Dados da Google mostram que o interesse no iPhone está a diminuir
O interesse nos produtos da Apple tem crescido ao longo dos anos, sendo cada vez mais um objeto de desejo para muitos, indo para além da própria necessidade.
Esta é a ideia que tem sido percecionada ao longo dos anos, mas a verdade é que este interesse poderá estar a diminuir, pelo menos no iPhone, a fazer fé nos dados que a Google regista no seu Trends.
Uma análise recente dos dados que a Google recolhe das suas pesquisas, e que apresenta no Google Trends, mostra que o interesse dos Internautas no iPhone está a atingir valores mínimos.
O interesse no iPhone é cada vez menor
As pesquisas efetuadas estão agora abaixo dos valores máximos que já foram atingidos antes. Este valor está a ser contabilizado desde 2007, quando a marca apresentou o primeiro iPhone e atingiu o seu ponto mais elevado em 2012, quando a Apple apresentou o iPhone 5.
Estes valores têm flutuado, como é normal, atingindo picos nos meses de setembro. Este ano não foi diferente e este valor esteve no seu valro mais alto quando a Apple anunciou os novos iPhones e a quarta geração do Apple Watch.
É curioso ver neste gráfico das pesquisas no Google que até 2011, o último ano que Steve Jobs esteve ao comando da Apple o interesse era baixo, tendo dado um salto no ano seguinte, quando Tim Cook já liderava empresa.
A validade dos dados do Google Trends
Uma vez que se baseiam apenas nos termo e resultados das pesquisas, estes dados podem não ser considerados fidedignos e até úteis. Uma pesquisa no Google nem sempre se traduz numa compra e não indica a razão pela qual a pesquisa foi feita.
A própria Apple, ao não revelar os seus números de vendas, está também a contribuir para a incerteza dos dados. No entanto, e à luz das informações recentes, este interesse pode mesmo ser mais baixo. As vendas podem estar em queda e até o iPhone X poderá estar prestes a regressar ao mercado.
Este artigo tem mais de um ano
Sejamos honestos, os preços da Apple vão ditar o fim da empresa.
Think big, think Xiaomi
não deixas de ter razão os preços elevados e terem apenas alguns 3 modelos por ano, antigamente era só 1 modelo por ano, face á concorrência que tem aparelhos para os mais diversos bolsos, e já não se ficam atrás dos da Apple como no inicio já deixa muita gente a pensar, depois tens algo que antigamente raramente havia falhas por parte da Apple no que toca a qualidade de fabrico e software, neste momento a sangria é tão grande que tornou-se uma constante volta e meia ser reportado problemas nas ultimas gerações de modelos, sobretudo a segurança que era o seu maior trunfo…
É ainda ontem numa viagem por uma loja se notava isso a volta dos Smartphones Android estava toda a gente a ver a experimentar etc e ninguém na zona dos Iphones.
Se pensarmos que 90% das pessoas não compreende o valor de ter um iPhone e todo o ecosistema Apple e que há smartphones Android para todos os gostos e que estes estavam a saldo nesta Black Friday e Cyber week, então é normal encontrar mais pessoas na secção Android.
Sim , e verdade, não sabem que no IOS e muito difícil apanhar vírus, e quase impossível apagar pastas ou mexer no sistema:
E bom para pessoas que não tem nenhum conhecimento tecnológico, funcional e …. EXPENSIVE
Todo ecossistema da Apple ultrapassa a lógica do mercado, valores demasiado caros.
Mas claro, há pessoas para tudo, e há pessoas que sabem que para o uso diário não precisam de gastar num ecossistema super caro. (Inclusive eu).
Flavius, fiquei na dúvida se estava a concordar com o que eu escrevi ou se estava a contradizer o meu comentário. O início foi pouco explícito. Os iPhones e o iOS são para pessoas com pouco ou nenhum conhecimento tecnológico? Alguma razão em especial para essa afirmação? É que numa divisão rápida em três partes do seu comentário, menciona sempre o preço excessivo que a Apple pratica. É apenas esse o ponto negativo que vê ou que chama mais a sua atenção? Se optou por usar um smartphone com Android, então é porque o iOS realmente não é para si.
Subscrevo
Ò caro nuno ferreira , comprei um Xiaomi depois do meu Acer T06 ter dado o berro , inclusive pedi ajuda em dicas qual o melhor telemovel entre 100 ~ 150 euros ( o que eu posso comprar ). Finalmente Já entendo o que vcs que pagam acima de 1000 euros por um telemovel sentem !!!! Eu estou Realmente contente com este Redmi S2 , leitura digital , ecran grande o suficiente para a minha necessidade minimo de aplicaçoes, tira fotografias que servem perfeitamente par o meu dia a dia, imagina que até consigo telefonar para os amigos com melhor qualidade do que o Acer , Resumindo o vosso ecossistema da Maçã dá assim como que um Vaípe quase que permanente uma euforia equivalente a pagarem mais 1000 euros que eu paguei …
Nota : se achares alguma parte do texto irónico… Bingo acertaste , a parte de eu estar contente com o meu Xiaomi S2 é genuíno.
Cantor, não achei o comentário nada irónico. Respeito a tua decisão e tenho a certeza que fizeste a melhor escolha para o uso que dás a um smartphone e é isso que é importante. É por isso que é bom haver tanta escolha hoje em dia. Só fico triste é ver que poucas pessoas vêem mais para além do preço. Faço o sacríficio de pagar mais de 1000€ por um iPhone porque o que consigo fazer com ele permite-me ser mais eficaz no meu trabalho e no meu dia-a-dia graças ao ecossistema da Apple. E isso não tem preço.
Percebo isso também no Brasil, e quando viajei a Polônia.
Parece que as lojas do iPhone não atraem mais usuários, enquanto isso a loja ao lado da Samsung e outra da Xiaomi cheia de gente.
tem toda razão é mais do mesmo, e cada vez com mais problemas… ahahaha
Com todo o respeito mas iPhone tem status que nenhum outro tem e so isso já vale a pena comprá-lo. Para as carteiras dos portugueses acredito que xiaomis e outros de gama baixa sirva perfeitamente
Qual Status rapaz? Qualquer labrego compra qualquer telemóvel, quem faz crédito de 880 faz de 1200 ou vai ao OLX. Vai pesquisar o que significa Status.
Status tens tu a comer atum em lata e eu em casa com um OnePlus 6T a comer salmão grelhado tudo do que é bom, enquanto tu vives na miséria um iPhone e com os “status” pode ser que assim tenhas alguem na tua vida. Oxala que os “Status” te destaquem!
E lembra-te sempre que fores a uma empresa no final podes sempre dizer “mas olhe que eu tenho um iPhone, pense la com mais calma.”
Força Mário estou contigo! Luta! Não desistas.
Pois.. Spoky, entras na conversa que não é para ti, está tudo dito. Não sejas assim, inseguro, a projetar inveja, tal a forma com que te picas. Demonstras que te queres meter em bicos de pés. Nem sabes do que falas. Em resumo, pareces assim um pouco para o conceito que disse à pouco. No entanto não não estava a particularizar, mas como te metes com o dedo levantado, verifico que encaixas com muita naturalidade.
Com tantas palavras e não disseste nada de jeito.
@Spoky é por causa de comentários como o teu que o Pplware devia de por um sistema de +1. TOP! ahahah
Dissestes muito bem : iPhone (seja Apple) e um Status.
Eu me estou buriffando para esse Status tão dispendioso.
A Apple e mesmo gama alta em preços e mais nada
QQ drogado ou barraqueiro tem um iPhone LOL
Basta andar nos transportes em Lisboa.
eu sei que a nivel psicologico pensas que estás no topo do mundo, tens o ultimo grito e tal… mas as pessoas à tua volta nem querem saber, para eles és simplesmente o gajo que comprou o Iphone XS ou assim e no dia seguinte já ninguem quer saber… no entanto tu pensas que quando tás a usar o teu belo smartphone e as pessoas cobiçam… mas foge muito dessa realidade…
há um nome cientifico na psicologia para quem procura “status” … e digo status entre “” porque o status é uma faca sem pega, usas a faca para “apunhalar” as pessoas, no entanto sempre que a usas vais-te cortando aos poucos…
Se queres status compre um Vertu, um smartphone feio a mão peça por peça ou um de ouro.
Status???
Ainda agora saí da farmácia, em que ao meu lado estava um senhor com receitas para 1 xarope e uma bomba para bronquite. Não levou nenhuma porque custavam respectivamente 9€ e 17€. Não deviam ser para ele, porquê o senhor não me parecia ter problemas respiratórios. Espero que não seja um filho ou uma filha a precisar dos medicamentos. Mas tinha 1 iPhone 8. Era um senhor com status. Deve ter sido o que o farmacêutico pensou depois de ir buscar os medicamentos, e o senhor não os levar porque eram caros.
Um smartphone não faz nada por ninguém. Se tu não valeres nada, não é um bocado de vidro e metal na mão que vão fazer algo por ti.
Felizmente tenho possibilidades de comprar um smartphone mais caro, mas á muito tempo que impôs um limite de 300€ na compra de um smartphone. Gasto o resto nos meus brinquedos, e sou muito mais feliz.
Quem quer “STATUS” compra um Rolls Royce ou um Ferrari, porque PODE.
iPhones qualquer um o pode comprar a prestações, para viver a ilusão que é rico, ou seja QUER (aparentar) ser rico.
Á uma diferença entre QUERER e PODER.
Sempre me disseram: quem não tem, pede emprestado.
Eu sou daqueles que não quero, mas posso, mas vivo bem comigo mesmo.
Não tenho nenhuma necessidade premente de auto-afirmação, muito menos com um smartphone.
Bem aventurados os pobres de espírito, pois é deles o reino de Deus, diz-se…
A lógica e o bom senso, levam-nos muito longe, o que neste caso não se aplica.
Novidades. há?
Viver á custa dos lucros foi o ganha pão da empresa, mas a cada mês que passa fica mais claro o que era mais que óbvio… Não se tem lucro para sempre, e como disse anteriormente, não falta muito para apresentar prejuizo.
O Google Trends não usa apenas dados das pesquisas, mas também da navegação.
Mas, penso que face aos picos nos momentos das apresentações Apple, é também importante salientar que o lançamento de novidades, o secretismo e a curiosidade foram sendo aniquilados pelos rumores, pelas leaks de fornecedores e afins, sendo os eventos Apple um mero momento para validar tudo o que já se esperava. E isso, mata o interesse.
Explica lá isso melhor 🙂
Os leaks e rumores são colocados pela Apple para gerar curiosidade precisamente o que dizes que mata a curiosidade.
O que vende na Apple não e um telefone mas a forma prática que é concebido, a fiabilidade segurança também da AppStore que é bruta e por fim iOS sim o iOS e o que faz toda a diferença.
O preço alto sim diminui o interesse e pesquisas mas isso é porque o iPhone 6 ainda dura nas mãos de muita gente que não vê interesse em pagar um exagero para trocar.
Rumores e leaks são o que fazem o interesse e despertam a curiosidade. Precisamente contrário do que dizes.
a google que se preocupa em resolver as porcarias do fail do pixel 3 e o lixo da rasca play store
Telemóvel não vale de todo o valor que pedem
Valer até pode valer,agora que é caríssimo e que não está ao alcance até da classe média portuguesa isso é inquestionável.
com o preço de certos telemoveis consegue muita gente comprar um carrito para ir pro trabalho durante mais anos que esse telemovel alguma vez irá durar…
Infelizmente o valor é ditado pelo que o mercado está disposto a pagar.
Enquanto o número de pessoas que dê 1200€ seja o suficiente, não há razão para baixar 🙁
Atenção, as notícias negativas sobre iPhone e Apple interessa a um grupo de short investors da Bolsa. A eles interessa que as acções da Apple desçam. O que parece é que hoje em dia um site de tecnologia citando uma fonte não muito credível começa a espalhar que as vendas de iphones estão em queda, então todos vão atrás, sem sequer verificar a veracidade. Ao menos o Pplware baseia-se no Google trends, e fala sobre o interesse em queda, mas isso não traduz em vendas. A realidade é que todas as vendas de smartphones estão em queda, à excepção dos mercados emergentes como a Índia. Portanto é normal que a popularidade baixe, de certeza que com a Samsung é mais do mesmo. Não sou apoiante da Apple, não uso, mas sou adepto da veracidade na internet, o que é uma coisa rara hoje em dia.
Totalmente de acordo, Fernando.
Atenção, as notícias negativas sobre iPhone e Apple interessa a um grupo de short investors da Bolsa. A eles interessa que as acções da Apple desçam. O que parece é que hoje em dia um site de tecnologia citando uma fonte não muito credível começa a espalhar que as vendas de iphones estão em queda, então todos vão atrás, sem sequer verificar a veracidade. Ao menos o Pplware baseia-se no Google trends, e fala sobre o interesse em queda, mas isso não traduz em vendas. A realidade é que todas as vendas de smartphones estão em queda, à excepção dos mercados emergentes como a Índia. Portanto é normal que a popularidade baixe, de certeza que com a Samsung é mais do mesmo. Não sou apoiante da Apple, não uso, mas sou adepto da veracidade na internet, o que é uma coisa rara hoje em dia.
dou no maximo 2 anos para eles baixarem os precos para nao entrarem em colaposso financeiro
Isso lhe garanto que NUNCA irá acontecer !! Eu sempre disse,a partir do momento em que se ultrapassasse a barreira dos 1000 euros já não havia volta a dar.Agora a lei é a do pegar ou largar.
e é de salientar que a microsoft ja e a empresa mis valiosa do mundo, coisa que neste site fzem sempre questao de salientar quando e google e apple.
Boa tentativa, mas ainda lhe faltam uns míseros 25mil Milhões para atingir os valores da Apple
Em 3 de Outubro de 2018:
Apple – 821,6 mil milhões de dólares
Microsoft – 822,2 mil milhões de dólares
É só consultar.
https: //www.jornaldenegocios.pt/mercados/bolsa/detalhe/microsoft-supera-a-apple-e-torna-se-na-maior-cotada-do-mundo?ref=HP_Destaquesduasnot%C3%ADcias2
Um dia a Nokia foi grande, outra a Blackberry que foi grande, hoje a Apple ainda é grande. Mas até quando?
Nem Mais.
Mas Alguns vivem sem olhar a História.
Eu continuo a dizer que a Apple é a Nova Nokia.
Apple é a nova Nokia? Como assim? Empresas completamente diferentes, com filosofias e visões ta,bém diferentes. Ah, porque um dia também poderá desaparecer como as outras marcas? Não me parece que isso venha a acontecer tão depressa, principalmente quando a divisão dos smartphones é apenas uma de muitas áreas onde a marca tem produtos de sucesso.
Nova Nokia não é…
Agora a Apple, parece ser uma empresa que não aprendeu com a sua própria historia. A abordagem ao mercado e a sua filosofia, apesar de ser mais moderna e actual, em muito segue a mesma linha de quando foi grande nos anos 80.
E o problema pode estar ai, voltar a ser grande e continuar a utilizar uma receita diferente, que a fez voltar a ser grande… volta a repetir a mesma receita que a fez cair nos anos 90…
É natural, pelo preço que os iphones estão a atingir… por mim não devo voltar a comprar mais nenhum.
Ainda bem !! Parece que as pessoas abriram os olhos e guardaram a carteira para outros fins.Congratulo-me com isso.Afinal,é assim tão relevante trocar de iPhone todos os anos ?? Só para quem for rico !!
Apple = Escravidão
Lembra do Morpheus? Escolha a sua pílula. A maioria das pessoas preferem a mentira.
30/01/2018: “Vendas baixas do iPhone X levam a Apple a reduzir a sua produção
Um novo relatório vem agora reforçar esta ideia e trazer novas informações. A Apple poderá estar a ponderar reduzir para metade a produção do iPhone X e assim confirmar o que se tem vindo a falar há alguns meses.”
https://pplware.sapo.pt/apple/vendas-iphone-x-apple-reduzir-producao/
30/04/2018: “Incrível! iPhone X foi o smartphone mais vendido em fevereiro de 2018
Os 4 smartphones mais vendidos, à escala mundial, são da Apple.”
https://pplware.sapo.pt/informacao/incrivel-iphone-x-foi-o-smartphone-mais-vendido-em-fevereiro-de-2018/
01/11/2018: “Lucros da Apple voltam a subir e os iPhones mais caros são os responsáveis”
https://pplware.sapo.pt/apple/lucros-apple-subir-iphones-responsaveis/
Divirtam-se, ó profetas 😉
Eis a realidade:
https: //www.jornaldenegocios.pt/mercados/bolsa/detalhe/microsoft-supera-a-apple-e-torna-se-na-maior-cotada-do-mundo?ref=HP_Destaquesduasnot%C3%ADcias2
Para mim, que não sou fã da apple, a questão pode ser resumida ao aumento do poder de processamento dos android mais baratos.
Hoje em dia, um android de 200€ é mais do que capaz para fazer praticamente tudo o que quisermos.
Para mim a apple se mantiver o curso vai reduzir muito as vendas pois irá tornar-se inevitalmente um produto de luxo de nicho.
Não nego o status do iphone, tal como não nego o status de um ferrari, mas as vendas malucas dos iphones só podem descer se nada mudar. A concorrência não está assim tão atrás e é muito mais acessível.
Nem mais…
As pessoas vão abrindo os olhos, fechando a carteira, já para não falar que as modas também passam e juntando tudo isso… Sejamos honestos os preços que a Apple pratica são simplesmente ridículos, arrisco dizer que 80/85% das pessoas que compram Iphone é por moda, muitas delas nem sabem as specs do Iphone que têm, querem porque está na moda e têm capas com fartura e em todo lado. (Conheço muitos casos na familia e amigos)!
A diferença é que a moda ia sendo suportada pela maioria dos consumidores com sacrificios e créditos, mas desde o X que já não é suportavél por essa mesma maioria, e assim sendo ou se voltam para Iphones mais antigos, ou vão por outro caminho (Android) e claro que qualquer pessoa com o minimo de senso entre comprar um Iphome com 1/2 anos ou mais e comprar um Android recente muito superior em tudo mais barato ou pelo mesmo preço… E ainda bem que existem essas marcas como Huawei (embora este Mate 20 Pro já entre na casa dos 1.000€, sem dúvida que é um canhão para mim o melhor de 2018 e bem mais barato que os XS, então em relação aos XS Max…), Xiaomi e One Plus com excelentes produtos e a preços justos e competitivos, e sinceramente a continuar a Apple a insistir em preços absurdos acredito que cada vez a procura diminua mais.
Completamente de acordo com o que disse,a 100%.
Onde anda o triste do Helder??? Não comenta????
Na volta já foi despedido
+10
Acho piada estes artigos. Estive em algumas lojas Apple no ultimo Mês e sempre montes de clientes. Não em Portugal claro.
meh…
as coisas vão e voltam, é a lei da vida… já foi a nokia, agora é apple e samsung…
já foi ford, agora é Toyota…
já foi Alienware, agora é Asus…
eventualmente estas marcas irão à falencia, não por fracos produtos ou inuteis, é mais pelo psicologico do ser humano… a gente quer bom e melhor cada vez que compramos alguma coisa, tem sempre de ser melhor que o anterior, ninguem quer ir de um Ferrari para um Mercedes S320… eventualmente as pessoas fartam-se da mesma marca, é tal e qual o meu irmão: fartou-se de carros mercedes passou para BMW e agora anda na Cadillac… um mero exemplo…
um dia a população vai aperceber-se que há outras marcas além apple, além samsung que são igualmente boas, e irão querer trocar para ter aquela sensação a “carro novo”… é aqui quando as marcas conhecidas de hoje, morrerão no amanha.
Que outra marca é igualmente boa como a Apple? È que a Apple é a unica a usar ios, o resto usa o mesmo SO com o mesmo hardware…é tudo farinha do mesmo saco. Enquanto não houver outro SO a aparecer a Apple vai dominar porque android é um canivete suico mas dos chineses…desenrasca mas performance nunca será de topo nem a seguranca e pior ainda a sua fragmentacao.
Tinhas o Win 10 Mobile, mas a Microsoft descontinuou.
Então em segurança, mto á frente do iPhone.
No momento tenho um Huawei p20 lite, mas estivesse com euros a mais nos bolsos ia já para um iPhone Xr ou isso, não vale a pena discutir muito, Apple é melhor em muitos pontos, mas não todos… o IOS flui melhor e estética e acabamentos tb… Agora neste momento dá que pensar pois com um telemóvel de gama média consegues tirar praticamente a mesma satisfação do que um topo de gama da Apple ou Android, o que dá que pensar… Será que vale a pena dar muito dinheiro, dos iphones só tenho a apontar um defeito… O preço que acho que neste momento está exagerado, não é que não possa comprar !! porque felizmente posso, mas valerá a pena… Mas compreendo os fãs da Apple porque tb o sou
Interesse? Como se pode ter interesse em 1 notebook com Chip de segurança T2 ? Com falhas no ssd ,bateria, garfica, e teclado????
falhas verificadas e não corrigidas pele apple$$$$$.
Claro que as pessoas não são burras e se a apple não volta a sua antiga “”excelência”” ………. não sei.
https://press.trendforce.com/press/20181120-3181.html#WU5D5IL5SCysyKqo.99
Mas qual é a falha dos Macbook? Tive 4, um deles o mais recente e nunca tive qualquer problema. Tenho muitos amigos que também têm Macbooks e que os usam para trabalho e não só e nunca tiveram razões de queixa com nenhum dos componentes que menciona. São rápidos, fiáveis, bem construídos, com o melhor design e usam o melhor SO do mercado. É lógico que alguns possam apresentar problemasvpous estamos a falar de máquinas, mas os portáteis com Windows avariam muito meus depressa e dão mais problemas.
Um exemplo: Staingate! Tenho um MB Pro que foi vítima desse mal e, embora a Apple tenha assumido a substituição do ecrã, não estou livre que volte a acontecer e a que Apple dessa vez não queira saber mais do assunto. Faz uma pesquisa na net e vais encontrar muitos mais problemas… Gosto muito dos MB mas acho absolutamente imoral que venham com uma miséria de 128 GB de SSD, 8 GB de memória e alguns 2 (!!!) portas USB-C e mais nadinha… e que qualquer upgrade só seja possível na compra e custe o escalpe de qualquer um… A Apple podia simplesmente respeitar um pouco mais os seus clientes. E já tive um iPhone mas não custou nada mudar para Android.
Já tiveste 4? Não devem ser grande coisa para teres de comprar tantos.
Dario, sim, tive 4. O primeiro comprado em 2009, o segundo em 2013, o terceiro em 2017 e o quarto que é da minha esposa e que uso de vez em quando também em 2017. Para além disso, dois iMac de 27”, o primeiro comprado em 2013 e o segundo em 2017. Todos eles bem usados tanto a nível pessoal como a nível profissional. Os primeiros dois Macbook Pro e o primeiro iMac foram vendidos por preços muito bons a pessoas que sabiam o que estavam a comprar.
Dario, desculpa. O meu comentário anterior era para o Miguel. 😉
Sobre o teu comentário, tive conhecimento desse problema e pelo que percebi foi apenas num dos modelos. Não era um problema geral.
Neste momento estou a responder ao teu comentário num MacBook Pro de 13″ de entrada de gama que é da minha esposa e que tem um SSD 256GB, 8 GB de RAM e com apenas duas portas USB-C/TB3, uma delas ocupada com um disco SSD externo, a outra porta a ser usada para carregar, enquanto trabalho no Lightroom com milhares de ficheiros RAW de 31 Mpx a ouvir música nuns Airpods. Apesar de ser o modelo base e mais fraco, chega perfeitamente. Não considero que seja um modelo fraco e limitado para o preço que custa.
Eu continuo a comprar iPhone por uma simples coisa : iOS…Tudo o resto é conversa para mim.
Sou aquele tipo de pessoa que me contactam quase diariamente a pedir recomendações no mundo tecnológico, e raramente recomendo um iPhone pelo simples facto de 90% das pessoas ficarem igualmente servidas com um android de 300-500€, mas para mim não me enchem as medidas.
Comprei um mi8 para um colega, e pediu me para lhe colocar umas app especificas no telefone antes de ele vir levantar o telefone. Tive com o telefone cerca de 30min na mão, e não senti qualquer prazer na sua utilização. Alias o ecrã do xiaomi mi8 e cinzento, logo com o telefone desligado o notch e perfeitamente visível , ao contrario do meu iPhone XS Max que quando esta pousado na mesa, é completamente preto e não se consegue ver qualquer notch ou borda.
Também tenho um Xiaomi Mi mix 2, e os bugs daquilo tiram qualquer um do serio, um deles e um problema com os auriculares que quando se conecta e desconecta, o volume do sistema fica bloqueado e nao e possível fazer alteração de volume ate reiniciar o dispositivo. ( Sim estou com miui 10 global estável, antes que perguntem ). A câmara do mi mix 2 é equiparável a um telefone de 100 euros!!
Ainda fiquei tentado com o Mate 20 pro, mas depois de ver os testes de hardware, e testar aquela EMUI, tirei logo a ideia da cabeça. A Huawei ate pode ter bom hardware, mas o software deles é de fugir.
Quanto ao meu iPhone, nada é perfeito, mas é o que me serve melhor no meu dia a dia. Se posso comprar um, porque não? Sou considerado mais burro por causa disso?
Se calhar ja uso Android, antes de muitos de vos saberem o que era isso ( o meu primeiro telefone Android foi um HTC HERO com Android 1.5 ), e antes disso ja usava windows mobile com o HTC HD2. Ja nessa altura os updates eram um martírio, depois do Hero passei para um HTC Wildfire com Android 2.2 ( quando comprei vinha com Android 2.1) , a seguir saltei para um Sony Xperia ARC S com Android 2.3 que ainda saltou para Android 4.0 e ficou quase inutilizavel. Fui para Samsung com um Galaxy Note 2 que começou a ficar bastante lento ao fim de 1 ano e meio de utilização, e o ecrã ja tinha burn in na barra de status. Foi aí que disse chega na falta de updates do Android e saltei para o Nexus 5. A câmara da LG era uma boa porcaria comparada com o Samsung e o Android Stock era muito enfadonho. Apple nessa altura nem pensar, os ecrãs de 4 polegadas do iPhone 5 e 5S so me davam vontade de rir…
Com a saída do iPhone 6 plus, dei uma oportunidade a Apple, e de la não saí mais, saltei para o 7 Plus, e neste momento para o XS Max.
O meu portfolio neste momento de produtos Apple , fica se pelo iPhone , Apple Watch, AirPods, iPad e iMac 27″ de 2017.
Tudo isto apenas para dizer que ja tive a mesma opinião que vos, mas felizmente nunca tive palas nos olhos, e sempre espreitei a concorrência.
Eu já resolvi esse tipo de problemas na escolha. Uso os 3 principais sistemas operativos: windows (PC), ipad (tablet) e Android (Smartphone) Resolvido.
Ora nem mais…
+1
Escolhas acertadas 😉