Quantcast
PplWare Mobile

USB-C vs. Lightning – Qual é a diferença?

                                    
                                

Fonte: Pplware com Lifewire

Autor: Vítor M.


  1. PovoManso says:

    Não querem disponibilizar carregadores na compra de produtos novos “por causa do ambiente”, e agora queixam-se que são obrigados a disponibilizar interfaces de comunicação universais.

    • Castro says:

      uma coisa não invalida a outra, até porque a mudança de interface vai levar muita gente a ter que deitar para o lixo aquilo que já tem compatível para ligar à porta lightning dum iPhone. Vai demorar muitos anos até que isto possa ter um efeito positivo em termos ambientais, ao contrário da remoção do carregador.

      • Mapril says:

        Na prática, quem tem iphone tem que ter dois tipos de cabos: cabo(s) para carregar o telemóvel, e cabos para carregar outros dispositivos (eg. auscultadores). Portantos…

        • Castro says:

          nessas situações serem cabos diferentes ou não, não faz qualquer diferença para o ambiente já que teriam sido sempre fabricados o mesmo número de cabos – os aparelhos têm sido sempre vendidos com cabos para carregar.

    • Vítor M. says:

      A questão “ambiente” é uma falsa questão na obrigatoriedade do USB-C. Isto porque a Apple tem desde 2012 milhares de milhões de equipamentos no mercado (desde dispositivos, carregadores a cabos) com Lightning. Então o que vão fazer a esses cabos à medida que as pessoas com dispositivos Apple vão atualizando os seus dispositivos e passam a ter USB-C? Lixo…

      Portanto, pelo ambiente não será. Mas será por outros interesses, uns legítimos, que favorecem o utilizador, outros nem por isso.

      Venham o USB-C…

      • Luis says:

        Pois, mais tarde ou mais cedo tudo que é cabo irá para o lixo.
        A questão é a redundância no fabrico.
        Com apenas uma tipologia a médio e longo prazo reduz-se esse mesmo lixo, é um facto.

        • Vítor M. says:

          Acho que até antes. Isto porque a Apple e os outros players estão a apostar no carregamento sem fios e comunicações sem fios. Isso sim é eficaz. Como já disse há dias num comentário, a Comissão Europeia deveria ter sido mais ambiciosa nesta obrigatoriedade. Deveria apostar, sim, nas comunicações e carregamentos sem fios, isso sim iria levar a um decréscimo acentuado no lixo resultante do uso de dispositivos móveis. Mas foi pouco ambiciosa e quis, óbvio, acabar ali com um potencial apenas explorado pela Apple, as suas portas proprietárias. Nada mais que isso.

          Agora, durante 10 anos vamos ter ainda mais lixo, com milhar de milhões de cabos que vão para o lixo. Como referi, a questão do ambiente é uma falsa questão.

          • LOL says:

            Tens números económicos relativos à criação e disponibilização de carregadores sem fios para todos que consigas mostrar para substanciar que a questão do ambiente é uma falsa questão?

            Até concordo com a intenção, mas é o mesmo que dizer que toda a gente devia conduzir eléctricos já.
            É preciso ter alguma noção da realidade e que por vezes têm de haver passos intermédios.

          • Vítor M. says:

            Tens essas declarações do responsável da Apple, Greg Joswiak, ao The Wall Street Journal.

          • Luis says:

            Tudo certo no primeiro parágrafo, se bem que a CE vai sempre andar atrás da inovação.
            Já no segundo parágrafo o que dizes não faz sentido, pois esse lixo iria sempre existir, e com esta resolução, mesmo existindo lixo, tem tendência normal para decrescer, é uma questão de tempo.

          • Vítor M. says:

            Mas se a ideia era fazer diminuir, não achas que seria mais ambicioso acabar com grande parte dos cabos? É que este é um “meio passo”… apenas isso.

          • LOL says:

            Porque o responsável da Apple fez declarações, são completamente viáveis? Então? Está tudo bem?

          • Vítor M. says:

            As tuas são mais fidedignas? Não, certo? E o responsável da Apple não pode dizer o que lhe apetece, sem estar munido de factos. LOL

          • Manuel says:

            Um carregador sem fios também precisa de um cabo.
            Pelo que percebi no artigo a propria apple já manda cabos USB-C com adaptador para lightening portanto o que irá para o lixo será o adaptador. E de certeza que utilizadores apple também têm outros devices que carregam por USB-C por isso quando mudarem de iPonhe também já hão de ter um cabo USB-C para o carregar.

          • Vítor M. says:

            Certo, mas podes carregar muito mais equipamentos só com um cabo e uma base, por exemplo, verdade?

            Claro que a Apple aqui tem várias intenções por trás do manter o Lightning, da segurança até ao mercado destes cabos e adaptadores 😉 não são burros. Mas o futuro tem de passar pelo sem fios.

          • Caracol says:

            Indução tem perdas, e é menos eficiente do que o cabo.
            Optar por algo universal em vez de proprietário, ainda por cima com vantagens técnicas, não há muito mais a dizer.

          • Vítor M. says:

            Certo, mas já foi pior. Além disso, cada vez são mais as pessoas que usam a indução. Aliás, há cada vez mais mobiliário, equipamentos no próprio automóvel, etc. É o futuro e o desenvolvimento deveria sim ser uma aposta no wireless. Aí sim haveria um verdadeiro significado de proteção ambiental. Como já referi, o obrigar o mundo a usar USB-C é um meio passo para a frente.

          • Luis says:

            Certo Vitor, mais mais vale meio passo que passo nenhum. E é um meio passo na direcção certa.

          • Vítor M. says:

            Certo certo. Concordo. Mas sendo uma “lei” deveria, na minha ótica, ser mais ambiciosa. Mas concordo contigo.

          • Peter says:

            Vai haver se as pessoas trocarem os iphones todos 0s anos ou ae o mercado de usados da apple deixar de existir

      • Mapril says:

        Na prática, quem tem iphone tem que ter dois tipos de cabos: cabo(s) para carregar o telemóvel, e cabos para carregar outros dispositivos (eg. auscultadores). Portantos…

        • Sergio says:

          Os auscultadores da Apple são carregados com o Lightning . Até há bem pouco tempo o padrão USB de carregamento no mundo não Apple era o USB Micro B: quem tem um telemóvel com USB C muito provavelmente tem um segundo cabo USB Micro B para carregar os seus periféricos.
          Portantos…

      • Filipe says:

        Eles ganham mais ou menos 1 dollar por cada cabo lightning que um terceiro vende, pois tens de licenciar o “chip” existente no cabo antes de comercializar. Por isso não os convem alterar a ligação. quantos fabricantes de acessórios existe para o iphone? Muitos. Já o USB-C é royalty free. não tens de pagar nada a appla.

        • Vítor M. says:

          Sem dúvida, o negócio era muito bom, isso não é novidade. Além das suas próprias vendas, que os cabos são caros. Mas lá está, eles não estão no mercado para dar prejuízo 😉 e foi essa a área que a UE quis “atacar”. Tirar esse ónus ao proprietário. E para o consumidor não está mal.

    • PTO says:

      Essa obrigação vai transformar em lixo digital mil milhões de cabos lightning em todo o planeta.

      Quem está a prejudicar o ambiente é a União Europei que infelizmente gosta, demasiadas vezes, de inventar problemas onde eles não existem nem nunca existiram. Esta é uma dessas vezes.

  2. Fusion says:

    “…milhares de milhões de cabos Lightning no planeta e que vão ser deitados fora, o assunto “clima” é ainda retórico.”

    Verdade! No entanto o contrário também é verdade.

    Eu comprei um iPhone já na altura que não traziam carregadores. Uma vez que o cabo do iPhone é USB-C numa das extremidades e eu não tinha carregador compatível lá tive que comprar um novo carregador, por isso a desculpa do ambiente por parte da Apple no meu caso não pegou.

  3. Castro says:

    “Os cabos de Lightning padrão não suportam um carregamento rápido, pelo que a Apple inclui um cabo USB-C para Lightning com a maioria dos produtos. ” ?????
    isto não tem a ver com o cabo ser padrão ou não, aliás poder-se-ía argumentar que um cabo USB-C para Lightning também é um padrão entre os cabos Lightning já que é a Apple que controla a especificação… Isto tem a ver com as normas das portas USB: uma porta USB-A que siga as normas standard de carregamento por USB, está limitada a 10W. Se se quiser usar o standard de carregamento USB-PD para carregamento rápido é necessário usar uma porta USB-c no lado do carregador – e o carregamento da Apple segue a norma USB-PD.

    “Pode durar mais do que um Lightning.”
    O USB-c durar mais que o Lightning é extremamente debatível. A porta de entrada do aparelho é de mais fácil limpeza e manutenção e sofre menos desgaste mecânico pelo tipo de encaixe para os contactos.

    • Vítor M. says:

      “aliás poder-se-ía argumentar que um cabo USB-C para Lightning também é um padrão entre os cabos Lightning…”???? Disparate!

      • Castro says:

        como é que é um disparate se é a Apple que define a especificação e se já há alguns anos a Apple nem sequer distribui cabos Lightning / USB-A com aparelhos novos?

        • Vítor M. says:

          A Apple tem um cabo padrão desde que lançou o Lighting. Esse era o padrão e não outro qualquer. Depois, pelas limitações do USB-A a Apple viu-se forçada a deixar esse padrão, mas deixou de ter um padrão. Isto porque nuns equipamentos tem USB-C para Lightning e noutros USB-C para USB-C. Portanto, não há um padrão agora. Mais ainda quando voltou nos Macs ao Magsafe, quando antes era USB-C para USB-C. Por isso é um disparates estares a falar de novo em padrão.

  4. z-life says:

    O usb -c realisticamente só apresenta vantagens, principalmente no que mais importa ou seja taxa de transferência de dados e energia.

    Tem ainda a vantagem de ser bem mais barato.

    Posto isto, qual o problema para o utilizador?

    • Joao Ptt says:

      O problema para a pessoa, é que se for a casa de amigos que só usam Android (sim, existem dessas pessoas, que horror), irão encontrar carregadores compatíveis com o seu equipamento se os smartphones forem minimamente recentes.

      Isto SE a Apple incluir de facto uma ficha USB-C que permita carregar, e não decidir arranjar outra forma proprietária como carregamento sem fios… e descartar a ligação física… que é o que me parece que irão fazer a menos que a lei obrigue mesmo a incluir uma ligação USB-C que permita carregar o equipamento.

      • Vítor M. says:

        Isso é uma coisa mais tua. Porque os equipamentos mais caros, como um iPad Pro, um topo de gama, usa USB-C assim como um MacBook Pro também usa.

        Essa classificação já é muito a tua opinião, não tem nada a ver 😀 A energia de uns é azul, tipo sangue real queres ver HAHAHAH

        Quando falta sumo até uma puxada serve 😀

      • rjSampaio says:

        tanta gente fala em descartar a ligacao fisica, mas isso é sequer possivel?

        Alem de que o carregamento wireless nao é nem pratico, rapido ou eficiente, entao é mesmo boa ideia eliminar um meio de comunicacoes basico?
        Quando digo basico digo, acesso aos bootloaders, manutencao, debug e afins.

        Mais, era cortar todos os varios tipos de acessorios fisicos que existem, desde audio a cameras auxiliares (por exemplo termicas).

        Eliminar esse acesso era efetivamente dar um tiro no pé.

      • PTO says:

        Eu quando via que ia precisar de recarregar em casa de alguém, levava apenas o cabo lightning no bolso, olha só que incómodo, não é?

        A verdade é que a União Europeia gosta muitas vezes de inventar problemas onde eles não existem e esta é uma dessas vezes.

  5. dfs says:

    Para resolver o problema dos cabos irem para o lixo poder-sia utilizar um adaptador Lightning macho usb C, mas provavelmente um cabo USB C será mais barato. O adaptador poderá ter interesse para outros equipamentos.

    Com esta alteração acho que em poucos anos nem cabos virão na caixa, como ocorre nas impressoras.

    Para mim uma grande vantagem é ser mais fácil carregar visto que se for a casa de alguém haverá lá um cabo usb C.

    Quanto a indução. Penso que devido às perdas, não se pode considerar um método propriamente ecológico.

  6. IKAROS says:

    Que comparação… basta ver que a Apple mete USBC em montes de equipamentos “Pro”, e só isso prova que eles sabem que USBC é melhor que uma tecnologia com 10 anos.

    • Sergio says:

      A Apple é contra a obrigatoriedade de um determinado conector, não é necessariamente a favor do Lightning .
      Basta lembrar que a anterior tentativa da UE para um conector universal era ser o USB Micro B.
      Se a UE tivesse levado a sua vontade avante o USB C não seria a ligação popular que é hoje e viveriamos felizes e contentes com essa maravilhosa ligação USB Micro B.

      • rjSampaio says:

        “Se a UE tivesse levado a sua vontade avante o USB C não seria a ligação popular que é hoje e viveriamos felizes e contentes com essa maravilhosa ligação USB Micro B”

        Claro que nao… entao achas que daqui a 5~10 anos quando inventarem um melhor ainda vamos continuar com o USB-C?
        A lei não é escrita em pedra e esta previsto revisões de acordo com os avanços tecnologicos.

        Queres podes ler aqui mais sobre esse ponto https://ec.europa.eu/commission/presscorner/detail/en/QANDA_21_4614

  7. iDespairing says:

    Isto nao me aquece nem me arrefece. Temos wireless charging, casa, escritório, carro . Nem me lembro a ultima vez que usei um cabo.

    • LOL says:

      Fixe. Usas pilhas e baterias. Boa!

    • Tiago C says:

      Por essa razão, me custa acreditar que apple irá aderir ao USB-C e não colocar só apenas a wireless charging.

    • LG says:

      Claramente o meio ambiente não te preocupa. O carregamento wireless é das coisas mais ineficientes que existe no mundo da eletrónica. Com o desperdício energético poderias ter carregado o smartphone por cabo 3-5x. É obvio que esta iniciativa não te “aquece nem arrefece”

      • Vítor M. says:

        Tu és mais papista que o papa 😀 e vês mal também. Repara no final do artigo 😉 sobre o assunto, visão curtinha a tua. Porque apesar de ser menos eficiente, tinha todo o potencial de haver uma melhoria se a UE desafiasse a um padrão wireless para combater quer a poluição dos cabos, quer a ineficiência atual do carregamento sem fios. Aliás, como fez, por exemplo, no apoio ao desenvolvimento de um elétrico com autonomia para 1000 km.

        Estás a perder qualidades.

        • LG says:

          Wirless charging é um extra opcional que não requer a compra forçada do consumidor. Não requer nenhum esforço por parte da UE

          • Vítor M. says:

            Nem a interface USB-C. Nem pensas… a pressa é tanta. BFS

          • LG says:

            ? oh meu… mete o teu “bias” Apple de lado por uma vez carrago… Olha para as coisas de forma OBJETIVA.. consegues? ou o esfoço é demasiado? Porra pa a Apple deu te uma lavagem cerrebral tao forte ou quê? Não admira que és contra standards…

          • Vítor M. says:

            Estás a falar de quê? Discute o tema, não divagues. Esse teu hatte à Apple é terrível. Depois não se percebe nada do que queres dizer.

            Sobre o que sou contra (tu que és um homem sábio)… ora bem, sou contra a falta de objetividade, contra a cegueira e falta de ambição, entre outras coisas. Se o assunto que queres debater é o uso do USB-C, em detrimento do Lightning, isso está mais que explicado. Se podemos ter mais e melhor? Claro que sim, o futuro é o wireless.

            Lembro-me que tu também eras (sim, eras porque a tua opinião muda com frequência) contra a remoção da ultrapassada porta jack 3,5 mm nos dispositivos móveis. Alguém morreu com isso? Não, só o utilizador ficou favorecido porque foi um impulso enorme para o desenvolvimento dos auscultadores wireless. Abre essa mente fechada caro LG 😉

        • Migas says:

          Oh Vitor, concordo com muita coisa que dizes. Mas mostra-me lá um vídeo a carregar o telemóvel com wireless enquanto fazes uma chamada (sem ser por alta voz) 😉 ou a usá-lo como escrever mensagens.
          Ok que já existe powerbanks com essa feature, mas passamos de cabos a baterias powerbank que são mais poluentes ainda 🙂

          USB-C como universal e o wireless como opcional é um triunfo já 😉

          • Vítor M. says:

            Errado. Eu uso o meu diariamente e faço/recebo chamadas, via wireless, porque uso ou o HomePod ou os AirPods sem levantar o telefone do carregador. Escrever mensagens? Isso nem preciso também levantar o iPhone. Isso chama-se ecossistema. E funciona.

            Uso o iPhone ligado ao Mac usando a rede Wi-Fi, sem fios, recebo notificações no Apple Watch sem necessidade sequer de levantar o iPhone do sítio 😉 e nada disso requer mais do que um cabo à base de carregador.

            Não faz sentido, reafirmo, estamos a estagnar no USB-C, é um meio passo em frente. Deveria-se sim apostar nas tecnologias wireless.

            O futuro tem de avançar, retirar os fios dos auscultadores, os cartões SIM das ligações, e muitos outros cabos que já são apenas um legado do passado.

  8. Stanley says:

    Me pergunto se não existe algum tipo de criptografia, ou protocolo sigiloso, nessa tecnologia Lightning, que ninguém sabe – apenas a Apple.

  9. Infinity says:

    Um vai passar a ser norma europeia

  10. António II says:

    Passando ao lado do importante facto de o USB C ser mais eficiente e universal (e a Apple voltar a marcar diferença não necessariamente pelo melhor), acho que o argumento da poluição dos fios abandonados não é relevante, até porque existindo cabo incompatíveis, qualquer mudança de marca que envolva a Apple obriga à mudança de cabos. Quando hoje em dia somos diariamente bombardeados com novas versões de telemóveis, tabletes, portáteis, quando somos pressionados a mudar, a deitar fora o que temos e a comprar nos produtos, numa sociedade de elevado consumo tecnológico, estar preocupado com a poluição simples cabos (que mais cedo ou mais tarde irão naturalmente ser abandonados) é ridículo. E mais poluente trabalharmos com cabos incompatíveis que abandonar definitivamente cabos incompatíveis com vista à uniformização. Se não fosse assim, a uniformização não faria sentido em nenhum produto!

  11. Rui Fernandes says:

    Que canseira!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.