HEXO+: O seu Drone pessoal
A moda dos drones veio e está apenas no início. Já os vemos a filmar nas mais variadas actividades, há inclusive drones ao serviço de companhia aéreas, de forças policiais e de cadeias de TV, tudo para permitir imagens de um ângulo que só as aves conseguiriam.
Onde temos visto a crescer esta moda é no desporto. Assim não era de estranhar que alguém se lembrasse de criar um drone para nos acompanhar quando fazemos exercício, a proposta que mostramos hoje vai mais além, é um drone pessoal, segue-nos autonomamente e filma a nossa actividade, chama-se HEXO+.
HEXO+ é um drone inteligente que nos segue para toda a parte e filma a nossa actividade de forma autónoma, é a era dos filmes aéreos para toda a agente.
Basicamente o projecto resume-se a criar um drone que siga o seu "dono" e que irá filmar toda a actividade recorrendo a uma GoPro. A campanha lançada no Kickstarter pretende angariar fundos para os primeiros drones e está a ser um sucesso. O objectivo era a quantia de 50 mil dólares mas hoje já têm mais de 440 mil dólares angariados, o valor pedido foi obtido nas duas primeiras horas.
Claro que este conceito de termos um veículo aéreo, não tripulado, a vaguear às nossas ordens é fascinante e até é muito útil, mas até onde estes drones têm a capacidade de decidir e avaliar o meio ambiente onde estão a voar para decidir rápido a sua trajectória e evitar colisões?
Isso foi pensado, a app para smartphone desenvolvida pela Squadrone muda toda a linha de actuação. Esta app permite que as pessoas estabeleçam regras sobre até onde pode ir o drone e em que ângulo o drone vai ficar quando o utilizador estiver a praticar patinagem, a esquiar, a pedalar ou a correr. Pode estar em modo perseguição ou mesmo imóvel.
Esta nova filosofia vai deixar marcas na industria dos filmes, vai trazer novos planos que antes eram caros de executar ou mesmo impossíveis.
Segundo os seus mentores, este drone pode voar a uma velocidade de 64 kms/h, ter acoplada um câmara GoPro e o seu peso andará pelos 3kg. Uma grande desvantagem do protótipo actual é a sua autonomia, pois só consegue voar 15 minutos.
Mas como é que o sistema funciona?
1. Enquadre a sua foto com a ponta do dedo na app
A app instalada no smartphone irá criar uma rotina e balizar o voo do drone. A interface é muito intuitiva, até porque coloca o utilizador logo com um ponto de vista da câmara aérea.
Esse modelo 3D do ponto de vista da câmara permite ao utilizador, com um toque do dedo, definir a distância entre o objecto e seu drone, os ajustes são feitos depois com o deslizar do dedo aumentando ou diminuindo as distâncias em latitude e longitude. Com 3 simples gestos irá rapidamente dar indicações ao drone como se posicionar e este vai seguir o smartphone, que está com o utilizador, para onde este for.
2. Clique no Start e veja o Drone a voar em posição definida
Depois de tudo definido na app, basta clicar em start e o drone irá pairar sobre si e seguir o objecto definido, irá identificar sempre a localização e o plano para filmar. Tudo autónomo, sem intervenção do utilizador e com uma precisão fantástica.
3. Deixe o seu drone filmar a sua actividade
O drone irá permanentemente actualizar a sua posição para enquadrar a imagem conforme o utilizador definiu. Irá procurar sempre o ângulo e a trajectória será definida pelo drone para nunca abandonar o alvo da filmagem, dessa forma o plano é sempre constante.
4. Tenha uma boa aparência nas suas filmagens aéreas
Os meios tradicionais dificilmente conseguiriam uma abordagem tão próxima, uma imagem estável e planos tão audaciosos. Depois de captar todas estas imagens fantásticas, só tem de aterrar o seu drone e sacar o que ele gravou. É uma ideia simples mas que até hoje para fazer algo parecido movimentaria material que não está ao alcance do comum dos mortais.
Este projecto tem pernas para andar e é já uma aposta de sucesso entre os apoiantes destas causas tecnológicas. Quando for lançado, espera-se que em Maio de 2015, terá muitos clientes por esse mundo fora certamente.
Este artigo tem mais de um ano
Quero 1 =)
E eu 😀 isto bem afinado dever qualquer coisa de fantástico.
Porreiro era emparelhar um drone com um Frigorífico Inteligente
entre outros eletrodumensticos.
exemplo:
Um gajo na sala a ver o mundial e clica no tele, aparece o drone com uma cerveja fresquinha isso é que era lol.
Caso falte stock ter a morada/coordenada do supermercado ou cafe mais proximo para abastecer.
Serve o café/pequeno almoço na cama e mais um pouco ate ja estende a roupa e limpa o pó etc…
Gostei do conceito.
Eu costumo ir ate ao jardim passear o meu cão,daqui a uns anos os putos vem passear o tamadrone aproveitam e triam umas selfies com os seus animais virtuais.
LOL.Tá giro o comentário.
Mas agora mais a sério, a verdade é que não estamos num futuro tão distante para que isto aconteça e pode ser um problema, porque pode levar ao aumento do sedentarismo que inevitavelmente terá consequências, não só a nível da saúde como sociais.
A verdade é que não podemos culpar as tecnologias, sendo que a evolução das mesmas é inevitável, o meu medo é como é que as pessoas vão reagir a esta evolução e comportar-se perante a mesma.
Sedentarismo, queres-te livrar dele, então abandona a sociedade do consumo e dos luxos. Não é por estar na cama e ter a comida sem te mexeres que te vai trazer problemas de saúde, porque nunca vi ninguém a ter o corpinho em forma por levantar-se da cama, ir ao frigorífico e voltar à cama. Isso da desculpa das tecnologias nos fazerem gordos e com sangue espesso de açucares e gorduras é só maus hábitos alimentares e sem pratica de exercício físico para os diferentes músculos.
– Uma pessoa por mais que trabalhe durante 8 horas pode continuar gorda se comer mal e não praticar desporto, nem que seja num ginásio.
– Podes ficar na cama 8 horas com todos os robôs a trazerem-te comida à boca, mas se teres comida saudável e equilibrada, e fora dessas 8 horas de cama praticares desporto, então tens um corpo melhor do que o referido no meu primeiro exemplo.
Oh. jovem…com o devido respeito….
Não estás bem….que delirios…acorda….
Um abraço (desculpa lá, mas é só para entrar contigo)
O mais provável era bater com os hélices nas prateleiras do frigorífico.
Fazes como eu, mando a mulher buscar as cervejas e ainda me faz um pão com queijo duvido que o drone me faça o mesmo.
Não faz é que a a tua mulher faz “ó Lúcio, levanta o rabo do sofá que não sou tua escrava” e lá vai o Lúcio tratar da vidinha 😀 de certeza que isso o drone não diz 😀
Heheheh
Aquela abraço.
adorei… lolol
Isto dava para fazer uns projetos muito interessantes com isto
Não serve para o mergulho, logo não presta.Quero é um drone submarino.
Tens este https://www.kickstarter.com/projects/ziphius/ziphius-the-aquatic-drone
E o projecto é português 😀
É uma belo gadget pena é ter pouca autonomia. Talvez resolvam isso no Hexo2.
Daqui por uns anos temos drones voadores a filmar os nossos filhos quando estes estão a brincar no exterior… Os pais podem ver os seus filhos à distância em quanto estão em casa ou no trabalho através de um tablet ou smartphone. Vão ser tipo cães de guarda 🙂
É isso e espreitar por cima da vedação da casa da vizinha gosotozona do lado, enquanto esta faz topless a vontade a borda da piscina!!
Eu pessoalmente apoio estas tecnologias, o problem é que a massificação de meios que antes só estavam ao alcance de militsares, forças de segurança ou governos, podem vir a criar problemas sérios se não se imposer o minimo de regras!
E um robô lança rockets para mandar a baixo drones in sight e drones para air jacking xD
Já pensou se as empresas adotarem isso para controlar o funcionário trabalhando!!! kkkkk eu hein!!!
Vais à casa de banho de 5 em 5min
As empresas ja adotaram isso, aqui em Portugal chama-se cameras de vigilância. Talvez no teu pais se chame ak ou m4 sei lá.
Ai acaba com a mordomia do pessoal que faz cobrança kkkk
Dentro do mesmo tópico existe outro projecto.
Air Dog
https://www.kickstarter.com/projects/airdog/airdog-worlds-first-auto-follow-action-sports-dron
https://www.youtube.com/watch?v=IcEnThx2440
“Despite the lack of camera, neither option will come cheap: The Hexo+ is the more affordable version, with a planned retail price of $899, while the AirDog and its AirLeash tracker are expected to cost $1,500.”
http://appleinsider.com/articles/14/06/16/ios-connected-airdog-hexo-drones-both-auto-follow-users-for-aerial-footage
Selfie Machine!
Já estou a imaginar daqui a uns anos.
Filha:”Pai, mãe vou sair à noite com os meus amigos..
Pai e Mãe: Ok. Mas levas o “HEXO+!!!””
xD
Vejam o novo drone que vai sair.
Pesquisem por parrot bepop!
De facto esse parrot bebop é algo de outro mundo!!
Se puderem procurar no google… vale a pena!!!
Depois de ter visto o vídeo sobre o Hexo aqui no pplware, andei a pesquisar alguns modelos, mas o Parrot AR Drone 2 ou 3 são simplesmente alucinantes. Há inclusive um vídeo (https://www.youtube.com/watch?v=w2itwFJCgFQ) sobre a “espantosa capacidade física dos drones” que achei brutal!
Se não custassem 300 ou mais…:)
A Parrot vai dominar o mercado de drones, os drones deles é perfeito, pena que o valor ainda é salgado.
15 minutos de autonomia ainda é pouco na minha opinião.
E não mencionaram no video se ele detecta parades ou árvores ou obstáculos laterais caso esteja a fazer uma perspectiva aleatória (como apareceu no video também).
Obrigado pela indicação Vítor Pombeiro.
O grande problema cai sempre na autonomia. Não só com os drones como os carros eléctricos por exemplo que necessitam de uma maior autonomia para serem considerados rentáveis.
Já se anda a reinventar as baterias. Pode ser que para 2030 se tenha algo em concreto.
Por exemplo, os transportes do futuro (não é ficção) que estão projetados para fazer distâncias maiores que o carro e menores que o avião comercial são voadores.
Mais uma vez o drama da autonomia.
Nós já fomos há lua, já criamos armas altamente tecnológicas que não servem para nada. Investe-se mais no poder que nas pessoas. Pelo menos enquanto haver petróleo nos EUA.
Nota: Os transportes do futuro que vos falo são pessoais. Penso que o pplware tem um artigo a falar sobre o assunto mas já é um tema de alguns anos.
15 minutos de bateria nao da para nada
Espera só até sair as baterias XPTOz’s xD
qualquer os ceus vão deixar de ter passaros porque cada pessoa tem o seu drone, e com isto tiraram espaço aos animais que voam.
qualquer dia*