UFS 3.0: A nova “memória SSD” para smartphones
A cada ano as principais marcas de chips lançam para o mercado novos processadores que oferecem a melhor performance. No entanto, a performance de um equipamento não depende apenas do CPU... a memória de armazenamento e outros componentes têm também aqui um papel muito importante.
Depois de anunciada a memória de armazenamento UFS 2.1, já se trabalha na versão 3.0. Conheça o que irá mudar.
O que é a tecnologia UFS?
UFS, ou Universal Flash Storage, é um padrão de armazenamento desenvolvido pela JEDEC Solid State Technology Association. Este padrão foi construído com o intuito de substituir o sistema eMMC (embedded Multi-Media Controller), que consiste, em traços gerais, num estilo de “cartão de memória” integrado dentro do próprio equipamento que tem as memórias flash, mas que incorpora também o respetivo controlador. O UFS determina como o chip de armazenamento, compatível com UFS de um dispositivo, se liga e interage com o resto do sistema. Além disso a memória UFS é mais eficiente em termos energéticos, comparativamente à memória eMMC.
Em 2018 vai chegar a tecnologia UFS 3.0 e as novidades são bastante interessantes.
Memória de armazenamento UFS 3.0
Em traços gerais, a memória de armazenamento UFS 3.0 será 2 vezes mais rápida que a versão UFS 2.1. De acordo com a JEDEC Solid State Technology Association, a memória UFS 3.0 deverá permitir velocidades de leitura na ordem dos 2.4 GB/s (1.2 GB/s é o limite teórico da memória UFS 2.1).
Atualmente muitos smartphones incluem módulos de memória UFS 2.0 e 2.1. No entanto, algumas marcas ainda incluem eMMC, um tipo de memória com velocidades de leitura e escrita inferior, mas também mais barata.
Este artigo tem mais de um ano
Vou ficar no aguardo, agora tenho motivos claros para a troca do meu smartphone
Tomara que usem o UFS 3.0 no Galaxy S9