China lança rede de comunicação quântica à prova de hackers
A investigação na área da computação quântica torna-se mais forte a cada dia que passa. Países ao redor do mundo focam-se cada vez mais naquele que é o futuro na área da informática.
É cada vez mais comum abrir as notícias e perceber que os países estão, de facto, a inovar e a trabalhar em projetos cada vez mais sofisticados. No futuro, os computadores quânticos poderão ser usados em várias áreas e revolucioná-las por completo.
Em Inteligência Artificial os computadores quânticos poderão ser usados para tornar os algoritmos de Machine Learning mais capazes e poderosos. Outro exemplo, pode ser encontrado na área da medicina. Estes computadores poderão ser usados como ferramentas de investigação, permitindo assim revelar a complexidade por detrás das estruturas moleculares.
A nova rede de comunicação quântica
Por causa do impacto que pode ser causado pelos computadores quânticos, durante esta semana, a China e a sua nova rede comercial quântica estiveram no foco da imprensa internacional. O país asiático está a fazer de tudo para ser capaz de desenvolver uma rede de comunicação segura, e nada melhor do que utilizar computadores quânticos.
Sem dúvida, a segurança fornecida por um sistema quântico é a melhor que existe no momento, o que faz o projeto chinês ser à prova de hackers que pretendam causar estragos (crackers). De acordo com as notícias locais, a rede de comunicação quântica chinesa foi instalada na província de Shandong e representa um grande passo no desenvolvimento deste tipo de tecnologias.
Segundo foi reportado, no passado mês de agosto, esta nova rede de comunicação enviou o seu primeiro sinal quântico a partir de um satélite experimental para a Terra. Nos Estados Unidos, quando o satélite foi lançado no ano passado, o Pentágono classificou esta experiência como “um avanço notável”.
Já se encontra a ser utilizado
Assim, depois das provas de confiança dadas pela primeira rede comercial privada de comunicação quântica, o sistema já se encontra a ser usado por mais de 200 oficiais e membros do governo, de acordo com uma agência de notícias chinesa.
No entanto, a dúvida em relação a como é que este sistema de comunicação futurista poderá ser usado no futuro a nível comercial continua por esclarecer, já que nenhuma informação a este respeito foi ainda fornecida.
De acordo com investigadores na área de computação quântica, os canais quânticos enviam mensagens que tiram partido de fenómenos quânticos, nomeadamente, entrelaçamento quântico e superposição. Qualquer tentativa de penetração do sistema criará distúrbios que são detetados no momento, fornecendo assim, uma segurança nunca antes vista.
Outros países, incluindo os Estados Unidos têm estado a trabalhar nas suas próprias redes quânticas há vários anos. Estes progressos apresentados são ótimos para encorajar outros a desenvolverem as suas próprias ideias. Em última instância são sempre os cidadãos os beneficiados com os avanços da ciência.
Leia ainda:
Este artigo tem mais de um ano
Guerra fria à vista?
Só um aparte fora do contexto da notícia: falam por aí que a Altice vai descentralizar os Altice Labs para Olhão. O Pplware consegue confirmar essa notícia?
acho que sim… de Aveiro lá pra baixo!
Vai correr bem, o pessoal no algarve nem servir às mesas sabe.
Skynet 1.0
Muito engraçado! Os chineses bloqueiam, censuram e controlam tudo o que o povo usa mas querem desenvolver uma rede de comunicação super segura… Talvez seja para terem a chave da porta de trás xD
Já agora, será tecnologia chinesa ou copiada?
Assim ninguém de fora controla o que eles andarem a “tramar”, talvez seja mais isso!
Actualmente os Chineses deixaram de ser os que copiam tudo dos outros, para os que desenvolvem tudo para os outros. Sao eles que desenvolvem quase tudo o que e tecnologia para as marcas cada vez menos Ocidentais. Nesse Rol nao se inclui apenas a China mas tambem outros paises Asiaticos tais como o Japao, Taiwan, e Coreia do Sul como os principais players.
Taiwan é China 😉
Taiwan R.OC. , não é um País, mas sim um Estado Chinês, em que Taipé é a sua Capital.
Em teoria Taiwan não é china, é independente, a china é que não abre mão.
Em Teoria e na Pratica, baseado em Factos Historicos, na Lei Internacional, e nos Interesses da Nação Chinesa…
Taiwan é China e Sempre foi, apesar dos EUA+Japão nunca o terem devolvido depois do fim da WWII.
Cmps,
E então? Achas mal que um país se desenvolva?
Não esquecer que a China é um país enorme (e com uma população a condizer, ao contrário da Rússia).
A Russia o País que so em Area Habitavel é 7x maior que os Estados Unidos da América, e na qual so a parte Europeia é tão Grande ou maior que o resto da Europa, e na qual so a Cidade de Moscovo, tem pelo menos o dobro das Habitantes de Portugal Continental, incluindo as ilhas…??
Éssa Russia?
Que população esperaria de um País do Tamanho da Russia?…7 Billioes de pessoas?…é que 7 billioes…tem o mundo todo neste momento…e já não aguenta tanta gente!!
João, nem todas as empresas chineseas são iguais…Neste momento as empresas chinesas, e não aquelas que so copiam e produzem, estão entre as mais avançadas do mundo.
Vais a um site que é o ALibaba e enocntras de tudo, produtos copiados e produtos que nem sonhas que existem para comprares.
P.s Podiam usar esta tecnologia para erradicar a fome no mundo e avançarem a ciencia, contudo vão usa-la para espiarem e fazerem guerra…tristes humanos
A prova de crakers isso sim. Mas a mente humana tambem evolui por isso ha de haver sempre alguem mais esperto no mundo que saiba dar a volta.
Sempre foi e sempre sera assim, nao ha nada 100 por cento seguro, e muito menos no que toca a tecnologias.
99,9% seguro se não houver comunicação com exterior lol
não, é mesmo seguro. não podes copiar estados quânticos sem destruires o estado numa das duas posições.
enquanto no sistema convencional, 0 ou 1, podes no meio copiar chaves, manipular dados, interceptar dados, sem que se saiba. Numa comunicação quântica, no momento que tentas copiar a informação é destruída porque física.
“Em última instância são sempre os cidadãos os beneficiados com os avanços da ciência.”
Like!
So mesmo em última. Porque primeiro serve os interesses da guerra e de alguns estados.
Talvez daqui a uns 80 anos seja acessível ao público em geral! Uma tecnologia de segurança só é disponibilizada para o público quando já não é infalível e o estado pode intervir. Nenhum governo quer esta tecnologia na mão de um civil…
“Em última instância são sempre os cidadãos os beneficiados com os avanços da ciência.”
Não na sociedade actual.
a malta e que não dá valor mas a China ainda se vai tornar uma potência mundial