NFC na sua mão… literalmente!
São muitos os serviços que têm sido lançados e que utilizam a tecnologia NFC, sendo até uma das tecnologias mais badaladas na comunicação social nestes últimos tempos.
O reconhecimento desta tecnologia tem vindo a crescer devido ao facto de as grandes empresas mundiais de tecnologia a utilizarem nos seus produtos, como é o caso da Apple e do Apple Pay, que permite aos utilizadores efectuar pagamentos com o seu telemóvel através desta tecnologia.
E se juntarmos a esta conversa os implantes? Confusos?
É muito simples, num procedimento que muitos apelidam de interessante, enquanto outros apelidam de louco, um homem decidiu implantar na sua mão, entre o dedo polegar e o dedo indicador, um chip NFC. E analisando todo este processo, é surpreendente a facilidade na aquisição de todo o material necessário para o procedimento.
Todo o material utilizado foi adquirido através da empresa Dangerous Things por apenas 99 dólares e consiste num chip RFID 13,56 ISO14443A e NFC tipo 2 NTAG216 que é envolto num vidro cilíndrico biocompatível com dimensão de 2x12mm. Além deste material, no kit é fornecida a seringa, luvas e todo o material médico necessário.
Tornando, desta forma, todo o procedimento seguro e garantindo a compatibilidade com todos os dispositivos que utilizam esta tecnologia. No entanto, mesmo sendo um procedimento muito simples, rápido e quase indolor, o implante não deverá ser colocado por qualquer pessoa, devendo ser escolhido um profissional capacitado para a função.
Será este homem um Cyborg?
Segundo este homem, o seu objectivo não é tornar-se um Cyborg. Tendo feito este procedimento devido pelo grande fascínio que tem pela tecnologia mas principalmente pela tecnologia interligada com a vida, neste caso mais precisamente com o corpo.
Afirma que o procedimento pode ser visto como um Wearable, sendo um pouco diferente dos tradicionais, pois este é um Wearable semipermanente. Com este procedimento, o homem quis juntar duas das suas maiores paixões, a tecnologia e a modificação do corpo (tatuagens, piercings, etc), sendo esta uma boa maneira de interligar esses interesses.
O implante do chip
Esta foi a parte mais difícil de todo o procedimento, encontrar pessoas na indústria da modificação do corpo que estivessem interessados e que fossem capacitados para fazer este implante. Segundo o homem, este é um procedimento que para ele é difícil recomendar às pessoas pois exige muita reflexão e certeza quanto ao que se quer fazer.
Durante anos foi lendo sobre procedimentos semelhantes, mas nunca tinha avançado com a ideia, talvez porque não quisesse fazer pesquisa sobre o assunto ou mesmo porque o potencial uso seria limitado. No entanto, decidiu fazer uma pesquisa a fundo que o levou ao encontro da Dangerous Things, que comercializa um kit com todo o material necessário para o implante.
Depois de adquirir o kit, entrou na parte mais difícil do procedimento, encontrar alguém qualificado para fazer o implante. Depois de muito procurar, acabou por encontrar um médico que, embora nunca tenha implementado um chip NFC, aceitou fazer o implante. Há que referir também que toda a documentação fornecida pela empresa Dangerous Things ajudou neste procedimento.
Este foi um procedimento rápido, fácil e quase indolor, apesar do grande tamanho que a agulha apresenta. Tendo até demorado mais tempo a preparar o local do implante e a limpar a mão do paciente do que propriamente a realizar o procedimento.
A Recuperação
O processo de recuperação é muito simples e rápido, assim como o implante. Na recuperação não existe um processo de cicatrização. Embora a agulha seja provavelmente uma das maiores agulhas que alguma vez viu, o procedimento é apenas isso, uma picada de uma agulha, não havendo a necessidade de fazer cortes ou de colocar pontos.
No final do procedimento, vai ficar apenas com uma marca vermelha no local onde o chip foi implantado, que no caso deste senhor desapareceu passado um mês. Após esse mês, o homem afirma que não sente qualquer diferença no seu corpo, sendo que na sua mão apenas ficou com uma pequena marca clara, podendo desta forma sentir o chip sob a pele.
Colocar o Chip a Funcionar
Este homem até agora tem utilizado o seu chip em funções muito simples como, por exemplo, garantir a segurança do seu telemóvel. Utilizador de um Motorola Moto X, utiliza o seu chip em conjunto com o Motorola Skip para garantir o acesso seguro ao seu dispositivo.
Quem não utilizar o Motorola Moto X, ele aconselha a utilização da aplicação NFC Secure Unlock disponível na Google Play.
Completamente recuperado do procedimento, o homem está agora a explorar outras opções, pretendendo passar a abrir a porta da sua garagem ou até desbloquear o seu carro através do seu chip. Estando mesmo a pensar implantar um outro chip na sua mão direita.
Qual foi, afinal, a sua motivação para a implementação?
“Satisfazer a minha curiosidade!”
Foi esta a resposta deste homem a esta questão, afirmando mesmo que mostrar às pessoas como pode desbloquear o seu telemóvel tornou-se um truque muito divertido.
Com certeza que, como este homem muitas outras pessoas no futuro vão pensar e realizar implantes como este, mas será correta a realização destes implantes? Não estarão as pessoas a tentar levar a tecnologia mais longe do que deveria? São muitas as questões que este procedimento levanta.
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: Connectedly
Fonte: Connectedly
Mcdonals do nortshopping ja tem o sistema pronto a funcionar! Falta ficar disponivel para Portugal heheheh
Reino do Anticristo à vista. O próximo vai botar na testa!
Esta tecnologia aplicada no mundo da prostituição, já não havia cliente que fugisse sem pagar! eheh
Não levanta qualquer questão ética nem mesmo se é correto ou errado.
Foi uma opção pessoal tal como seria qualquer tatuagem, piercing ou implantes para modificar o corpo. É uma questão de gosto e é muito pessoal.
Ninguém questiona se é correto aquela pessoa que só se veste de preto, ou aquela pessoa que fez uma crista moicana. São coisas diferentes eu sei, mas há 20 ou 30 anos era tão diferente, tão fora do normal que muitos se questionaram se era correto.
Enquanto as coisas forem uma opção da pessoa em causa e não uma obrigação por parte de um qualquer governo não há nenhum tipo de implicações éticas ou de qualquer outro tipo.
Agora quando um governo obrigar as pessoas a usar implantes para identificação, tracking, pagamentos, etc… aí sim, há implicações éticas… e problemas bem mais graves.
Concordo completamente.
“O truque não é obrigar as pessoas. Se as obrigas elas nunca estarão em sintonia com o que queres fazer. O truque é ser opcional. É deixar que sejam as pessoas a escolher. Um dia um, no outro 5, na semana seguinte 500. Opcional. Nunca ogrigatório. As pessoas devem sempre pensar que a decisão é delas para que façam as coisas de livre vontade.”
Isto foi retirado de um livro antigo onde colocavam a ideia de ter implantes para localizar pessoas em qualquer lugar em tempo real para fins de controle de multidão/quebra de privacidade. E foi a primeira coisa que me lembrei quando li a noticia. Opcional. Até ser uma coisa normal e ser estranho não o ter.
Isto num ano em que as Pedras Guia da Georgia foram actualizadas com um bloco a dizer 2014, o ébola mais um VIP americano a falar em população a mais e que é importante existir controlo de números de população….
Prevejo tempos negros e para lá caminhamos como ovelhas….
Funcionará no meu Nokia Lumia?!?
Microsoft Lumia*
como é que se consegue abrir uma porta ou acender uma luz com NFC? Existem à venda fechaduras e interruptores já com esse chip?
Já existem soluções com NFC sim. Mas o futuro é para aparecer mais inovação nessa área, quando digo o futuro, refiro-me dentro de poucos anos.
Ja eu, fora do pais com o velhinho s3, copiava passes d ski mirafare. n sei ate q ponto essa tecnologia nfc é segura.
Mas os chips NFC são únicos? Não posso copiar o chip dele? Alguém pode dar umas luzes sobre isto?
Alguém lhe implante um cérebro…
Isso é a “marca da besta”. Não sou religioso, mas sei que está escrito na bíblia. Impressionante como as profecias batem certo.
Aonde que a Bíblia cita implante de chips em seres humanos?
Em portugal tambem já foi feito.
http://p3.publico.pt/vicios/hightech/12971/tiago-tem-tudo-o-que-gosta-no-coracao-gracas-um-chip