Afinal é possível colocar faces de relógio no Apple Watch
Mesmo sendo um equipamento de topo e um marco nos produtos da Apple, o Apple Watch tem levantado algumas queixas dos utilizadores.
Não são problema de utilização, que até existem, mas sim uma falta de personalização que gostariam de terno seu relógio, algo que não está disponível.
Mas a verdade é que afinal já existe forma, não oficial, de dar alguma personalização ao Apple Watch, nomeadamente nas faces de relógio.
Algo que a Apple rejeita determinantemente, pelo menos para já, é a possibilidade de serem usadas faces de relógio para além das que disponibiliza.
Fala-se que em futuras versões do Watch OS será possível aos programadores criarem estas faces de relógio, mas para já a Apple não quer que estas estejam disponíveis.
Esta capacidade de personalização é algo que naturalmente agrada aos utilizadores, que as vêm disponíveis em soluções concorrentes, de forma aberta e sem qualquer limitação.
Mas um programador, Hamza Sood, conseguiu agora contornar as restrições da Apple e permite que seja possível aos utilizadores do Apple Watch, tendo anunciado no Twitter o seu feito.
Ele criou e disponibilizou no GitHub o código necessário para criar uma face de relógio, abrindo assim a possibilidade para outros criarem as suas obras e apresentarem os seus trabalhos.
Hamza Sood criou inclusive um vídeo onde mostra o hack que conseguiu aplicar ao Apple Watch e onde se pode ver a sua face de relógio a ser usada, bem como as diferentes opões de configuração disponíveis.
É este o passo que falta à Apple dar para que o Watch OS seja muito mais aberto e mais personalizável pelos utilizadores. Este é um dos pedidos que mais vezes surgem por parte de quem o usa e que o quer ajustar aos seus gostos.
A concorrência, em particular o Android Wear, tem esta opção disponível desde o momento que foi lançado, com centenas de faces de relógio disponíveis e cada uma com várias funcionalidades extra também acessíveis.
Para já é apenas possível a utilização de faces de relógio através da forma que agora foi apresentada, mas é muito provável que as próximas versões do Watch OS comecem a mudar a postura da Apple em relação à possibilidade de personalizar muito mais o relógio da Apple, mas estes vão ser passos que vão ser dados de forma gradual.
Este artigo tem mais de um ano
Por falar em Apple watch, sabem que smartwatch a NASA escolheu para os seus astronautas usarem? O Galaxy Gear 2 😀
Por um lado fico contente, na gravidade zero o relogio nunca cai ao chao, logo nao parte o ecran.
Deviam oferecer os smartphones aos astronautas tambem.
Nem a NASA tem orçamento para a apple…
Queres dizer o que ?Que o nicho de mercado do galaxy gear 2 é a NASA?
Fico feliz, para o meu caso substituir o relógio pelo telemóvel.
(menos se fosse astronauta da NASA claro)
Quer dizer que não escolheram o tão fantástico e revolucionário Apple watch.
A Nasa abriu um concurso de ideias para um interface para o seu smartwatch (de facto fala em tomar-se como referência o hardware do Galaxy Gear 2, mas não diz que será usado Galaxy Gear 2). O que pretende é uma app com
– Agenda/ calendário / alertas – com opções grandes e coloridas.
Uma coisa básica. Por isso o Galaxy Gear 2 ou outro qualquer servem. Deve ser da empresa que pagar mais, como a Omega no Programa Apollo. Com um Apple Watch ainda se distraíam, iam fazer compras com o Apple Pay, etc 😉
https://www.freelancer.com/contest/NASA-Challenge-Astronaut-Smartwatch-App-Interface-Design-261634.html
Deixa ver se percebi, se escolhe se o Apple era porque era fantástico, fazia o que mais nenhum faz, dava uma estabilidade incrível, escolheu outro, e porque qualquer um serve. So mesmo o teu grupo de fãs para querer que escrevas artigos aqui.
Escolheram Samsung porque no espaço não há NFC, não fazem exercício, não precisam de ouvir música, etc…
quer dizer que a NASA se enfiou numa plataforma sem grande futuro, tal foi o tamanho reduzido de interessados em produzir o software que queria, apesar de pagar bem.
Quando a NASA tiver avaliado outros aparelhos veremos que muda de ideias.
Eu não gosto de nenhum deles, mas gosto de ver os iFans aziados a estrebuchar 😀
Quando é escolhido um iDevice para uma brincadeira qualquer “é porque é fiável e escolheram o melhor”, agora que a própria NASA escolheu Samsung é só desculpas esfarrapadas, de facto dinheiro é um problema para a NASA e o seu restrito orçamento 😀
Como é que eles não quiseram levar o Mickey até à ISS?!
+1
O Gear 2 é uma referência para o desenho do interface, não quer dizer que seja o único aparelho/plataforma que interessa à NASA. Se leres os requisitos recomendados também fala no WatchKit do Apple Watch
Eh pá, há muito tempo que não dizias uma coisa acertada: “dinheiro é um problema para a NASA”.
Qualquer um percebe que quem vender a meia dúzia de smartwatchs para usar na estação espacial vai fazer publicidade com isso. Já era assim com a Ómega. Pensar que a Nasa, desesperada por encontrar financiamentos, não se vai fazer pagar – e bem – por essa publicidade, é infantil.
Faz lembrar a formiga que pisa o elefante e lhe pergunta “também gostas?”, é a chamada gota no oceano, mas é capaz de haver quem acredite nessa teoria.
https://www.youtube.com/watch?v=e_3asu33NmI
“mas é muito provável que as próximas versões do Watch OS comecem a mudar a postura da Apple em relação à possibilidade de personalizar muito mais – o relógio da Apple”
Aqui relógio deve ser em sentido literal – a interface do relógio – ou seja, o que dá as horas e que permite apresentar certas funções e notificações. Estão pré-anunciadas várias novidades para a nova versão do Watch OS mas essa não é uma delas.
É que o binómio aspecto do relógio (fundo e mostrador) e funções (“complications”) que também podem aparecer no ecrã são recursos do sistema que têm que estar bem integradas, até para poupar energia.
No vídeo vê-se um fundo do relógio alterado, um mostrador das horas fixo e nenhumas funções no ecrã. Quem tiver paciência, neste vídeo percebe o que é fundo /mostrador/ funções no ecrã e o que se pode personalizar. A personalização é limitada? Provavelmente para obter maior optimização. “Ah, mas podiam deixar alterar ao menos o fundo, permitir uns mais coloridos e o retrato da namorada”. A Apple deve ter aprendido com Henry Ford: “O Ford T pode ser de qualquer cor, desde que seja preto” 🙂
https://www.youtube.com/watch?v=RiAtYmnQI7Q
A Apple, mais tarde ou mais cedo lançará essa opção.
Mas aposto que vão lançar uma ferramenta própria para designers, à semelhança do Flash Editor, da Adobe, e não só para programadores, pois geralmente os designers não sabem programar como pensam, e os programadores não têm um sentido de estética tão apurado.