PplWare Mobile

Registo da Apple revela que OSX El Capitan pode chegar ao iPad

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. Double Seven says:

    O android continua na mesma na frente depois desta noticia.

  2. JBM says:

    Tanta coisa que aparece naquele registo de marca que não se aplicará ao sistema operativo…
    Não passará dum pormenor sem grande importância, quase de certeza decorrente de alguma actualização recente da linguagem do registo nessa classe de marca. No registo para o Apple Watch na Europa aparece também “Tablet Computers”, e ninguém vai dizer que o Apple Watch vai ser um tablet, etc!

  3. Moto g says:

    Eu que o diga, moto g aqui convertido a gpe e deixa ficar mal os bros do iphone 6.

  4. Eu mesmo says:

    Android não é assim muito muito bom, mas sempre é melhor que o ios limitado.

  5. Maia12 says:

    Passados 3 anos a Apple apresenta um concorrente ao Surface Pro. É claro que virá o hype todo, e assim vai parecer que o iPad trouxe outra “revolução” (ex. ver o caso do Apple Music, parece que para os Media, a empresa da maçã inventou o streaming). Isto pode parecer um bocado fanboyismo, mas mesmo assim, estou curioso para ver o resultado.

    • Moto g says:

      Como eu te percebo.

    • rmcrys says:

      Nop, a Apple lançou o Mac inventou o PC, a Apple lançou um macbook inventou o portátil, o iPad os Tablet e agora vai inventar o híbrido. Daqui a uns anos vai abrir uma enciclopédia online e inventar a “Wikipédia”, mas só acessível a quem tem Mac e vai ser a melhor.

      Agora on topic: seria o ideal mas não vejo como irão fazer um SO híbrido ARM/x86. Ou então irão lançar um iPad Pro de 12″com um Core M de 2a geração.

  6. irlm says:

    interessante osx no ipad

    • Benchmark do iPhone 6 says:

      Não é no iPad (arquitectura ARM), seria num iPad Pro (de arquitectura de base Intel, como os Macs).

      Semelhante ao Surface (que também era Pro, para distinguir o que tinha arquitetura Intel, quando havia o Surface RT de arquitetura ARM).

      Têm-se falado de um iPad Pro – agora, se corre iOS, como os iPad, ou OS X, como os Mac não se sabe. Que o OS X, para Mac, na versão El Capitan, não vai correr nos iPad ARM é limpinho. Nem se ganhava nada com isso. Quem precisa de um Mac compra um Mac

      • irlm says:

        E os Mac tem ecrã Touch – híbridos

        • JBM says:

          Os Mac não têm ecrã touch, os iPads não conseguem correr o OS X, e o Apple Watch não é um Tablet.

          • Lourenco says:

            IBM,
            Vamos lá tentar separate os assuntos,
            Os mac’s por norma não têm ecrã touch porem o sistema operativo vêm preparados para isso…
            Ha mac’s que não têm sequer ecrã, isto automaticamente significa que o complemento para esses mac’s especificamente nos ecrãs fica à escolha do utilizador se touch, touch, se regular, regular…., e todos os macs suportam um segundo ecrã, o que tendo em conta o que disse a cima do SO suporte touch. Torna possível OSX com Touch! Já nos dias de Hoje!

          • JBM says:

            O OS X não tem suporte para ecrã com touch! O que tu encontras é empresas que desenvolvem alguns dispositivos e drivers capazes de fazer interface com o que o OS X providência, mas depois esbarram sempre no desenho do interface gráfico que não foi pensado para usar o touch, com muitas partes pequenas que são difíceis de interagir, o mesmo problema que o Windows também tem no lado do velho ambiente do desktop.

          • MikeMelga says:

            @JBM, por acaso, tem…

          • JBM says:

            tem onde!? onde é que tu podes usar um ecrã touch sem instalar drivers e software adicional!? E onde é que o OS X consegue resolver os problemas do interface gráfico não adaptado a essa interacção?

  7. Mikes says:

    Quando sair um ipad pro, o conceito híbrido que até agora segundo os isheeps não presta, deverá passar a ser fantástico e nunca antes visto…

    • Benchmark do iPhone 6 says:

      As moscas das caganitas ainda não perceberam que um iPad (ARM) custa muito menos que um Surface (Pro/PC).

      Um iPad Pro (Mac), com ecrã touch e teclado, entrava na gama de preços Mac upa upa. E não tinha as apps para iOS. Só se a Apple conseguisse – a revolução – de fazer correr o iOS num Mac, sem lag.

      O Mac não é um sistema, em número de utilizadores, equivalente ao Windows em que aparecem alguns, mesmo que poucos, a querer comprar o Surface. Num IPad Pro (Mac) seriam ainda menos. Isto está longe de ser a filosofia da Apple – com o iPad – para todos – com PCs, Macs e smartphones Android. Interessa-lhe muito mais um iPad Pro nesta área.

      De maneiras que é deixá-las pousar 😉

    • JBM says:

      O que é para ti o conceito híbrido!?
      Será que não sabes que o há anos existem teclados para o iPad? creio até que passado pouco tempo de sair o primeiro!

      • rmcrys says:

        Para ser um híbrido era preciso que o iPad fosse um PC, no mínimo com teclado, mas como serve só para jogar e ir à net, não é considerado híbrido

        • JBM says:

          resumindo, para ser um Híbrido para ti tinha que ter Windows, e não te importa que milhões de pessoas já usem teclados com o iPad e com milhares de aplicações produtivas!

          • rmcrys says:

            Windows não, um SO “completo” estilo Windows, Linux, OSX. Um limitado iOS que “faz-de-conta” não entra para as estatísticas. Um SO sem suporte de rato tem a utilidade muito reduzida.

            Se pegares num smartphone iOS e Android e lhe meteres um teclado e lugares a um monitor passas a ter um PC ou híbrido?

            No Android até podes “dobrar” o conceito já que tens um sistema de ficheiros, OTG e suporte de rato, e verdadeiro multitasking como nos SO de Desktop, agora no iOS nem pintando de ouro e comando o símbolo da maçã.

          • JBM says:

            Não é preciso ser um SO estilo Windows ou Linux para ser completo para um ambiente produtivo. O iOS tem tudo para se transformar num sistema com muito mais versatilidade já que tem muito em comum com o OS X, apenas a Apple não expõe algumas coisas do lado interface gráfico, o qual seria muito mais fácil de expôr do que tentar “remendar” o OS X/Macbooks para correr aplicações do iOS.
            E mesmo agora, o que não falta são empresas que usam os iPads para trabalhar, que usam aplicações como o Office no iPad. Há até aplicações com suporte para rato, vê lá!
            OTG é o uso dum cabo especial para USB se transformar em host. O iPad desde sempre pode ser host com os seus cabos

          • rmcrys says:

            JBM: para ser um híbrido, tem que fazer de PC independentemente do SO, e para o iOS o fazer teria que se transformar num OSX, ou a Apple incluir acesso a funções que trariam as limitações do hardware. Daí a Apple não incluir (ainda).

            Se a Apple incluir já não é um iOS mas OSX.

          • JBM says:

            para ser um híbrido tem que seguir uma definição do híbrido, mas não é preciso ser um híbrido para ser um aparelho produtivo!
            Quanto à tua ideia cómica de já não ser o iOS mas o OS X, vejamos, o iOS 9 no iPad vai poder ter aplicações a correr lado a lado no ecrã, o que mostra multitasking. Rato é fácil de adicionar quando desde sempre o simulador do iOS o usa, havendo já aplicações com suporte. Suporte USB já lá está, apenas limita o acesso a certos dispositivos, uma questão de suporte não de interface. Acesso a um sistema de ficheiros também já é grande medida possível, pois as aplicações podem ir buscar ficheiros a outras que suportem as APIs do iCloud.
            Chegamos ao fim e temos ainda o interface do iOS distinto do OS X. Não é preciso fazer grandes mudanças para chegar às funcionalidades que enumeraste, e não ficamos com o OS X! A vantagem da Apple está nas aplicações que foram criadas para o iPad, é onde tem a enorme oferta e excelente qualidade de aplicações bem feitas para o formato. A vantagem está em partir daí, não em criar mais outro sistema que nem é carne nem é peixe!
            Não penses que o que aparece neste registo de marca diz alguma coisa, pois é o mesmo que aparece noutros registos já feitos pela Apple para coisas que não têm nada a ver com tablets

      • Mikes says:

        Que raio tem o teclado a ver com híbrido ou não?
        O ipad faz o mesmo que o macbook? Não, pois não? Tens aí a resposta.

        • JBM says:

          E um MacBook também não faz o mesmo que um iPad. Mas torna-se muito mais fácil para um iPad se tornar próximo da funcionalidade do MacBook do que ao contrário, adicionando um teclado e usando boas aplicações. Do lado da Apple/iOS é também muito mais fácil adicionar algumas funcionalidades que tornam os aparelhos mais versáteis do que tentar que o OS X se transforme num bom sistema para tablets.

          • Mikes says:

            Todos os tablets permitem o uso de teclado externo, até os Android e não é por isso que são híbridos.
            Um híbrido basicamente é um equipamento que corre software normal como um computador normal, mas com a componente tablet também (touch e em modo stand alone, ou seja, não confundir com portáteis com touch).
            Um ipad se não correr software, continuará a ser um tablets e nunca um portátil (que corre software).

          • JBM says:

            Não disse que o iPad era um híbrido, perguntei-te o que para ti era um híbrido! E ficou claro que é só uma questão de ir atrás de certos sistemas operativos e não uma questão de funcionalidade, e que ignoras a oferta de software no iPad!
            E falo no iPad poder usar um teclado, ter imensas aplicações produtivas, o iOS poder sofrer melhorias, etc, para centrar a discussão no que realmente interessa.
            O iPad não corre software!?

          • JBM says:

            E só para concluir, não é de esperar que o iPad venha a ter o OS X. O que aparece no registo de marca não passa duma curiosidade

  8. 1berto says:

    Por favor, podem citar as palavras do Tim Cook após o lançamento do Surface? É que pensava que um híbrido era um aparelho confuso, e que não se devia misturar as coisas…

    Já agora, quantas portas usb tem o iPad, se tiver menos que duas, leva já comentário negativo aqui no pplware!

  9. Cenas says:

    Mas… Mas…
    A apple dizia que não podias ter o mesmo SO em dispositivos móveis e desktop. Aliás, disseram mesmo que era impossível e que a microsoft não sabia o que fazia.

    • João says:

      Mas… Mas… Isto são só rumores.

    • Lourenco says:

      Tambem não consegues meter um navio dentro de uma garrafa, mas se modificares a forma do navio e o fizeres entrar, consegues… Tens é que deixar de ser teimosio e modificar o formato do que já existe de forma a fazer Caber!

      Não foi o que o windows Fez? Não é no que eles têm andado a trabalhar no OSX?

      Mas é curioso a forma como ignoras esses factos para levares o sarcasmo para a Frente!!

    • JBM says:

      mas isto não passa da imaginação de alguém que não reparou que o registo para o WatchOS e Apple Watch mencionam também tablets e muitas outras coisas que nada têm a ver. Nos registos de marcas é muito habitual alargar a aplicação!

  10. Alex says:

    foi se o tempo que a Apple nos trazia as novidades, hoje ela simplesmente segue as tendências criadas pela concorrência, vamos aguardar o iPhone 6$ pra ver se a genialidade de Jobs ainda influência os desenvolvedores da marca.

  11. Ciro Espítama says:

    Pode ser apenas um MacBook Air conversível.

  12. Gaius Baltar says:

    Meu comentários não aparecem mais. Gostaria de saber por que fui bloqueado.

  13. Mascarenhas says:

    So questao de tempo para que o Ipad PRO e o macbook pro sejam a mesma coisa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.