entao mas porque haveria de funcionar so com o telemovel de pé? Qualwuer telemovel com reconhecimento facial ou iris scanner funcionar deitado em pé ou de lado. O wlwue interessa é a cara aparecer no angulo de visao das cameras IR
+1 Realmente … deviam querer falar do angulo de captura de imagem … agora deitado ?!?
Tendo em conta o que aparece escrito naquele código eu diria que seriam definições especiais para quando o aparelho não está em movimento, ou seja quando não está na mão de alguém, tanto que aparece associado ao “Accessibility” que é onde se mudam algumas das definições base do comportamento do sistema para se adaptar a condições especiais de interface.
Mas já apareceram rumores a indicar que este sistema poderá funcionar sem colocar à frente da cara. Como se fala em reconhecimento facial 3D, isso por si já deveria facilitar o uso com a cara a ângulos muito diferentes do que é necessário para um “iris scanner”, por exemplo.
Ya o meu S8 reconhece em qq posição -_- seria anormal é se fosse ao contrário.
Por acaso coloco a mesma questão!
Ate deitado a siri diz me emails, tempo e reunioes wue vou ter ao longo do dia…isto aoenas com voz sem sequer olhar. Tenho 3 monitores em casa e preciso estar em constante atencao a cada um deles
Interessante
Vou comprar já um kkkk
ou 2
“…revelou também que este reconhecimento facial será mais avançado que as soluções normais…”??? o meu lumia 950XL (normal) faz o desbloqueio com a iris, estando mesmo deitado na secretaria, mas é claro que tenho que estar no angulo de visão da camara… qual é o avanço em relação a este modelo de 2015?
Reconhecimento facial 3D, não desbloqueio com a iris. A ser verdade só por aí permitiria funcionar a ângulos mais alargados da câmera, pois não necessitaria de bom enquadramento dos olhos, poderia funcionar com a cara em perspectiva, por exemplo, o que serviria para que o processo se iniciasse mais depressa. Seria também em teoria mais difícil de enganar.
ok, no meu Surface pro 4 tem reconhecimento facial 3D e também é de 2015 e realmente não necessito de estar tão perto ou focado na camara para o reconhecimento facial… continuo a não ver nenhum avanço especial com base nos dados que estão a ser apresentados, para se dizer que é um sistema mais avançado que os existentes…
Não estás a ver!? O sistema do 950 XL não é rápido e já foram mostradas debilidades com sistemas de reconhecimento de iris. Reconhecimento facial 3D é um avanço face aos sistemas baseados em câmeras usados até ao momento em telemóveis.
Mas quem? O telemóvel ou o utilizador? Ou tem de ser os 2? Que confusão…
Ainda estou incrédulo com o desaparecimento do touch id, então e os rumores do sensor debaixo do ecrã que pareciam ter alguma credibilidade? Vai-se limitar a mudar para algo nada inovador? Steve Jobs nunca se resignaria desta maneira, Tim o coveiro, vai escavando o buraco…
Não se sabe se o TouchID desaparece!
Tanto quanto sei ainda nenhum telemóvel tem reconhecimento facial 3D (se estas informações se confirmarem).
A Sony já testou o reconhecimento facial 3D em alguns Xperia. Não sei se já estão no mercado.
Houve uma demonstração de tecnologia duma subsidiária da Sony em colaboração com outra empresa, há 1 mês atrás. Daí a existir em telemóveis à venda deverá demorar. Entretanto existe este rumor da Apple ter tecnologia em aparelhos que já começaram a ser fabricados em massa.
…quanto ao “resting” não sei…mas “sleeping” é o que andamos aparentemente todos a fazer…não tarda nada surje mais uma aplicação para utilizar a tecnologia e lá vamos nós “autocadastrando-nos”…fazendo “o trabalhinho deles”…já agora desculpem a minha ignorancia…câmera de ambos os lados ou só de um?…deixem estar…provavelmente terá uma tecnologia que já nem da tradicional câmera necessitará… 😉
Tudo tudo inovação tecnologia. No topo da inovação. No entanto o código é bastante explícito e faz o que alguns equipamentos já o fazem, com a íris, por exemplo. É nada mais nada menos que manter o leitor em funcionamento mesmo quando o equipamento está pousado, como em cima de uma mesa, e procurar no angulo definido (relacionado com a camera), a imagem facial. Isto já existe por aí.