HTC Magic – A magia negra da HTC
Ecrã e interacção com o Android
Ao nível do ecrã a HTC deu-se ao trabalho de desenvolver um display resistente ao toque e, esperemos, a outras adversidades do dia-a-dia. Isto porque só poderá interagir com o Magic através dos seus dedos. Canetas para input que os dispositivos Windows Mobile já nos habituaram não entram, pois o Android foi concebido para aceitar o input dos seus dedos de uma forma quase perfeita.
Reparou que referi "quase perfeita"? Sim, porque um dos fortes do HTC Magic é também o seu calcanhar de Aquiles, o seu teclado virtual. Passo a explicar, a HTC desenvolveu para o Android um teclado virtual (o Smart Dialer) absolutamente soberbo. Ao tentar marcar o número de telefone, devido ao teclado ser bastante grande permite-lhe realizar esta tarefa tecla a tecla facilmente com o seu dedo polegar. Neste aspecto não sentirá falta de um teclado físico.
O calcanhar de Aquiles reside no outro teclado virtual de sistema em que, embora seja fácil de usar, as reduzidas dimensões das teclas, a meu ver, são susceptíveis a enganos e de uso quase impossível por parte do polegar (e eu nem tenho os dedos muito largos). Claro que com um pouco de treino e tendo-se ao dispor um teclado QWERTY, será um bónus bastante apetecido pelos utilizadores de chat, sms ou micro-blogging.
Descrição da versão incluída do Android
Embora a HTC tenha feito algumas pequenas alterações no Magic, a plataforma mantêm-se com um aspecto e funcionalidade praticamente igual ao Android padrão do projecto da Open Aliance Handset fundado pela Google.
Talvez por não possuir uma camada superior e pesada de software para a interface com o utilizador, se note uma invulgar rapidez e fluidez na invocação dos menus e aplicações nativas do Android. Aliás, não o poderia deixar de ser, devido ao facto de ser baseado numa solução de sucesso GNU/Linux + Java.
Os Google "fan boys" irão com toda a certeza vibrar de alegria, devido ao facto de terem ao seu dispor serviços como Gmail, Maps, Picasa, Talk e YouTube. Este serviços são presenças obrigatórias em qualquer sabor do Android (não tivesse este originalmente sido concebido pela Google) e esta versão personalizada pela HTC não é excepção.
Destes serviços destaco em especial a magnífica integração do Google Maps na plataforma Android, especialmente a sua integração com o serviço de geo-referenciação disponibilizado pelo sistema de navegação GPS.
Gostei particularmente da funcionalidade de geo-referenciação pessoal, que aliás é bastante útil e permite, para efeitos de segurança, que qualquer pessoa possa facultar os seus dados referenciais, de forma a ser facilmente localizada caso suceda algum imprevisto.
Um grande inconveniente que eu creio que apenas se irá manter durante os primeiros modelos de dispositivos Android, é a ausência de tradução dos menus e principais aplicações para o Português. O mesmo acontece na escrita de mensagens usando o teclado virtual, que actualmente não suporta o dicionário de Português para escrita inteligente de mensagens, dotando as mesmas com a capacidade de auto-complete.
Aliás, por omissão o auto-complete é usado para palavras em Inglês, o que irrita um pouco devido à tentativa constante do sistema auto-complete tentar substituir uma palavra correcta em Português por uma em Inglês. Claro que este mecanismo pode ser desactivado através das opções gerais disponíveis na tecla Menu e por isso, foi algo que fiz logo no início e que aconselho vivamente aos nossos leitores que comprarem este dispositivo, pelo menos enquanto não estiver disponível um dicionário em Português.
Deixo para o fim a cereja no topo do bolo: refiro-me ao Market. É um recurso precioso, para poder personalizar o seu Magic ou completar o leque de funcionalidades das aplicações existentes no Android.
Poderá encontrar um leque variado de jogos, puzzle, arcade ou jogos de acção, a escolha é grande, embora haja um caminho a percorrer ao nível da qualidade e quantidade dos títulos disponíveis. Um dos jogos que marcou logo presença no HTC Magic foi uma variante do clássico FPS, Doom (das várias existentes).
Ao nível das aplicações disponíveis, o leque é enorme, a selecção de aplicações vai desde a categoria de aplicações do ramo financeiro, até ao entretenimento passando pela obrigatória categoria de produtividade. Poderá encontrar em algumas destas secções widgets, toques polifónicos, leitores multimédia, clientes de IM, redes sociais ou Twitter, a lista arrasta-se por aí em diante.
O seguinte vídeo permite-lhe demonstrar algumas das características que referi anteriormente.
Vídeo de demonstração:
Considerações finais
Existe de facto uma certa magia por detrás do HTC Magic, ora vejamos:
- Construção de qualidade semelhante aos restantes modelos da HTC.
- É agradável e sóbrio à vista (embora estes sejam sempre critérios subjectivos)
- É rápido, fluído e de fácil na navegação e faz ainda uma magnifica gestão das aplicações em memória reduzindo a degradação de performance.
- É Software Livre dando a liberdade a todos os utilizadores que acham que não é só de Apple e Microsoft que é constituído o mercado.
- Integração perfeita com serviços Google.
- Extensibilidade elevada devido às várias aplicações e jogos gratuitos que estão disponíveis no Google Market.
Contém também aspectos menos positivos:
- Embora o hardware do HTC não seja um impedimento à boa navegação verificada, o HTC Magic poderia ter melhores características como por exemplo um melhor processador e/ou mais memória RAM à semelhança de alguns smartphones de outros fabricantes do mesmo segmento.
- As dimensões das teclas do teclado virtual são modestas exigindo algum hábito por parte do utilizador.
- Não existe tradução ou qualquer dicionário de dados em Português para suporte de escrita e correcção de mensagens pessoais bem como a ausência da língua de Camões na tradução generalizada do Android.
- A navegação poderia passar menos pelas teclas do hardware.
Depois de pesar os prós e contras vale a pena adquirir este dispositivo em relação aos outros dispositivos que não possuam o Android? Vale... A questão é... quando?
Sem dúvida, o utilizador padrão ficará muito bem servido com Android e com a sua integração com os serviços Google; neste ponto por exemplo o Android é imbatível em relação a outras plataformas. Mesmo ao nível tecnológico e de tarefas passíveis de serem realizadas, quando comparado com os seus rivais nas plataformas móveis, o Android não fica atrás. O hardware do HTC mostra-se também capaz de correr fluidamente esta plataforma open source. Deste ponto de vista vale bem a pena comprá-lo brevemente...
Caso o utilizador não consiga viver sem o seu sistema em português e tenha necessidade de um dicionário da mesma língua para a ajuda na troca de mensagens e mesmo assim queira um smartphone Android, o melhor será mesmo esperar até que sejam lançados os Language Packs e dicionários de Língua Portuguesa (mais dia menos dia isso irá acontecer) de forma a que possa adquirir na altura este ou outro smartphone Android devidamente "localizado".
Independentemente da sua situação e de quando pretende adquirir um dispositivo Android, saiba já que a navegação moderna que se repercute no arrastar do dedo em qualquer aplicação para fazer scroll, ou a possibilidade de ter uma "área de trabalho" alargada na Home (paradigma idêntico ao da Home usado em Linux), trazem de uma forma inteligente alguns dos princípios dos ambientes gráficos presentes nos computadores pessoais aos dispositivos móveis, concebendo-lhes uma navegação moderna e em alguns aspectos inovadora.
Embora o HTC Magic não seja o smartphone mais caro do mercado quando comparado com outros dispositivos semelhantes sem Android, não estará certamente ao alcance da carteira de todos os portugueses.
Esperamos assim que outros modelos como o Samsung Galaxy e HTC Hero venham vulgarizar, e por consequência baixar o preço, de dispositivos móveis com Android no nosso país e corrigir pequenas arestas que este ainda tenha por limar. Até lá não deixamos de saudar a grande aposta da TMN em trazer o primeiro telefone Android a Portugal.
1 2
Este artigo tem mais de um ano
Então e o que dizes da qualidade de imagem entre outras coisas…
Para mim, este tipo de telemóveis são um pouco frágeis para o meu trabalho. Talvez possa chamar a isto, telémovel de fim de semana (para mim claro.
Abraços a todos
http://do-nariz-a-boca.blogspot.com/
Acho que ainda está pouco polido. Além disso não acho um aparelho bonito, porém mais agradável que o primeiro, G1.
Outro ponto completamente desconcertante é o facto de que, dado que o aparelho contém um SO livre, o utilizador não está a comprar o SO. No entanto repare-se que a TMN vende-o ao preço dos outros Smartphones com Windows mobile. Ou seja, Android deveria ser sinónimo de poupar uns cobres, assim como Linux, porém a TMN aproveitou-se do “hype” para poder encaixar uma margem de lucro maior do que aquela que consegue obter com terminais WM.
Parabéns pela análise Rui. É muito agradável ver o Pplware a cobrir a introdução de gadgets no nosso mercado.
Ora nem mais…estes srs da TMN…
Não são os Srs da TMN mas si os Srs da HTC que continuam a vender ás operadoras os seus equipamentos a preços muito elevados.
… e Vodafone
“Navagabilidade”
Não será Navegabilidade ?
(Sempre a opinar estes gajos pah!)
Bom post. Quando estiveres farto do HTC podes mandá-lo cá pra casa 😀
Abraço.
Peço desculpa, o erro até foi meu, os dedos fugiram! 😛
Corrigido.
Fogo… e eles não trocam o Omnia pelo HTC Magic? 😀
eu tenho um htc magic se quiser eu posso trocar o meu magic por teu omnia.
Boas..
Boa avaliação…mas penso que ainda é cedo para um investimento neste equipamento, eu preciso de fiabilidade e vou esperar pela imposição do Android relativamente à concorrência.
Uma pequena nota…um erro num dos tópicos “Navegabilidade”
Cumprimentos e continuação de um bom trabalho!
Já dei o que tinha a dar para PDA-phones, windows mobiles e touch screens. Passei um inferno de incompatibilidades e baterias a durarem menos que 24 horas. Voltei ao telemovel KISS (keep it simple, stupid!) e tenho um PDA para outras coisas.
Eu estou prestes a meter-me pela 1ª vez no mundo que acabaste de deixar, com um Diamond. Vamos lá ver se me adapto 😛
Não te iras arrepender. É um bom modelo sem duvida alguma.
Estabilidade é com Windows Mobile. Symbian é só para jogos cada vez mais…
Windows Mobile estável!
Em que planeta?
Já que aqui é comentado/analisado o modelo da TMN permito-me dizer que o preço pedido por esta, considerando que o SO é gratuito, é, para dizer pouco, escandaloso!! Devia custar, no minimo, menos 100 Euros já que não tem custos de SO, tem maiores dimensões e menos caracteristicas que os modelos de referência da mesma marca.
Se bem que concorde que o preço é, no mínimo, proibitivo para muitos, e ridiculamente caro para outros, não é tão linear como o fazes parecer.
O Android é grátis e open-source para que quiser chegar lá e fazer download, mas o mesmo não se verifica para a HTC, que paga certamente para o fazerem funcionar correctamente com o seu dispositivo (personalização do Android).
O Hardware também é muito bom, e isso tem custos.
No entanto, acho que mais de €250 é “esticar a corda”, mas também o fazem com todos os PDA’s, não o fazer com este era uma (boa) incoerência…
Finalmente Android em Portugal!! Quando se divulgar mais vai ficar melhor ainda!!
A única chatice é a autonomia a meu ver que não é grande. Mas penso que isso acontece em todos os PDAs
O GoogleMarket está as moscas.
Preciso de software pra ligar à plataforma do Outlook, até lá ficome pelo Symbian.
Podes ligar através do Gmail e fazer a migração para a tua conta GoOgLe(apesar de apenas disponibilizar em formato CSV – logo perdem-se fotos e outros elementos multimédia).
Aqui no serviço utilizase Outlook, a necessidade é mais para sincronizar o calendário e os contactos.
Alias para o email utilizo IMAP.
Num post abaixo já indicaram que suporta o ActiveSync, que é o que utilizo actualmente.
Pode ser que esta versão do ASync até sincronize Tarefas.
Cumps.
hmmm n tem teclado fisico??
se n, prefiro o Palm Pre
Isso dos teclados fisicos é que para mim é muito importante. Utilizo muito o telemovel para escrever sms, e com esses teclados virtuais….
http://do-nariz-a-boca.blogspot.com/
Eu tenho e uso acerca de duas semanas, é muito leve e prático, software bastante fácil e intuitivo de usar. Ao nível de bateria fica um pouco a desejar, pq 3 dias é muito pouco comparado com outros telemóveis, e smartphones.
No teclado é fácil de usar, pensava que ia ter problemas mas não, super fácil.
Estou super contente com o MAGIC
Como o Nuno e o Filipe disseram: é caro e é ridiculo -na minha opiniao- que a TMN vá lançar um telemóvel baseado num SO que NAO tem Português!
Ora se o primeiro aspecto (preço) nao se compreende pelo facto de ser um SO novo, ainda pouco polido e com fraca penetrancia no mercado e custar o mesmo que outros já com muitos anos no activo, já o segundo aspecto (falta de Português) dá imediatamente direito a nega directa.
Se há coisas que não suporto são: falta de Português; tentarem aldrabar dizendo Português mas sendo Português (Brasil). Nao sao iguais e eu sendo Português Portugal, exijo Português de Portugal.
Apoiado.
Já que falas nisso, nada me mete mais nojo do que entrar no youtube e aquilo estar predefinido para:
Local – Brasil
Idioma – Português (Brasil)
Estão a destruir a nossa língua e eu a ver… :X
Ridículo e sem propósito este comentário !
“O português de Portugal é diferente do português do Brasil, assim como o português do Cabo Verde é diferente do português de Moçambique, e não é nenhum acordo lingüístico que vai mudar isso. Estamos falando de culturas diferentes, de povos diferentes e de situações sociais diferentes.” fonte: http://www.lendo.org/preconceito-linguistico-brasileiro-nao-sabe-portugues-so-em-portugal-se-fala-bem-portugues/
“Estamos falando de culturas diferentes”
Logo vi que eras brasileiro, é que não percebes-te onde queria chegar. Mas eu vou-te explicar como se fosses muito burro. O youtube tem inglês UK e inglês US certo? Embora haja menos utilizadores do UK do que dos USA eles mantiveram as duas línguas. E porque não o fazem em relação ao PT-PT e PT-BR? Não acho justo terem uma língua que não passa de uma derivação e não terem a língua de camões! Ou achas que os ingleses iam gostar de visitar o youtube se eles só tivessem EN-US? Pá, um concelho, antes de fazeres comentários ridículos lê bem…
Conselho é com “s”.
Android good.. esperemos melhoramentos de hardware… mas tem futuro sim senhor.
é o mais próximo concorrente ao iphone 3GS sem duvidas.
————————–
http://www.win7.com.pt
Muito bom artigo! Só gostava que tivesse mais informação acerca da interacção com o computador, para ‘backups’, sincronização de dados, etc!
Uma curiosidade, a função de ‘browser’ do Android baseia-se no Chrome!?!?
É tudo muito bonito, e até me parece uma boa aposta, mas para o mundo profissional falta uma avaliação importante: Sincronização com Outlook.. Pessoalmente não sei se sincroniza, e caso o faça duvido que o faça correctamente, pois se nem os equipamentos com PalmOS e Symbian têm compatibilidade total, duvido que este o faça.
Abraços.
boa review ! ainda bem que nao esconderam os aspectos negativos so por que vos deram a oportunidade de experimentar um novo gadget !
parabens
Um Pda é muito útil, dá para organizar muita coisa, e eu como feliz possuidor de um HTC Diamond, não me desfazia dele agora nem por nada.
Como foi dito o problema e a bateria, mas pelo preço que paguei pelo meu, a preço de chuva, com a diferença do custo real deste posso comprar baterias de alta capacidade, aumentando a autonomia dele.
Não sei como anda, mas já é possivel sincronizar com o outlook em android? Pelo menos a alguns tempos havia stresses, e por isso que eu gosto de WinMo, sincroniza bem com todos os meus PC’s de casa, e na realidade, tenho um monte de aplicações uteis, e aguardo ansiosamente pelo lansamento do market para WinMo, para ver se da um impulso agora a plataforma Win Mobile.
É bonito de ver competitividade, mas no fundo faz tudo mais do mesmo, para quem não quer joguinhos, todos os PDA’s tenham o SO que tiverem, são optimos, é tudo uma questão de gosto.
Não e por nada mas o meu diamond é mais bonito 😛 e do novo nem se fala…
Sim é possivel sincronicar é compativel Active Sync e Exchange tecnologias suportadas pelo Outlook.
Quanto ao teu ser mais bonito são gostos.
Eu acho este modelo bastante bonito e com construção equivalente ao nível de qualidade dos restantes modelos HTC 🙂
O problema não é ao nível de construção nisso eu não duvido da sua qualidade, estamos a falar da HTC, que nos brinda com bons aparelhos, mas acho mais bonito o HTC Hero, ou o novo Diamond 2, respectivamente Android e Win Mo, e não é que ache este feito, mas não e tao vistoso, como esses ou na minha opinão o Touch Pro, ou o Diamond mais antigo, acho este muito semelhante ao Touch original, que não gostava nada, talvez seja por isso que nao me cativa.
De qualquer das maneiras que venha ele, eu para testar android estou a espera que criem uma rom para o HTC diamond,e é que ja estão a trabalhar nisso, o problema são as drives, mas com o lançamento sucessivo de novos equipamentos pela HTC com android pode ser que consigam avançar e criar algo altamente funcional, para estes equipamentos não nativos Android, pois há qu eexprimentar primeiro e só depois falar mal do que tem de ser XD.
PS: agora que tou a ver, o Diamond2, e o Hero são semelhantes so muda o SO, boa aposta da HTC…
Gosto de tudo neste telemóvel menos o facto de o ecram de ser de baixa resolução e não gravar video.
Já viram o exclusivo TMN do Samsung Jet? Processador 800 mhz e ecram de 16milhoes de cores Amoled?
https://pplware.sapo.pt/2009/07/06/review-samsung-jet-s8000/
Que venha os livres de operador. Ter uma maquina destas “agarrada” a um operador não me dá jeito. Actualmente com o wm já utilizo vários serviços da google, como calendário, contactos por exchange e mail por imap
Até lá, o meu velhinho trinity ainda dá conta do recado. Não tão rápido, mas é o que tenho. Ainda hoje o encontro em algumas lojas e fico parvo com a chulice, mais de dois anos do seu lançamento e ainda o vendem por mais de 500€
Grande sortudo Rui, privilégio poder testar este bichinho, e desde já o agradecimento pela “review”.
Gosto da HTC, primeiro porque tem de facto pda’s e smartphones de grande qualidade, depois porque deve ser a marca que mais tweeks permite, pelo menos o pessoal da Xda-developers (perdoem qualquer erro) adoram “mexer” neles e nós agradecemos.
Quanto ao Android, desconheço o que de novo já terão desenvolvido para ele.
E francamente, também acho caro. Vodafone e TMN parece que ‘combinaram’ o preço. Que ainda assim, parece ser o mais em conta em relação a outras lojas. Para já. Mas, como vem sendo hábito, é enquanto novidade. O Natal trará boas promoções em princípio.
Pronto, para já fico-me apenas pelo desejo em tê-lo.
Já temos Androids…
http://do-nariz-a-boca.blogspot.com/
Eu já tive quase tudo que é PDAs Windows Mobile (WM2003, 5.0, 6.1, 6.5) e tenho acompanhado o Android v1.5. O Android de base nao faz sync com o Outlook *mas* as versoes da HTC sim pelo que aqui estao safos. O problema é que o Android ainda engasga muito em Flash e videos.
Também já utilizei S60 v3 e agora v5 e continuo a dizer: no meio de tudo e apesar de (ainda) nao suportar Flash não há nada como um iPhone 🙂
Fico à espera de ter uma óptica de jeito (qualidade e resolução)
Dicionários português + inglês
Nessa altura compro (se o meu HTC TyTN, quase com 3 anos, aguentar até lá…)
Caros pensem bem no que se vão meter antes de comprar este “MACHIBONGO”.
1º) Esta Máquina é distribuida em Portugal pela Mdevices e não pela HTC.
2º) O suporte técnico é feito por alguém tão incompetente como os primeiros, Arvato Services, só disponivel no Porto e com um pequenissima loja de atendimento ao público, de realçar que ainda nem sequer tiveram suporte por parte do fabricante.
Good Luck.
Isto nem seker da para fazer uma video-chamada! valhame o meu nokia n70 de a 5 anos!
sim, de facto as video chamadas sao a coisa mais importante e utilizada do mundo! foram um sucesso e toda a gente as faz!
…
santa ignorancia
Caso nao saiba ha muita gente k usa tarifarios como extravaganza, tag e moch e portanto com estes podem fazer videochamadas entre o mesmo tarifario k nao pagam mais por isso.
Boas pessoal..
comprei este telemóvel na TMN e primeiro dia estou muito contente com o telemóvel apesar de ser um choque para quem usa nokia há 8 anos.tenho tentado e tentado e não consigo ligar-me há rede wireless (dá sempre ‘a ligar’ e não passa disso) e também não dá para desligar a net da TMN e sempre que abro alguma coisa ele nem perguna e vai logo à net.alguém me sabe resolver estas questões??
obrigado e PPL rules!!
Parece ser um optimo aparelho mas como uns dias antes a tmn meteu a venda o samsung i780 a 199 euros no site é o que eu possuo neste momento. Bom bom era meter o sistema android aqui no samsung.
tenho um e já tive um iphone este para mim é melhor em tudo…! e mais pequeno! 😀 para quem tem gmail é optimo!
Tive o HTC Magic (branco, Vodafone ES) durante duas semanas no mês de Junho, aqui em Espanha, e passado uma semana comecei a notar alguns problemas quanto a performance do sistema face a memória reduzida da versão Operadora (192mb RAM) que a versão OEM (288mb RAM) o que, para mim, foi mais do que suficiente para devolve-lo.
Já estive a experimentar o HTC Hero e o Samsung Galaxy e fiquei com a mesma sensação. Acho que a HTC entre outros fabricantes e as operadoras andam a fazer estes acordos comerciais, vendendo gato por lebre. O Samsung Galaxy peca por ser (na minha opinião) feio. Tem qualquer coisa de… inestetico. O Hero… hmm… cobertura de teflon… mete o iPhone a um canto.
Bem, quanto ao Magic, basta instalarem uma mão cheia de apps do Market Place, reiniciar o Magic, correr o Google Maps e depois ver que ao passar dos tempos ele começa a arrastar-se em tudo, inclusive no home menu e ao fazer shift de screens.
Por agora, aguardo pacientemente pelo Sony Ericsson “Rachael”, juntamente com o Huawei U8220, Samsung InstinctQ, Motorola Morrison ou o belissimo Motorola Sholes.
Se precisarem de alguma ajuda com o vosso Android, têm sempre o site/forum http://phandroid.com e se quiserem instalar custom firmwares têm o forum http://forum.xda-developers.com/index.php
Um abraço a todos. Tenho saudades de Portugal. 🙂
BOas…
Tenho andado nas últimas semanas a ver Smartphones. Ando indeciso entre o HTC Magic e o Samsung JET.
Alguém daqui me sabe dar uma boa razão para escolher o Magic e não o JET?
Alguém me sabe dizer se o HTC Magic traz stylus?
Penso que não, é sensível apenas ao toque.
O HTC Magic tem um teclado pequeno, mas isso não dá para substituir pelo outro bem melhor chamado swift ou lá o que é?
Tendo em conta o seu preço na TMN: 120€, acham ainda uma boa compra ou há algo melhor por poucos euros extra?
PS: O Magic lê documentos pdf/word/excel/ppt?