Quantcast

As grandes apps começaram a abandonar o Apple Watch?

62 Comentários

Tal como os smartphones, os ecossistemas dos smartwatches são dependentes de apps para sobreviverem. Estas são elementos essenciais e que os tornam mais do que um simples relógio.

O Apple Watch tem-se mostrado um sucesso de vendas, batendo toda a concorrência, mas algo pouco lógico se passa, com o aparente abandono das grandes apps deste sistema.

Google Maps Apple Watch

Não existe qualquer razão lógica para que este movimento esteja a acontecer, mas várias das apps consideradas essenciais estão a abandonar o Apple Watch, deixando de ter suporte para este dispositivo.

O Google Maps abandonou o Apple Watch

Do que pode ser visto na App Store, a mais recente atualização do Google Maps parece ter deixado cair o suporte para o Apple Watch. A Google não deixou qualquer indicação nas notas de atualização da sua aplicação e nem tem qualquer indicação sobre se esta regressará ao relógio da Apple.

A verdade é que a última versão, que está a ser lançada nos últimos dias, não tem já a possibilidade de ser usada no Apple Watch.

eBay Apple Watch

Há mais apps a abandonar o Apple Watch

Se o caso do Google Maps é estranho, este não é o primeiro nem o único caso. De há alguns meses para cá várias foram as apps que perderam suporte para o sistema operativo do Apple Watch.

Dois exemplos que mostram este movimento são a Amazon e o eBay. Se no caso da Amazon pode até ser entendido, por ser difícil navega e comprar pelo relógio, no caso do eBay faz menos sentido, uma vez que era possível acompanhar os leilões e fazer ofertas diretamente do relógio.

Este poderá ser apenas um movimento que está contido a poucas empresas, mas a verdade é que as apps são essenciais e são um elemento no momento da escolha de um equipamento. A Microsoft, com o Windows Mobile, acabou por sofrer deste problema e é parta da razão da sua atual situação.

Comentários

62
  1. LU
    luis

    Era tão mais facil se tudo fosse uma web app x) tudo acedido a partir do browser com aspecto agradável qualquer que fosse o tamanho do ecran x)

    1. HE
      Helder

      Browser num ecrã de relógio? Yuck!

  2. HE
    Helder

    O Google Maps era tão pobre que era uma afronta aos utilizadores Apple Watch, a Google que faça uma App melhor que o Apple Maps, ou se vá embora.

    A Amazon e eBay não fazem falta nenhuma no relógio, não sei quem ainda usa o eBay se ir directamente ao AliExpress é melhor e mais barato ainda.

    Já Apps como a Strava que é a App que quase todos os ciclistas usam (ou mesmo 100%), está ainda melhor, e isso são Apps próprias para relógio.

    Amazon e outras só têm para dizer que têm, ninguém vai comprar coisas no relógio.

    1. HO
      hotel

      Pareces um Windows Phone fã a falar…

      1. TO
        Toder

        +1. Eu por acaso utilizo muito o ebay e amazon e ate esse tal de aliexpress, mas os fanboys vão sempre encontrar desculpas xd

        1. HE
          Helder

          Usas no relógio?

          ninguem quer saber de usar no relógio isso!

      2. HE
        Helder

        A diferença é que a MS além de ter um ecossistema fraco, também abandonou os seus próprios utilizadores.

        O Google Maps vai voltar ao Apple Watch, só que eles agora estão a prometer uma App a sério e não o lixo que fizeram antes…

    2. BB
      Big Boss

      Apenas comentando a parte do comentário onde afirma “que quase todos os ciclistas usam”: Vou mesmo usar um relógio de 700 euros no BTT para lhe espetar uma porrada numa queda … ! Abaixo desse valor tenho um relógio próprio para o efeito e com muito mais funcionalidade, se bem que o Strava na versão free já é muito bom!

      1. VF
        Victor F.

        Apenas comenta a parte em que o Helder afirma e mesmo assim sem qualquer tipo de lógica, sabe que há outras modalidade de ciclismo para além do BTT?

        Se for para ter a ideia que é para partir tudo então não vale é a pena comprar nada, agora para ciclismo de estrada, maratonas, running, hiking é espetacular!

      2. HE
        Helder

        existem protecções para o Apple Watch de borracha para o efeito.

    3. TA
      toni da adega

      Essa de ir ao AliExpress comprar bom e barato…. Estou bem a ver andas sempre a falar da Apple e no final andas com Xiaomi.

      1. HE
        Helder

        Até porque eles só vendem xiaomis…

        1. TA
          Toni da adega

          Não vendem só disso, mas na loja dos chineses é do melhor que existe.

  3. HE
    Helder

    Btw, essa foto é do Apple Maps, e não do Google Maps…

    1. PS

      A foto é meramente representativa do relógio e do serviço de mapas. Sim, nos sabemos que é do Apple Maps 😉

      1. HE
        Helder

        É que faz uma grande diferença, o Google Maps era tão bom que nem sequer tinha… um mapa…

        1. TO
          Toder

          Vindo da google esperavas o que?!

      2. SU
        Sujeito

        Sabendo que isto uma notícia, nao está em causa se vocês na redação sabem a diferença, a notícia não é para vocês. Penso eu. É dirigida a quem possa não saber. Isso é que faz a diferenca.

        Senão estão como o outro que não fazia sinalização nas curvas porque dizia que não precisava, pois ele já sabia para onde queria ir.

        1. HE
          Helder

          Não diria melhor!

  4. SP
    Samuel Pires

    Vendi o meu passado 2 semanas, nada pratico, nada estetico.

    1. HE
      Helder

      É o smartwatch com melhor satisfação do cliente.

      1. R
        R

        porque será? Apple nao é uma marca, é uma religiao.

        1. HE
          Helder

          Continua a dizer-te a ti isso…

    2. SU
      Sujeito

      E foste comprar uma coisa que nem achavas estético? /face palm

      1. AL
        Alberto_

        O markting engana bem

        1. SU
          Sujeito

          Duvido muito. Em Portugal ele viu zero marketing do Watch.

  5. RN
    Renato Nogueira

    Simples, esse tipo de gadget é defasado e com funcionalidades limitadas… Mas para monitor cardíaco foi uma opção bacana.

    1. SU
      Sujeito

      Opções limitadas… em relação a quê? A um relógio tradicional…?

      É se for em relação à tua imaginação, eles não conseguem competir com isso.

      1. RN
        Renato Nogueira

        Veja só a miBand, simples, funcional e não precisa de uma super tela e ser super caro para tal… Função relógio e o resto fica para o smartphone.

        1. JO
          José

          Faz muito mais sentido.

        2. SU
          Sujeito

          Pela descrição, parece que afinal tem mais funções que essa miband.

          O ser caro é relativo. O certo é que as coisas que não precisamos parecem sempre caras. Eu já tive relógios baratos que me pareceram caros. Não é só o preço que interessa. As coisas custam o que custam.

  6. AC
    Alexandre Carvalho

    Smartwatches da maneira como os conhecemos não têm futuro têm que existir uma evolução, ter que carregar um relogico a cada dia ou a cada 2 dias… já basta as lacunas dos smartphones.
    Eu sou das pessoas que prefere usar uma band, que faz o efeito principal dar horas, e têm notificações do smartphone, passos, calorias, leitor de pulsações, etc, e dura para uns 25 dias.
    Smartwatches parecem mt bonitos, mas ainda são grandes, e a fraca duração da bateria, deixa-me sem vontade de usar um. Juntem a isso 100 euros ou 200 euros por um Smartwatches lol, o preço de um smartphone de media gama.

    1. HE
      Helder

      O Apple Watch não tem problemas em carregar, não é complicado.

      1. TO
        Toder

        Nao é ser complicado, mas sim ter que o carregar todos os dias. Queres me dizer que um smartphone é complicado de carregar? Lol

        1. HE
          Helder

          Precisa de ser carregado como um smartphone.

          Eu dispo-me no meu quarto e ao fazer isso, é só pousar o relógio no carregador

    2. HO
      hotel

      Nem mais.

      1. SE
        Sera

        O problema é a frequência…

    3. SU
      Sujeito

      Os smartwatch são grandes? Só se não contares com os que são pequenos.

      Quanto à bateria, se achas isso complicado então é porque, neste momento, não há nada te seja útil num smartwatch. Isso é uma coisa mínima para quem aprecia as vantagens que traz.

  7. HO
    hotel

    Primeiro, “tem-se mostrado um sucesso de vendas, batendo toda a concorrência”, sem números oficiais, isto são meras especulações.
    Segundo, o facto de bater uma concorrência fraca, não o torna forte, não tem tracção suficiente, não tem clientes suficientes para o investimento de muitos.

    1. SU
      Sujeito

      Tens um outro fator. Muitas empresas saltam fora cedo porque acharam que era outra galinha de ovos de ouro como o smartphone, esquecendo que de início nem sequer fizeram apps porque não percebiam a lógica ou se tinha mercado.

      Neste caso apressaram se demasiado a fazer apps só porque sim, sem perceber a nova dinâmica deste mercado. Depois, internamente, comparam os lucros e gastos destas apps com as de smartphone e dizem que não justifica.

    2. HE
      Helder

      Ahaha!

      Típico…

      E os números de vendas de Android? Onde estão os dados oficiais?

      E os números de vendas de PC? Onde estão os dados oficiais?

      Há clientes suficientes sim, Apps é o que não falta, sobretudo para o mais importante: mensagens e desporto

  8. DA
    Daniel

    Eu deixei de usar smartwatch precisamente por esse motivo: estar a olhar para o relógio de x em x tempo cria ansiedade desnecessária. Inicialmente desabilitei simplesmente a vibração, mas dava por mim a ir ver do relógio de x em x tempo. Ao menos com o telemóvel deixo em cima da mesa e recebo as notificações via pushbullet no PC.

  9. DO
    Dope

    Simples…. A moda acabou, e só quem investiu forte para “andar a mostrar” é que diz bem.
    A verdade é que as vendas de nenhum destes dispositivos ficaram além do esperado, e a sua utilidade é mínima.
    Aqui não se trata de marca X ou Y… Simplesmente não atrai clientes…. Mas quem é que vai investir num smart watch, quando já investiu no telefone, que por sinal faz muito mais. Sem dúvida que o potencial está lá, mas a tecnologia tem de evoluir neste campo. Talvez daqui a 10 anos o telemóvel já seja uma coisa do passado….

    1. RO
      rodrigojds

      Isso da moda depende..por exemplo no lugar onde estou vejo mt, mt gente a usar smartwatch! Tanto homens como mulheres usam mas em Portugal nem por isso.

      1. BL
        Blob

        Continuam a ser mais para mostrar que outra coisa….
        A maior parte das pessoas que conheço que têm, dizem mesmo que é só mesmo para isso..

        1. RO
          rodrigojds

          So posso falar por mim e acho mt util. Nem sempre tenho o telemovel ao meu lado (p.e. se for para outra sala) mas recebo notificacoes ou telefonemas na mesma com o relogio.
          Tambem ‘e bem mais facil quando vou fazer passeios de bicicleta pq posso usar o Strava logo no pulso em vez de ter de tirar o telemovel do bolso.
          Sao estas pequenas coisas que facilitam a vida e que eu aprecio no meu relogio.

          Cada um faz o uso que quiser mas dizer que nao sao uteis ‘e pq compraram pelos motivos errados!

        2. SU
          Sujeito

          @Blob, que raio de conhecidos esses teus. O relógio tradicional sim, é uma peça para mostrar, só dá horas e é ornamentado como o raio e cada vez maiores. Para se ver bem a brilhar à distância .

    2. R
      R

      Concordo.
      Percebo as potencialidades dos smartwaches… mas acho que sao mais um luxo… uma mania, do que outra coisa qualquer.
      No uso, nem usei, mas tenho 2 colegas que os teem. Nao sao tao praticos e tao uteis como se fazem parecer… já para nao falar do preco.

    3. JO
      José

      Há outro dado importante, num relógio comumpodemos comprar arte, valoriza com o tempo, estes não, ao fim de uns meses já valam nada. Eu acho o conceito engraçado, mas quando quero comprar um relógio, compro um de boa marca, – faço colecção, se bem que algo pequena não sou rico-, atendendo à qualidade de construção à beleza e ao investimento. Nada supera isso.

    4. SU
      Sujeito

      @Dope, se dizes que a venda de nenhum destes dispositivos ficou além do esperado, estás a dizer que todos foram um sucesso.

      Quanto à moda… para ser moda tem de ser mainstream e “só porque sim”. Ora não só nao é mainstream e cono quem tem um tem motivos próprios para ter um. Tens de rever esse conceito de moda.

  10. DO
    Dope

    *A verdade é que as vendas destes dispositivos ficaram além do esperado

    1. PP
  11. WA
    Warp

    Nah, essas apps era lixo mesmo!
    (experiência própria, tenho um Apple Watch)

  12. SO
    soldiermov

    Chamar relogio a um computador de pulso é uma afronta a um relogio de verdade. Que tenha funcao de relogio ok tudo bem mas nada mais do que isso.
    Nao sei ate quando vai durar a perseguicao pela “next big thing” Acho que esta mais do que complicado. Os chamadas wearables estao dentro do seu proprio limite… Alias os smartphones estao a ter ecrans maiores e toca a por no pulso um ecran minusculo e mostrar a todos que estamos na crista da onda….

    1. JO
      José

      Ora nem mais!

    2. SU
      Sujeito

      Chamar câmera a um telefone também é uma afronta por essa ideia.

      Além do mais, este produto nunca foi feito para ser next big thing. Vou ser brusco, mas não sabes do que estás a falar.

  13. TF
    Tiago Frutuoso

    zzzzzz… A tecnologia ainda está um pouco incipiente. Enquanto os relógios forem tão sedentos de bateria / não houver baterias com boa capacidade e tamanho diminuto, não vejo grande futuro neste mercado. Vão-se lançando umas coisas giras e tal mas pronto. A última coisa que me entusiasmou nesta febre dos smartwatches era o Neptune Hub, que vi numa notícia aqui do Pplware há uns tempos (https://pplware.sapo.pt/informacao/neptune-duo-um-smartwatch-que-e-muito-mais-que-isso/) mas até este produto já é vaporware por isso…

  14. JC
    Jorge Carvalho

    A Google já informou que vai voltar a suportar num dos proximos updates.

    Abc

  15. EN
    enemypublic

    Ridículo é dar mais de 200€ para não ter de tirar o telemóvel do bolso!

  16. JA
    Jairo

    Não vejo grande utilidade em um smartwatch , numa smartband sim.

  17. RJ
    rc_joaopedro

    dá para ser fanboy só tendo um ipad mini e um imac? Ou melhor o que é um fan boy? A partir de que quantidade de produtos começo a ser um fanboy?

Deixe um comentário