Enviámos uma mensagem para outro planeta que “pode ter gente”
Ter "gente" noutro planeta é sempre um subjectividade dificil de imaginar, contudo, os astrónomos do METI (Messaging Extraterrestrial Intelligence) enviaram uma mensagem de rádio para um sistema estelar vizinho que contém um exoplaneta potencialmente habitável.
Está lá, estão aí aliens? Se estiver alguém o mais certo é que só daqui a cerca de 25 anos recebamos a resposta. Mesmo estando próximo este exoplaneta, ainda demorará receber a resposta.
Alô, está aí alguém?
A equipa do METI enviou uma mensagem que inclui um "tutorial" científico e matemático, bem como 33 composições musicais curtas de artistas da comunidade Sónar. A equipa transmitiu esta mensagem em código binário em duas frequências de rádio diferentes, no passado dia 16, 17 e 18 de outubro, recorrendo a uma antena de rádio da European Incoherent Scatter Scientific Association (EISCAT), equipamento com cerca de 32 metros de largura, situada em Tromsø, na Noruega.
Esta mensagem para o GJ 273b tem como objetivo uma resposta, que dada a proximidade deste exoplaneta do nosso planeta Terra, poderá chegar em menos de 25 anos.
Eu acho que este é um resultado improvável, mas seria bem-vindo.
Referiu Douglas Vakoch, presidente do METI, uma ramificação da mais famosa organização SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence).
A estrela-alvo é a GJ 273, também conhecida como a estrela de Luyten, uma anã vermelha na constelação do norte de Canis Minor, que está "apenas" a apenas 12 anos-luz de distância. Em março deste ano descobriu-se que esta estrela tem dois planetas. Um deles, conhecido como GJ 273b, orbita dentro da "zona habitável" da estrela e dadas as condições poderia abrigar água líquida e talvez a vida.
Aniversário da primeira mensagem
Esta mensagem foi enviada no aniversário da “mensagem de Arecibo”, que foi uma transmissão de rádio feita em 1974 com destino a um grupo de estrelas distantes. A mensagem de há 43 anos continha informações sobre os planetas do nosso sistema solar, a estrutura do DNA, um desenho de um ser humano e outras informações básicas sobre a Terra e os seus habitantes.
Agora, a nova mensagem - transmitida então a partir da Noruega, foi enviada durante cerca de oito horas num período de três dias, no passado mês de outubro. Uma mensagem mais simples e que pode ser mais facilmente entendida, diz Vakoch.
Qual o conteúdo da mensagem?
Visto que o extraplaneta tem uma compreensão de tempo semelhante ao nosso, um habitante desse mundo irá receber e, supostamente, perceber uma mensagem que contém informações sobre contagem, aritmética, geometria e trigonometria. Inclui ainda uma descrição das ondas de rádio que carregam a mensagem, bem como um tutorial sobre relógios e cronogramas, tudo para facilitar a compreensão do que é transmitido.
Qual é o objetivo desta transmissão?
Embora a mensagem tenha sido concebida para provocar uma resposta de uma civilização avançada inteligente que viva no GJ 273b, o principal objetivo ao enviar a comunicação envolvia a criação de uma base para o futuro, disse Douglas Vakoch.
É um protótipo para o que eu acho que provavelmente precisamos fazer 100 vezes, ou 1.000 vezes, ou 1 milhão de vezes. Para mim, o grande sucesso do projeto virá dentro de 25 anos se houver alguém que se lembre de procurar [uma resposta]. Se pudéssemos conseguir isso, seria uma mudança radical de perspectiva.
Somos inconscientes?
A ideia de enviar mensagens intencionalmente para o espaço sempre foi controversa, mesmo dentro da comunidade SETI. Uma questão que está longe de ser clara é quem deve falar pela humanidade. Outra preocupação é o perigo potencial de chegar aos extraterrestres.
O físico Stephen Hawking e outros alertaram contra as possíveis repercussões de encontrar uma civilização alienígena - observando que tal civilização quase certamente será muito mais antiga e muito mais tecnológica do que a nossa.
98% dos astrónomos e investigadores da SETI, inclusive eu, pensam que o METI é potencialmente perigoso e não será uma boa ideia. É como gritar numa floresta antes de saber se existem lá tigres, leões, ursos ou outros animais perigosos.
Refere Dan Werthimer, investigador do SETI na Universidade da Califórnia em Berkeley.
Ainda vivemos numa relatividade de tempo, de distância e de deconhecimento dos "outros mundos". Quanto mais conhecemos do Universo mais descobrimos o quanto desconhecemos.
Este artigo tem mais de um ano
Concordo inteiramente com o Stephen Hawking. Não é seguro abordar este tema com tanta leveza. Lembrando que a terra tem “apenas” 4 mil milhões de anos, é fácil deduzir que existem planetas mais antigos e mais distantes e com talvez até, maior taxa de incidência de vida inteligente.
Sinal wow! rings a bell?
Stephen Hawking pensa como um ser Humano e não como outra espécie de outro sistema estrelar.
Mas essa ” gente ” quererá falar connosco ?
Vão receber uma resposta semelhante a esta:
«500 Internal Server Error, Uma equipe de macacos especialistas altamente treinados foi designada para cuidar do problema»
Eu imagino é se em vez de nos responder eles vem ca nos fazer uma visita
Com o iphone y
A pessoas que desapareceram sem deixar rasto no nosso planeta .acusando uns aos outros pela causa sem nunca se provar causa do desaparecimento sem nunca existir rasto de algo !!! alguma vez pensaram que podiam ter sido levados por outro povo extraterrestre mais desenvolvido que noz para noz estudar como somos… e ideia estupida mas pode ser real e nem imaginamos tal coisa possivel.
acho que é mesmo isso que está a acontecer. teem desaparecido coisas e pessoas, o mis certo é serem eles que estão a levar para estudar.
Oh Rocha, deixa-te de syfy e vai mas é comer nozes a ver se aprendes a escrever.
Apoiado. Deve ser de um planeta mais jovem, e como tal menos inteli…..
o sabichao vai lavar loica .. ou passas a ferro a roer unhas … triste e das pidolas de rua preso a corrente
Especialmente na China, coreia do norte e russia, os aliena não devem gostar dos portugueses senao podiam ter levado o salgado e o bava em 2005
Rocha já pensas-te em contactar um médico
Já pensas-te que talvez o gajo que te roubou a namorada imaginária foi um gajo com mais imaginação que a tua?
Imaginação cá não te falta, uma vez que “pensas-te” não existe.
Deve ser do mesmo planeta do Rocha. Planeta muito jovem. Mais jovem que a Terra.
Ponham se com essas conversas e daqui a meia dúzia de anos andamos todos com chip GPS obrigatório.
Aí está o que poderíamos chamar de o outro Mundo quem sabe!, mas quem sabe lá se este Mundo irá ter essa sorte.
Sinceramente eu acho que a nossa mensagem irá parar ao Spam…
Até admiro Stephen Hawking mas se os primeiros exploradores/navegadores fossem dessa opinião ainda vivíamos em grutas eu provavelmente na Arrábida que é uma zona que gosto tem vista para o mar.
nao me parece boa ideia.. mas… quem sou eu
basta ver o filme: Battleship :p haha vamos ser os indios ne?
No livro Sinal de Vida de Jose Rodrigues dos Santos, o tema é mesmo este. Eu recomendo a leitura. Também concordo com Stephen Hawking, somos índios ao pé de outra civilização inteligente.
Ahh boa, então pelo menos uma vez na história vamos ser considerados como o povo que vivia pacificamente em comunhão com o planeta e que foi selvaticamente atacado por alienígenas poluidores e destruidores que chegam cá com doenças intergalácticas fulminantes, passados uns bons séculos da nossa destruição a nossa filosofia de vida vai ser relembrada pelos aliens como uma espécie de paradigma de bondade, comunhão com o meio ambiente e altruísmo. Os mantras do Dalai Lama e as rezas do Papa vão ser entoadas por toda a Galáxia.
É claro que existe vida noutros planetas. Uns mais desenvolvidos que outros. Até pode ter seres inteligentes. De tanto sistemas solares existentes no universo tem que existir vida algures. O problema é a distancia entre estrelas e os anos luz que nos afasta. Somos destinados a viver sozinhos mesmo que exista vida noutros planetas. A não ser que exista algo que nos faça viajar mais rápido que a luz e conseguimos chegar a outro sistema sem bater em algum asteroide ou cometa que ande a vaguear no meio do espaço. Devíamos era chegar a acordo a nível global para ficar isento de custos todos os projetos espaciais para assim a exploração do espaço ser mais rápida. Não procurar planetas mas sim tentar nós sair do nosso para explorar o nosso sistema solar. Sei lá. Criar empresas sem fins lucrativos com exploração mineira para extrair os metais para fundição das peças para os foguetões, o combustível seu dado devido ao acordo de impostos sobre os combustíveis. Constroir uma fabrica para criação de peças eletrónicas e elétricas. espero que entendem- Tantos milhões gastos em coisas super fulas que poderiam ser canalizadas para a exploração espacial.
Pode ser um sonho meu ou fantasia. Chamem a isso o que quiserem mas devemos canalizar fundos para sair deste planeta e buscar recursos naturais fora do nossos planeta. Viver em Marte é para esquecer. Este planeta não suporta vida devido que não tem campo magnético e a sua massa não consegue reter oxigénio na fase gasosa no sua atmosfera. Os ventos solares darão cabo de tudo. No nosso sistema solar não existe planeta ou satélite que nos dará numa segunda alternativa á terra que nos acolhe. A solução e investir e conseguir dar o “salto espacial” para fora do nosso sistema solar. Como não sei!
Descobrir outros planetas com seres vivos ? Cuidem primeiro do nosso antes de se intrometer com outros .
Mesmo isso, ação e reação!!!
Tudo que se choca se rompe !!!
Porque não procuram a Deus ???
Mas então o jovem não está em todo o lado e dentro de nós? Para quê andar a procurá-lo?
Rafael estas a falar de Deus no sitio errado…
Na volta esqueceram calcular a posição do planeta daqui por 12 anos e a mensagem vai passar ao lado… 😀
Na volta usam o sistema não metrico e falham a grande haha
Caso para dizer: We are inviting u to kill our planet and extinct ur race.
Gente burra que devia se focar n o planeta em vez de andarem a investigar o q n lhes diz respeito!
A NASA e outras entidades têm tanto medo em revelar que há vida extraterrestre… até se deram ao trabalho de fazerem um estudo (de milhões..), de como essa revelação iria afectar as várias crenças religiosas no mundo! Eles já sabem tanta coisa que nós “comuns mortais” não sabemos… bem pelo menos lá vão deitando uma migalha de vez em quando para indo abrir a possibilidade ao mais retrogrado!
enviamos mensagens para outros planetas e os e.ts repondem????
eles sao superiormente inteligentes do que os humanos se eles quiserem alguma coisa conosco eles fazem contacto ou nao
Me levem daqui não aguento mais os humanos, sim sou humano, mas indo para orion eles vão me consertar, serei melhor do que sou e poderei jogar meus joguinhos sem morrer, ta parei.