Utilizador conseguiu levar um CPU AMD Ryzen 3 5300G aos 5,60 GHz em overclock
A AMD é cada vez mais uma marca de confiança para os consumidores. Recentemente foi divulgado que mais de 30% dos computadores dos utilizadores da plataforma Steam são equipados com os processadores da empresa liderada por Lisa Su.
Agora chegam notícias de que um utilizador conseguiu colocar um modelo do CPU Ryzen 3 5300G da AMD a atingir o extremo de até 5,60 GHz em overclock.
A AMD começa cada vez mais a ser a escolha dos utilizadores. Os seus potentes produtos, a preços um pouco mais acessíveis, aliados a uma evolução no processo de fabrico, são assim os ingredientes mais do que suficientes para as vendas aumentarem.
Paralelemente a isso, são frequentemente divulgadas experiências online que nos mostram bem o poder dos equipamentos.
Utilizador conseguiu overclock de 5,60 GHz num AMD Ryzen 3 5300G
De acordo com as últimas informações, o overclocker designado "Yosaarianilives" conseguiu levar um processador AMD Ryzen 3 5300G ao extremo. O utilizador foi então capaz que o CPU alcançasse 5,60 GHz em overclock.
O processador trazia consigo uma motherboard Asus ROG Strix B55-I Gaming e o arrefecimento com nitrogénio líquido essencial para atingir os valores exatos de 5.598,65 MHz. Para comprovar, o utilizador revelou a validação das frequências no CPU-Z. Pode ver a informação detalhada aqui.
O Ryzen 3 5300G é um dos APUs para desktop que foram recentemente lançados a 13 de abril. Para quem não sabe, APU é a designação dada a chips que integram os processadores (CPU) e as placas gráficas (GPU). As siglas significam Accelerated Processing Unit, ou Unidade de Processamento Acelerado.
O processador oferece 4 núcleos e 8 threads de processamento Zen3. Conta com uma frequência base de 4,00 GHz e Turbo de 4,20 GHz e traz uma placa gráfica Radeon Vage 6 com 384 processadores Stream, 6 núcleos GPU e um TDP de 65W.
Caso se comprove, e surjam mais dados que o corroborem, então estaremos realmente perante mais um poderosíssimo processador da fabricante norte-americana.
Este artigo tem mais de um ano
Portanto… Tentou fazer o que os da Intel já fazem.
Nada mau para uma marca que tem apenas 30% do market share
“Apenas 30% do market share” e vai subir ainda muito mais nos próximos dois anos. Arriscaria a dizer que vai ultrapassar a quota da Intel no mercado, e merecidamente.
Vejo os dados estatísticos da Steam e a AMD aumentou +0.65% entre Janeiro e Maio. Portanto, se manter este ritmo vai demorar 31 anos para alcançar a Intel, se não me falha os cálculos….
A AMD não cresce mais porque simplesmente não consegue produzir mais CPU’s.
Neste momento a AMD está claramente por cima, prova disso é a Intel passou a ser a alternativa low cost visto neste momento não terem nada que compita com o Ryzen 9 5900X ou 5950X e a AMD devido a limitações de produção ainda não lançou os Ryzen 3 ou low end Ryzen 5.
A Intel passou anos a dormir à sombra da bananeira, o AMD 3950X praticamente praticamente tornou obsoleta a linha HEDT, e os últimos Threadripper mataram-na mesmo prova disso é que já não tens um refresh à mais de ano e meio e não há planos nos roadmaps da Intel para lançar novos processadores Core Series X, vamos ver se com o novo CEO eles conseguem dar a volta.
o que é que a intel já faz?
ter um APU decente?
Meu, pesquisa, o AMD Ryzen 3 5300G é gama baixo “low cost”, os da Intel nem cheiram.
Neste momento AMD está muito superior à Intel meu caro
Inferior em drivers e estabilidade
Portando…fez o que alguns da intel já fazem.
Nada mau para uma marca que oferece o mesmo e melhor por um preço menor.
Como se os GHz tivessem alguma coisa com a velocidade de processamento de um processador.
Parece os pessoal do Megapixeis 😀
… têm, obviamente que têm, simplesmente não é só.
AMD FX e Celeron D (os melhores CPUs para bater GHz ) dizem olá
os da intel realmente ja o fazem desde os P4….
tipico sindroma dos 5ghz….
E aproveitou para fazer fondue…!