Snapdragon 820… escaparam as características do monstro?
A Qualcomm precisa de lançar um novo "monstro" para o mercado dos processadores que servem o segmento mobile. O Snapdragon 820 sempre foi tido como um ponto de viragem no que toca às capacidades que os smartphones e tablets podem apresentar ao seu público-alvo, até porque a empresa não tem estado no seu mais auspicioso momento.
Depois de terem sido detectados vários problemas com o Snapdragon 810, principalmente por este aquecer terrivelmente, a Qualcomm quer antecipar o lançamento do SoC (System-on-a-Chip) Snapdragon 820 para o dia 11 de Agosto.
Segundo um "analista" chinês, que disparou para a Web as características do SN820, este será um fabuloso SoC, mas também ainda não podemos ter a certeza que estas características sejam as reais, isto porque a fonte já teve "previsões" acertadas e outras menos conseguidas, se bem que, tanto esta como a @evleaks, andam sempre em cima do acontecimento.
Veja abaixo o que está a ser veiculado e já voltamos a discutir o que esta porta tecnológica vai permitir chegar ao mercado (e sim, o MSM8994 é SD810 e o MSM 8996 é o SD820):
As novidades vão para o fabrico na tecnologia de 14nm: o salto foi considerável, dos 20nm do SD810 para 14nm do SD820, e isso traduz-se num significativo melhoramento em termos térmicos e em termos de consumo de energia. Também o CPU Hydra permite um incremento de 35% no desempenho, face ao SD810. No caso do GPU A530, este supostamente trará um aumento de 40% e na memória partilhada com o CPU e o desempenho aumenta em 30%.
Mas há mais novidades que podem mostrar que, nos próprios smartphones, podem surgir sensores e funcionalidades novas.
É uma das novidades que está a ser bastante discutida. A inclusão de um sensor de baixa potência dedicado para casos emergentes de utilização contínua.
Segundo o referido analista, o primeiro dispositivo que poderá receber este processador Snapdragon 820, será o tão aguardado Xiaomi MI5 (provavelmente a versão Plus), segundo o qual há rumores de que será lançado já em Dezembro. Segundo a fonte, outros fabricantes também estarão já na lista de espera para o colocar em funcionamento no primeiro e segundo trimestre de 2016, nomeadamente o Galaxy S7.
Aqui é que será uma incógnita: será que a Samsung voltará a colocar no seu flasgship os processadores da Qualcomm?
Este artigo tem mais de um ano
Quando chegar o Inverno… eu compro um…
No verão também sabe bem umas churrascadas
“Aqui é que será uma incógnita: será que a Samsung voltará a colocar no seu flasgship os processadores da Qualcomm? ”
Porque sem duvida este é o ponto mais importante.
Só que não.
Para já a Samsung está bem encaminhada como tem capacidade de produção para fabricar os seus chips
A grande incógnita será, será que este 820 será livre de problemas?
E a Samsung já provou que os Exynos são bem poderosos. A meu ver, quem compra Samsung, raramente liga ao facto de ser Snapdragon, Exynos, ou outra coisa qualquer. O que interessa é que seja rápido.
”O que interessa é que seja rápido” É engraçado teres dito isso no mesmo comentário em que falas da Samsung, fiquei com a leve impressão de que estavas a dizer que os Samsungs são rápidos… É que, tirando os top de linha, todos os Samsungs têm problemas de fluidez…
E mesmo os topos de linha lagam ocasionalmente
Isso só se forem os teus amigo. Tenho um S4, faz 2 anos e nunca me lagou em nada!
Nota: Tenho usado sempre Roms CM
Espera lá que são só os samsung. Todos os telemóveis de gama baixa têm problemas de lag, memória cheia etc.
os microsoft/nokia de gama baixa (532,535,630,635,640,730,etc.) não têm lag nem memória cheia…
Agora só resta saber se tambem dá para fritar ovos como o 810
Não sabemos, o 810 tem oito cores.
Este, só tem quatro, por isso, é mais um downgrade.
Porque como todos os fãs do Android sabem, quanto mais cores, melhor.
Ora já que estás armado em fanboy, pega la
https://www.youtube.com/watch?v=dhBdPx53pfQ
Já o outro dizia, a melhor máquina para correr Windows é um Mac… nesse caso nota-se que a melhor máquina para correr Android é um iPhone. Isso só valoriza o iPhone, acho que saiu o tiro pela culatra não? 😉
Não percebi esse comentário…faria sentido se fosse realmente um iphone a correr android, mas na verdade é um clone do iphone(daqueles chineses) a correr android. Aí é que está a piada lol
Pois é…
Claro que isso é programado, mas a conclusão que se pode tirar é que o Android tem copiado a interface do iOS 7, por isso não é de estranhar…
Se eles começassem a usar durante uns dias, notariam a diferença com lags, crases, lentidão e consumo de bateria que tens que fazer reboot…
Vê lá se a Google corrige o Vista do Android (Lollipop)
8 cores? Quatro ainda chega e sobra para os requisitos , pra quê 8.
O actual é de 8.
Eu gostava que saísse no novo nexus 5, o que se prevê dificil de acontecer. As empresas que apostaram no 810 é que não devem estar muito contentes.
A incógnita é: será que este comentário não vai ser censurado como os outros?
De maneiras que é assim a Qualcomm tem a:
– A área das licenças, onde ganha dinheiro
– A área dos chips, em particular os SoC, de risco, e onde nunca mais “se enquadrou com a baliza” depois de a Apple ter lançado os SoC de 64 bits e de os fabricantes Android terem exigido essa arquitetura. Nos 32 bits a Qualcomm parecia imparável, nos 64 bits está muito longe disso.
O último trimestre terminado em 30 de junho foi um desastre. De modos que se o “monstro e fabuloso SoC” Snapdragon 820 não sair grande coisa, a Qualcomm vai-se ver em piores lençóis.
http://www.anandtech.com/show/9461/qualcomm-announces-major-workforce-restructuring-with-q3-fy-2015-results
Eu uso apple e apple está-se a tornar deprimente, cantas de galo sempre sobre os androids, mas não te esqueças o que a apple era com o Steve Jobs, e agora sem… E não me estou a referir as vendas, porque um sabedor como tu aparentas ser, sabes avaliar essas coisas sem te baseares nas modas.
Por mais ou menos hardware que ponham, a apple agora não passa do mesmo, originalidade 0, continua deste o iOs 7 para cá a mesma coisa ou pior.
Que maçãs usas?
Abre um blog e cola lá os links todos que pões aqui.
Por ser para ti fui buscar um ao Android Central 🙂
http://www.androidcentral.com/htc-aims-turn-things-around-cutting-costs-jobs-and-smartphone-models
a unica parte que me transmite algum receio é mesmo a noticia de “anteciparam” o lancamento do SOC. quando antecipam geralmente corre mal porque tendem a apressar as coisas.e depois pode ser mais um tiro no pe como o 810 que quase ninguem usa,eu disse quase,nao venham ja os profetas da desgraça dizer que o htc etc usam. so digo que se fosse bom e livre de problemas todos usavam como no passado,sempre que saia o ultimo SOC da snapdragon todos o punham nos seus High end.
Pq raio esperam que a samsung incorpore o 820 no s7 se os exynos são melhores?
Como é que sabes que os Exynos são melhores que o SD820 ?! um SoC que ainda nem saiu, ninguém testou nem ninguém sabe as suas caracteristicas finais?!
Isto é só profetas da desgraça que falam do que não sabem…
Já agora podias dizer-me a chave do euro-milhões para sexta-feira..
Vou explicar-te então.. se o exynos do s6 bate de longe o 810, acredito bem que se a samsung fizer outra versão para o s7 provavelmente será bem melhor que o 820… todos sabemos que a qualcomm não anda bem…
Boa Joao, vou considerar essa teoria…treta.
não é preciso tirar um curso para perceber que, se o 820 é “só” 30%-40% mais rápido que a fritadeira anterior, e o Exynos da samsung é 15%-50% mais rápido que o 810, para perceber que o 820 sera concorrente do actual topo de gama Exynos e não dum modelo futuro. como é obvio, qualquer modelo topo de gama seguinte como todos tem feito até agora, sera superior ao presente, logo o proximo topo de gama samsung será superior a este, resta saber é quando. o proximo note 5 já vem com o novo Exynos 7422 que é o primeiro AIO e já se fala no 7430 para o galaxy s7.
obrigado joao peixoto!
A teoria dele de facto acabou por ser verdade.
Será que este já chega aos 100K no Antutu sem overclock mas com overclock até se ouvem os bits buzinar?
Espero que tenham aprendido com o 810…
a redução para 14nm deve chegar para os tirar de encrencas por uns tempos.
para mim a única questão é mesmo…há necessidade duma besta destas? Dar 700 euros para jogar num ecra de 5.5 da-me pena..comprem uma consola por metade do preco, comprem um telemovel de 200euros e ainda lhes sobra dinheiro para uns joguitos de jeito. se for para trabalhar qualquer smartphone de 200euros chega e sobra. se nao querem lag, mudem para o windows, ios ou bb10.3.2 que nenhum desses SOs sabe o que é isso. querem android só para ser do contra? aguentem com o lag.
Lag no android já quase não existe, é preciso é saber o que comprar…o meu Nexus 5 não tem lag..muitas vezes o lag resulta de invenções dos utilizadores e dos custom kernels e cenas para aumentar bateria(se aumenta bateria vai afectar performance…). A cena é que com um nexus ficas mt bem servido e ficas com um topo de gama(sem lag) por 350 euros +-(o novo deve vir por volta desse preço). Também já vi iphones a lagar e a encravar por isso não vale a pena ir por aí…Pk muitas vezes estão a comparar equipamentos que custam uma fortuna como os iphones com androids de 100 ou 200 euros(o que é no mínimo ridiculo). E também não vale a pena virem falar no windows phone, um SO debilitado com muito menos possibilidades que o android(por alguma razão não cresce, se fosse assim tão bom como muita gente o faz querer já tinha crescido muito mais). E sim, já usei Windows phone. É muito fluido, mas trocava pelo meu nexus? Nem pensar. Há muita coisa que posso fazer com o android que não posso fazer com o windows