Dispositivo incrível que consegue transformar poluição em energia
A poluição ambiental é um problema crescente na nossa sociedade, pese o facto de não ser notícia alarmante na abertura dos jornais pela "banalidade" que o tema se tornou. O problema é de tal forma grave que cada vez se desenvolvem mais recursos para medir os níveis de poluição nas cidades, até os mapas da Google e Apple mostram esses valores em diversas metrópoles ao redor do planeta. Sim, é grave.
Num esforço para reduzir a poluição do ar e criar energia limpa e renovável, cientistas criaram uma célula fotoeletroquímica de duas divisões que transforma o ar poluído em combustível de hidrogénio.
Combustível de hidrogénio
Cientistas da Universidade de Antuérpia e da Universidade de Leuven na Bélgica, têm uma nova solução inovadora para a poluição. Estes desenvolveram um dispositivo que filtra o ar poluído e, através de uma célula fotoeletroquímica produzem energia.
Numa das divisões da célula o ar é filtrado e purificado utilizando um fotoanode. O processo produz hidrogénio, que é armazenado por um cátodo atrás da membrana que separa as duas divisões. Este hidrogénio pode ser armazenado e, posteriormente, utilizado como combustível.
No passado, essas células foram usadas principalmente para extrair hidrogénio da água. Agora descobrimos que também é possível, e ainda de forma mais eficiente, com ar poluído
Explicou o Professor Sammy Verbruggen, autor do estudo.
Tal como está, o dispositivo é apenas um protótipo e com apenas alguns centímetros não consegue resolver o grande problema da poluição, mas a ideia parece muito promissora.
Um futuro sem poluição?
Embora este pequeno dispositivo ainda esteja longe de ser útil contra a poluição, esse tipo de inovação é a chave para o progresso. As alterações climáticas não estão a abrandar, pelo que são necessários esforços para a combater. Esses esforços que vários governos já estão a colocar em prática, como o caso da China - que embora seja um dos principais contribuintes para os gases de efeito estufa e da poluição do ar -, têm investido fortemente em energias renováveis de forma a diminuir as suas emissões.
Inovação e soluções criativas como esta célula de combustível de limpeza de ar são parte da resposta. A mudança é possível, nós apenas temos que estar dispostos a abraçá-la.
Este artigo tem mais de um ano
Fantastico. E assim volta a renovar-se a esperanca de um futuro mais promissor para o planeta e consequentemente para todos nos.
pois mas ainda há a entropia 😀
A ideia é não haver poluição! Não é poluir para gerar energia para continuar a poluir… dah
Portanto quanto mais poluir mais estou a ajudar???? 🙂
Fora e brincadeiras, concordo com o que é escrito no ultimo paragrafo, “esse tipo de inovação é a chave para o progresso”, vamos ver se isto não é o começo de algo muito positivo.
Mesmo a brincares hoje até nos “confundem”, uns dizem que de facto o aquecimento global é uma realidade… o Trump diz que não.
Sim, claro! Vitor…
Mais cego que o cego, é aquele que não quer ver!
Mas ele foi efetivamente eleito pelos americanos…
Não é só o Trump que diz isso. Há cientistas que também o dizem. Por isso mesmo já não se fala no aquecimento global, mas nas alterações climáticas.
Por isso mesmo é que se deveriam separar as duas questões – a poluição do planeta – problema muito grave e que não é só do ar, mas também de rios, mar, solos, etc. – e o outro, as alterações climáticas, que exigem medidas diferentes e de maior vulto. Meter tudo no mesmo saco faz que nem umas nem outras avancem.
Sim é isso mesmo, o Trump não tirava isso da cabeça dele, ele cita cientistas. Como referes e bem…. “Meter tudo no mesmo saco faz que nem umas nem outras avancem.”
De facto as alterações climáticas não estão a abrandar e isso deve-se ao facto de uma tecnologia criada já no tempo da Guerra do Vietname com a “Operação Popeye” e que foi massificada, e hoje é utilizada para criar chuva, ou seja, as alterações climáticas que hoje vemos!
A China já usa oficialmente à algum tempo para criar chuva em alguns locais.
Para uns é só uma conspiração, para outros é uma realidade cada vez maior!
https://psmag.com/social-justice/origins-chemtrail-conspiracy-87502
https://en.wikipedia.org/wiki/Operation_Popeye
https://www.youtube.com/watch?v=H7vjLU-KrTE
https://chemtrailsplanet.net/2015/09/19/court-orders-monsanto-to-pay-victims-of-toxic-aircraft-contrails/
Aí vem os doidinhos da cabeça.
muito bom!
ideal(ista): não poluir; realista: “aproveite-se” a poluição e faça-se algo útil (é o caso) diminuindo ou eliminando-se a mesma no processo
Hum… Interessante! Fantástico!!! No entanto… parece-me que se a ideia resultar vamos ter mais poluição para rentabilizar o negócio da despoluição. Preso por ter gato, preso por não ter… Fáz-me lembrar as farmacêuticas que não têem qualquer interesse em eliminar doenças, O negócio, o poder lucrar fala mais alto: Formulo votos para que esteja redondamento engando neste caso.
Apesar de ter toda lógica de poder vir a acontecer, não acredito que tal suceda. Estamos num bom caminho para o combate às alterações climáticas através de FER, veículos elétricos e aumento das eficiência sendo o caminho inverso impraticável!
Extrair hidrogénio do ar é mais eficiente que extrair hidrogénio da agua? WTF
Isto cheira-me a mais uma brilhante ideia das “7 irmãs”, (mais um engodo) para ver se não perdem a mama da dependencias dos combustiveis fosseis. Elas querem que os carros tenham esta especie de catalizador para assim se continuar a usar petroleo,… uma vez que limpam o CO e ainda obtem energia, podem continuar a usar motores de explosao.
Se todas as fábricas que poluem o ar além dos filtros tivessem um sistema destes para produzir energia e limpar o ar que mandam para a atmosfera era incrível! Imaginem todas as fábricas a enviar energia para a rede eléctrica, só na índia produziam energia para o mundo quase todo xD