Cuidado: 99% dos carregadores falsos do iPhone são perigosos
A tentação de comprar produtos não oficiais é grande. A maior motivação é normalmente o preço mais elevado dos produtos genuínos. Mas será que os carregadores não genuínos acabam por compensar mesmo tempo em conta o preço inferior?
Um novo estudo realizado a carregadores falsos do iPhone mostra que na sua quase totalidade estes são perigosos para os consumidores.
O organismo de defesa do consumidor britânico realizou um teste alargado aos carregadores falsos do iPhone e as conclusões a que chegou são muito preocupantes. A quase totalidade dos dispositivos testados revelam-se perigosos para os utilizadores e contornam algumas das mais elementares medidas de segurança.
Os testes realizados aos carregadores do iPhone
Ao todo foram analisados 400 carregadores dedicados ao iPhone, comprados na Internet, e destes apenas 3 cumpriram os requisitos de segurança mais básicos. A falha mais detectada está no isolamento dos componentes internos, o que pode levar a riscos de choques eléctricos e até de fogo.
In total, we tested 400 adapters and the results were literally shocking. The overall failure rate exceeded 99 percent. All but three failed our basic safety tests and were fire and shock hazards. Twelve were so poorly designed and constructed that they posed a risk of lethal electrocution to the user.
Para além destes testes, a UK Trading Standards analisou também 3000 carregadores em segunda mão, comprados na zona de Londres, e o cenário não foi melhor. 15% destes carregadores apresentavam também problemas de segurança, que poderiam levar a incêndios e a choques eléctricos.
As medidas inteligentes que podem ser tomadas
A medida mais básica e mais lógica é evitar adquirir carregadores não oficiais. Mesmo sendo mais baratos, os falsos podem levar a problemas graves que podem destruir os equipamentos ou levar a problemas bem maiores.
Depois existe também a correcta escolha dos cabos de carregamento. A opção pelos oficiais é também uma prioridade e a Apple tem informação detalhada como detectar um cabo original.
Depois do estudo da Apple que revelou que 90% dos produtos supostamente oficiais, vendidos na Amazon, são falsos, chega agora mais um estudo que alerta para os problemas que os equipamentos não oficiais podem trazer. O preço a que são vendidos são aliciantes, mas depois os problemas que trazem são bem mais graves e dispendiosos.
via: CTSI
Este artigo tem mais de um ano
Até uma série de carregadores do iPad Air tem defeito e houve recall…
O defeito era na durabilidade dos pinos para a tomada, podiam partir em certas condições. Aliás só se trocava uma peça, não era o carregador todo.
Aplica-se a qualquer carregador. Qualquer carregador falsificado ou muito barato, pode dar molho.
Uso cabos da SyncWire, faço mal ?
Pela minha experiência, os Syncwire pelo menos em duração, são melhores que os originais…
Boas como é que mandas vir cabos desses para portugal?
Aqui em casa tenho 4 cabos iPhone, de vários tamanhos para situações diferentes, mas todos originais, porque não quero correr riscos e porque tenho amor ao meu dinheiro 🙂
Se tens amor ao dinheiro porque compras iPhone?
+1
Também tens androids mais caros.
Eu tenho um 5S e não compro cabos da marca porque são caros…
Cada um faz o uso como bem achar ao smartphone. Tenho dois, ios e android, e uso as partes boas de ambas as vertentes.
utilizador de Linux está habituado a usar porcaria, por isso compras cabos dos chineses e usas Android
Compro sempre material da Anker, cabos, carregadores de isqueiro, etc… Recomendados pela Apple.
tenho uma powerbank dessa marca e recomendo. 5 estrelas
sorry. a final é da outra marca. mas é pequena como essas da anker
Por falar em powerbank da Anker – pela Amazon não se consegue comprar porque, ao contrário de outros produtos da marca, “Lamentamos mas não podemos entregar em Portugal”.
Há alguma forma de comparar?
Os carregadores “alternativos” são perigosos para os consumidores…e principalmente para as finanças da Apple!!
Leste sequer o texto? O teste foi feito por uma entidade de defesa do consumidor, sendo que o problema identificado é com os carregadores falsificados (que usam ilegalmente a marca da Apple), não nos carregadores que não são da Apple. O iPhone usa a norma eléctrica de carregamento por USB por isso há muitos e bons carregadores alternativos.
Não percebo. Então há dinheiro para comprar o telemóvel e não há para comprar um carregador original…
“Twelve were so poorly designed and constructed that they posed a risk of lethal electrocution to the user.”
Lol. Sem palavras.
Meus amigos, sem certificado CE não podem comercializar. Se o produto for certificado CE não pode nunca ser um risco para o utilizador. E mais não digo. Dá-me a entender que é publicidade gratuita ou uma estratégia de marketing para implementar uma ideia ao consumidor que devem comprar os carregadores e cabos à marca.
Não entendi esse lol. Se o produto é falsificado, para ser semelhante aos carregadores da Apple, o que é que interessa na discussão ter o símbolo CE? É uma falsificação, é suposto enganar.
O símbolo CE é colocado em cada aparelho logo na fábrica pelo fabricante, não é colocado por uma entidade exterior, por isso não há nenhum grande entrave à comercialização, até mesmo naqueles tipos de equipamento que requerem um processo de certificação (nem todos requerem). O símbolo, na maioria dos casos, acaba por funcionar mais como declaração do fabricante do que um verdadeiro certificado.
Nada a ver. Existem muitas marcas de qualidade e compatibilidade assegurada. Regra geral de muito boa qualidade.
Agora, marcas que fazem pela porta do cavalo, com ou sem certificação são um desastre e é isto que o artigo refere.
Além da quantidade de malta que compra cabos e carregadores nas lojas chinesas.
Eu tenho vários carregadores da Energyzer, um da Apple e também tenho um que veio com o meu Modem TP-Link que dá um jeitão. Quanto aos cabos, esses são variados e creio que já nenhum é dos originais…
E os equipamentos não se queixam!
Se os fanáticos têm dinheiro para comprar o iphone, também têm para comprar um carregador decente…
Se é para esse grau de inteligência, quem diz é quem é.
“os carregadores não genuínos acabam por compensar mesmo tempo em conta o preço inferior?”
Ninguém reparou no erro?
Até posso concordar que os carregadores de terceiros não tenham o mesmo grau de exigência do original. Mas dizer que se for em segunda mão também podem ser problemáticos é no mínimo ridículo.
Um carregador não passa a ser mau porque mudou de mãos. Era sim, defeituoso e por acaso foi vendido.
Isso significa que a qualidade da própria marca tb é questionável.
Este tipo de estudos são claramente para desincentivar a compra de material de terceiros ou em segunda mao em detrimento dos oficiais…
Obviamente que fica no ar até que ponto estes estudos não são encomendados.
Acho que não percebeste que o estudo era sobre carregadores falsificados, isto é, carregadores que foram feitos para se fazer passar por carregadores da Apple. Não era sobre carregadores de outras marcas. Ou seja, o que este estudo diz é para ter cuidado com quem vende carregadores que dizem ser da Apple.
Posso ter percebido mal, mas pelo que diz no artigo, foram estudados artigos falsificados mas também foram analisados os carregadores em segunda mao.
“Para além destes testes, a UK Trading Standards analisou também 3000 carregadores em segunda mão, comprados na zona de Londres, e o cenário não foi melhor. 15% destes carregadores apresentavam também problemas de segurança, que poderiam levar a incêndios e a choques eléctricos.”
E tu achas que aparelhos falsificados não vão parar ao mercado de segunda mão? Ou que não há aparelhos de má qualidade ou em más condições à venda nesse segmento? Se fores ao link verificas que eles apontam o dedo só a certas lojas que vendem estes artigos em segunda mão sem verificar o estado em que se encontram, havendo outras lojas que cumprem com as suas obrigações.
Ou eu estou a perceber mal, ou entao o que raio tem a ver com ser segunda mao ou nao?
Se nao tem qualidade, nao é o facto de ser em segunda mao que piora, sendo falsificado ou original.
chr27, ? Onde é que é dito que são maus por serem em segunda mão? O que falam é sobre produtos que se encontram no mercado de segunda-mão, que é preciso cuidado com o local em que se compra, que há lojas que vendem material em segunda-mão sem verificar em que condições estão os equipamentos. Não entendo qual é a dificuldade!
Então a malta dos telemóveis tão caros ao fim não tem guito para repor um carregador original, e tem de recorrer a carregadores da Candonga. Tanta ostentação mas é tudo fachada. Para parecer hi tec… Alguém anda a viver acima das possibilidades.
#crisefinanceira
A inveja é lixada!