Quantcast
PplWare Mobile

TSMC vai criar chips com um processo de fabrico de 1 nanómetro

                                    
                                

Autor: Marisa Pinto


  1. JLB says:

    Pois, com a evolução tecnológica ainda iremos falar em chips com um processo de fabrico de 1 picómetro (micro 0,000001 / nano 0,000000001 / pico 0,000000000001 / …).

    • Castro says:

      é impossível fabricar transistores nesse tamanho… é muito inferior à escala das ligações entre os átomos

      • JLB says:

        Nem mesmo quando conseguirmos “manipular” os quarks ?

        • Castro says:

          átomos são átomos, não há como contornar os seus limites de tamanho e muitos dos efeitos associados. Se queres evitar estes limites tens que deixar de usar transistores, o que também automaticamente invalida a ideia dum processo de fabrico de 1 picómetro

      • RPG says:

        Exato, felizmente podemos estar a poucos anos de ter semicondutores à base de carbono em vez de silício no mercado, segundo um progresso feito na universidade de Pequim. Com esta tecnologia teríamos melhor desempenho, com menor consumo, para o mesmo “tamanho” de transístores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.