SSDs venderam 333 milhões de unidades em 2020, mais do que HDDs
Como sabemos, o mundo tecnológico está em constante mudança. E essa mudança verificam-se em vários setores, nomeadamente no segmento hardware.
Nesse sentido, pesquisas recentes concluíram que as vendas dos SSDs chegaram às 333 milhões de unidades no ano de 2020. Esta quantidade superou agora os HDDs.
SSDs venderam 333 milhões de unidades em 2020
De acordo com uma recente pesquisa de mercado, no ano de 2020 a venda de SSDs superou os HDDs no que respeita a volume de unidades vendidas. Segundo os dados apurados pela empresa Trendfocus, no ano passado foram enviados 333 milhões de SSDs para os consumidores em todo o mundo. Por sua vez, no mesmo período, os HDDs enviaram uma quantidade bem menor, de 'apenas' 260 milhões de unidades.
No entanto, no que respeita ao total da capacidade de armazenamento disponibilizada, os HDDs ainda se mantém à frente dos SSDs, mesmo com menos unidades vendidas. Ou seja, apesar de os SSDs estarem cada vez mais acessíveis e oferecerem uma performance significativa, o preço por byte ainda não se pode comparar a um HDD.
Segundo a Trendfocus, a soma de unidades de SSDs vendidos totaliza uma capacidade de de 207 Exabytes, enquanto que o total de vendas dos HDDs vendidos somam um pouco mais do que 1 Zettabyte. Um Zettabyte são mil Exabytes, e um Exabyte corresponde a um milhão de Terabytes.
Por sua vez, a capacidade média dos SSD corresponde a cerca de 0,67 TB, e a capacidade média dos HDDs ronda os 4 TB.
Outro dado interessante da pesquisa é que, numa comparação ano a ano, os SSDs aumentaram a quantidade de unidades vendidas em 20,8%. Já os HDDs sofreram uma quebra com menos 18% de unidades vendidas.
Por sua vez, no que se refere à capacidade média, ambos os formatos cresceram em relação a 2019. No entanto os SSD tiveram um crescimento superior, de 50%, enquanto que os SSDs aumentaram somente 13%.
No que respeita a marcas, a Samsung foi a que vendeu mais unidades de SSDs sul-coreana Samsung.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Em Julho hei-de comprar um novo SSD para o meu PC.Mas de 500 GB,não quero de 250 GB,é muito pouco.E espero que os preços desçam mais.Não posso é comprar desses NVME’s ou M.2,porque o raio da motherboard é antiga e só aceita para SATA 6,de preferência.Mas esses novos NVME’s,meu Deus do céu !! Têm velocidades de leitura e de escrita de milhares de MB/s.Tomara eu. 😐
Tens adaptadores, PCi-E para NVME.
Pcie para m.2. NVME não é um formato físico, mas sim um protocolo de comunicação
Se vires comparações de velocidade entre ssd SATA e nvme em situações normais como abrir programas,gravar,iniciar o Windows, iniciar jogos,etc… O resultado é praticamente idêntico.
A única diferença é se estiveres a transferir ficheiros de um nvme para outro. Aí é que a velocidade se faz sentir.
Esqueçam o CPU ou RAM, mudem para um SSD (de um HDD) e ficam com um computador novo. Faz mesmo uma grande diferença.
confirmo!
Confirmo, tenho um portatil samsung de 2017, mudei para um disco ssd e nem parece o mesmo. Enquanto demorava uns 30 segundos a iniciar o windows, agora são 5,6 segundos…
ou então mudem de drive dvd para caddy com hdd. Faz mesmo uma grande diferença.
Não li a noticia mas obviamente que o futuro está nos dos disco eletrónicos. Discos mecâcinos só para armazenamento.
Um disco mecânico é electrónico…
se não fossem extremamente caros, as marcas poderiam até ter lucrado mais, pois a tecnologia está mais do que paga e repaga, mas a ganancia….
Aqui está uma grande verdade, a ganância é sempre o mais forte, aproveitar o hype das pessoas ao máximo para lucrar o máximo possível! Mas podiam lucrar bastante mais. Por exemplo, um SSD de 1TB já poderia andar na casa dos 100 euros, mas a ganância fala mais alto. E não falo obviamente desses SSD chineses de baixa durabilidade, falo da comercialização de SSD fiáveis, como o da Samsung ou da Crucial.
a seagate, apesar das muitas aquisições, afundou-se nos ssd . mas talvez ainda vá atempo, ainda tem muitos $ para tentar recuperar…
Em 2020 venderam-se mais carros que carroças…
A questão é que existem carroças de 20TB, e os carros não vão além dos 4…
Exceto que desde 2018 existem SSDs com mais de 100TB, mas quem é que precisa de tanto espaço? Eu tenho um de 512GB com apenas 200GB ocupados, o resto está tudo na nuvem.
Bom dia
Alguém sabe-me dizer que marca de descodificador de video, VHS, HI8 para digital devo adquirir? Tenho várias cassetes desse tipo com filmagens feitas por mim e gostaria de digitalizá-las. Recentemente adquiri um EZECAP mas não digitaliza nada só aparecem riscos!
Agradeço a informação de quem souber…
Recomendo te a compra de um macbook pois sao os unicos capazes disso com a melhor qualidade possivel
Qual é o macbook com leitor de cassetes vhs? Não conheço nenhum.
Piadas à parte, não sei ajudar o OHS.
Mas a nível de software, tanto Linux, como Windows ou Mac dão conta do recado. Isso de recomendar mac é puxar a brasa à sardinha 😉 Sendo assim, eu recomendaria Linux
Se fizeres questão de fazer tens este dispositivo, é muito mais caro do que aquele que adquiriste:
https://www.youtube.com/watch?v=03ENBq7LcS8
Se realmente só precisas de converter algumas tens algumas lojas que oferecem esse serviço:
https://www.fotosport.pt/conversoes
os riscos podem dever-se também à degradação da fita e/ou das cabeças de leitura do leitor video.
na Fotosport fiz uma conversão de bobines de 8mm (com fitas ressequidas) que saiu bastante boa, no entanto envolve outro custo.
Coloquei um GIGABYTE – Disco SSD 256GB M.2 NVMe no mac mini 2014 e agora parece que tem asas, o boot demora alguns segundos , ficou algo completamente diferente .
Isto é tudo muito bonito, mas comprei dois hdd WD de 4 tb novos e selados por 120 euros.
Alguém sabe onde posso comprar dois Ssd WD de 4 tb novos pelo mesmo valor ou pouco mais?
Não podes. O que é que isso tem a ver com o artigo?
Cerveja também é mais cara que água mas não é por isso que o número de venda de garrafas de água nas discotecas seja superior aos copos de cerveja.
Há com cada um.
Sabes que a água faz melhor que a cerveja…O que não parece ser comparável até pode muito bem ser.
De referir que tenho como disco de sistema um SSD.
Mas para backups os SSD neste momento são inviáveis.
Isso depende de cada um. Ainda ontem fiz um backup de TUDO o que tenho, incluindo uma imagem de uma instalação de um windows, outra de linux, música, programas, documentos… Tudo junto ocupa 80GB.
Há quem tenha muiiiito mais coisas. Eu ando a pensar trocar o disco externo por um ssd de 240GB. Vai chegar para uns anos valentes.
Quando eu disse que são inviáveis estava a referir me ao meu caso.
Só em jogos são TB fora o resto….
Usar ssd para isso tudo ficaria caríssimo e seria mal aproveitado usar ssd só para armazenamento.
Para essa função um hdd serve perfeitamente…
É óbvio que a venda de SSD supera e vai aumentar a diferença permanente os Hdd. Só falta fazerem tb um comparativo entre Disquetes e pens…
Onde posso comprar conectar para em um portátil adicionar o segundo ssd numa loja em Portugal? Obrigado
Ainda tenho um disco externo magnetico 1TB de 2008 Ainda continua a ser um belo backup (em complemento do meu arquivo fotografico na nuvem).