YouTube 2.0 para iOS já está disponível
A aplicação da Google para acesso ao seu serviço de vídeos tem estado nos títulos das notícias pelas mais diversas razões, algumas melhores que outras.
Depois de ontem termos mostrado o lançamento de uma das maiores actualizações à aplicação da Google para YouTube eis que surge mais uma actualização, mas desta vez para iOS.
As novidades que a versão 2.0 da aplicação YouTube para iOS traz são muito similares ao que apresentámos ontem para Android, sendo a maior a capacidade de podermos ver os vídeos em formato Picture-in-Picture.
Os utilizadores de iOS podem desde ontem ter acesso às mesmas novidades que vimos chegar à aplicação YouTube no Android.
A maior novidade, e a que está a cativar os utilizadores, é a possibilidade de agora os vídeos poderem ser colocados a reproduzidos ao mesmo tempo que podemos continuar a usar a aplicação.
Este não é um verdadeira opção pretendida pelos utilizadores que queriam que o vídeo ficasse a ser reproduzido em background ao mesmo tempo que continuavam a usar os equipamentos, mas é uma primeira abordagem a este problema e uma forma de se usar a aplicação de forma mais efectiva.
Tal como no Android basta que deslizem com o dedo o vídeo para o canto inferior direito para que este seja tornado mais pequeno e que seja dado acesso total à aplicação.
O movimento oposto torna a colocar o vídeo em tamanho normal. Caso arrastem o vídeo para a esquerda este fecha-se.
A reprodução de listas de vídeos foi melhorada passando agora a estar disponível a possibilidade de estas serem vistas de forma contínua, não sendo necessário escolher vídeo a vídeo.
Também a interface geral do YouTube para iOS foi melhorado. Se no iPad as diferenças são menos visíveis, no iPhone e iPod Touch estas são muito maiores. Passamos a ter a informação mais centrada no ecrã e todas as opções acessíveis num menu que apenas surge quando é necessário.
Para mostrar todas as novidades presentes nestas duas versões a Google criou um vídeo onde estas são apresentadas de forma detalhada.
Tal como a versão para Android também a versão para iOS está melhor e com novas funcionalidades. Foi uma actualização que trouxe uma mudança radical e que apresenta funcionalidades necessárias.
A actualização para a nova versão da aplicação YouTube para iOS deve surgir na App Store. Depois de actualizada irá mostrar um guia com as novidades e pedir que o utilizador se autentique, para poder mostrar informação mais apurada.
Licença: Freeware Sistemas Operativos: iOS 6.0+ Download: YouTube para iOS 2.0 Homepage: YouTube
Este artigo tem mais de um ano
(…) à sua aplicação para YouTube eis que surge mais uma actualização,(…)
À sua aplicação para Android 😉
“A maior novidade, e a que está a cativar os utilizadores, é a possibilidade de agora os vídeos poderem ser colocados a reproduzidos ao mesmo tempo que podemos continuar a usar a aplicação.”
A mim cativa-me p’ra chuchu 😉
O que me cativava era uma app de terceiros para iOS que permitia guardar vídeos em cache e que deixou de funcionar.
Esta continua a guardar videos em cache. Custa é €3,59
🙂
http://www.actualidadiphone.com/2013/08/20/tube-downloader-pro-descarga-videos-en-tu-iphone-o-ipad-sin-jailbreak/
Então e esta é feita em HTML5 ou é em código nativo do iOS? Estará a google a ir contra as suas próprias recomendações e que a levou a bloquear o uso da aplicação feita pela Microsoft mpara o Windows Phone?
Boa questão, também gostava de saber 🙂
Há uma enorme diferença entre ser obrigado a seguir as regras de utilização de algo que é disponibilizado livremente (mediante respeito pelas regras impostas) e ser o dono de tal produto e lançar aplicações próprias, usando serviços dedicadas a isso e não a API pública.
Parece que não percebem a diferença, e o Google não tem obrigação nem de programar algo para uma determinada plataforma como não tão pouco obrigação de disponibilizar uma API pública para que outros possam fazer isso (que o faz). Agora, tem todo o direito de impor condições de acesso ao disponibilizar essa API pública e livre. Usam-na se quiserem, estando sujeito à EULA, se não quiserem estar sujeitos não usem. É tão simples quanto isto.
Isso fazia todo o sentido se todas as apps de terceiros fossem obrigados a seguir as mesmas regras.
P.ex., as apps mais famosas para win8/wp8 não seguem regras nenhumas da google que levou a bloquearem a app da MS – desde a linguagem usada a permissões de download, offline, etc.
Sim, e também as há no Android, e volta, volta e meia desaparecem da playstore precisamente por não respeitarem a EULA. Não assumas que não são removidas, só demoram mais tempo. A da MS é fácil, dá logo nas vistas. Sabes o que dizem sobre assumpções, certo?
Se te informasses minimamente sabias que há muitas aplicações a aceder ao Youtube que não são feitas pela Google e que não são feitas em HTML5 e para essas a Google não cancela as chaves da API.
Inclusivamente no Windows Phone há apps desde 2010 nessas condições.
À google quando não dominava o mercado na área da mobilidade tinha uma postura. Agora tem outra.
Podes dar-me uma lista de aplicações YouTube que usem HTML5? Em Android as aplicações YouTube são em HTML5? E em iOS, Blackberry, Symbian? E em WP? Sinceramente não conheço nenhuma. Mas só a da Microsoft foi bloqueada. Nem as outras que existem para WP.
Se as regras são para cumprir então a Google que as façam cumprir por todos e retire as inúmeras apps que existem para Android que não estão em HTML5.
A Google não obrigação de desenvolver a aplicação para WP, mas se disponibiliza uma API pública é porque tem interesse nisso. Por isso a Microsoft avançou com o desenvolvimento, não cumprindo um requisito que só a esta foi imposto, porque a aplicação em HTML5 é muito complicada de desenvolver. Claro que a Microsoft não pretende uma aplicação básica, mas sim uma que esteja ao nível do sistema operativo.
O que quero salientar é que a Google tem vindo a desprezar e cortar as possibilidades das plataformas Microsoft crescerem. Claro que é natural que a Google defenda a sua dama, mas no limite são os utilizadores que perdem. E para exemplos tristes de monopólio já basta o dos SO dos PCs…
Posso: blackberry youtube app; quase todos os blu-ray player com widget youtube; várias smarttvs.
Em termos de aplicações: SublimeVideo, e todos se esquecem da youtube web app para iOS (porque já vi argumentos de “nem o Google conseguia fazer o player em HTML5!!!”)
A verdade é que o problema é da MS, é da implementação de HTML5 no WP (e a MS já assumiu isso, gostam de colocar os links de puro FUD dos blogs da MS quando interessa, mas não colocam essas pérolas quando são assumidas). Nothing to see here, just uninformed people.
E confirmando (e adicionando mais informação ao que escrevi, aparentemente a Sony também o faz para o playstation e eu nem sabia): http://www.theregister.co.uk/2013/08/16/windows_phone_youtube_app_round_3/
Algo giro de se ler. Retirando as assumpções que o autor faz sobre isto lhe parecer mais a MS a querer iniciar mais uma frente na proxy war que já leva aos anos (cada qual irá defender essa posição ou rebate-la como for conveniente e de acordo com o acredita, por isso é irrelevante), o resto fala por si.
Obrigado pela resposta. É sempre bom ter pessoas esclarecidas para nos abrir os olhos e iluminar nestes casos tão pouco claros.
Já vi que existem inúmeras aplicações YouTube em HTML5. Mas existem muitas mais sem as ser. Porque a Google tem dois pesos e duas medidas? Se é possível desenvolver uma aplicação capaz em HTML5, e que o problema é apenas do WP, então porque a Google não desenvolve a aplicação em HTML5 para Android nem que seja para provar a excelência do seu OS?
Se o mercado do WP é tão insignificante (motivo utilizado pela Google para não desenvolver para esta plataforma), porque a Google não deixa que a meia dúzia de utilizadores tenham uma aplicação YouTube da Microsoft (porque de outros developer ela permite)? Por receio que esta ameace o enorme universo Android não deve ser concerteza…
Rui P., o único motivo existente é este: porque a app e o produto (e as APIs) são da Google.
No entanto, e por ser a dona de ambos e ter essa possibilidade, há vantagens em usar código nativo de cada plataforma para qual criou as apps, nem que seja hooks aos sistema (usar funcionalidades do sistema que de outra forma não teria hipótese). Há a questão do investimento, são eles que pagam o investimento no youtube, na API. Podes argumentar que o MS assim fica em desvantagem, e é óbvio e nem direi que não, mas a MS está a aceder a um produto que não é deles, sem custo de acesso ou usufruto (a única condição é respeitar as regras de acesso).
A google poderia fazer app própria para o WP? Poderia. É obrigação deles ? Não. E a verdade é que a justificação que dão é válida, de não ser um mercado interessante. Também não fizeram para a blackberry e na altura tinha bem maior mercado que o WP (e o WP não tem maior mercado que a blackberry tinha há um ano, o mercado do WP cresceu mas foi o mercado do blackberry que desceu mais). De lembrar que também não tinham app própria de youtube no iOS até há relativamente pouco tempo (mas tinham a webapp).
E não é uma questão de não deixar a MS ter. Há apps youtube retiradas bloqueadas constantemente (ainda agora “perdi” uma app que usava para ter o som de youtube em segundo plano, mas o real problema é que nunca tem publicidade e efectivamente a app faz “one time download” do que toca e nunca mais vai ao youtube enquanto a “cache” – que posso colocar do tamanho que quiser – não esgotar) por isso não é pelo google não fazer com que as regras não sejam respeitadas por uns e fazer para outros, o problema é precisamente a MS ser a MS, é automáticamente detectado precisamente pela MS dar imediatamente nas vistas, é incontornável.
Aqui só se fala do IOS e esquecem-se que a 1 actualização foi para o Android…. mas n, Iphone e ios é q é bom e vende…
Houve uns equipamentos Android que tiveram a actualização do YouTube (anteontem) antes do iOS (saiu ontem) e outros tiveram depois (hoje). Mas o que é que isso interessa ?
Aqui tens o link da noticia do Pplware: https://pplware.sapo.pt/google/youtube-para-android-foi-actualizado/
A notícia saiu antes da do iOS, mas deixa lá, o pessoal perdoa-te! 😉
Infelizmente, tal como a versão anterior, não suporta a execução em segundo plano para se poder ouvir música com o ecrã dsligado
A única forma de o fazer continua a ser através do browser.
E suspeito que nunca venha a existir (a não ser que haja grande pressão do público para isso), e é simples de perceber porquê: o youtube é um serviço de video e não de audio. O usar-se o youtube para ouvir música é um “extra”. Repara que a feature de fazer género “rádios”, que surgiu há uns anos, já não é publicitada em lado nenhum (em que escolhias um grupo/cantor/género musical e ele criava uma lista com esse contexto).
Eu no meu caso não me preocupa a música, tenho outros serviços para isso (que não será o caso de muita gente), mas existe conteúdo que me dá jeito aceder somente ao audio e colocar a app em segundo plano (ainda hoje, tinha curiosidade em ouvir uma das palestras de Feynman enquanto ia nos transportes para o trabalho e pronto, lá tive de deixar o ecrã sempre ligado enquanto ouvia, por isso compreendo perfeitamente, mas a não ser que se faça uma imensa pressão não vejo isso a alterar nunca, não é o pretendido do serviço).
Desde que acabou a app nativa é assim 🙁
O que vale é que há apps de terceiros que o fazem!
Aqui nessa versão pá vídeos estão demorando muito para carregar. Acontece isso com mais alguém?