Seagate prepara-se para lançar discos HDD de 20 Terabytes
A Seagate é uma empresa norte-americana popular sobretudo pelos seus discos rígidos. Mas parece que a marca está a preparar uma surpresa muito interessante para os seus clientes.
De acordo com as informações mais recentes, apesar de ainda nem ter anunciado oficialmente, a Seagate está já a produzir em massa discos HDD com a capacidade de armazenamento de 20 TB.
Seagate prepara-se para lançar HDDs de 20 TB
Segundo as informações, a Seagate ainda nem anunciou oficialmente os seus novos discos rígidos de 20 TB, mas já os começou a produzir em massa. Trata-se então de modelos com uma capacidade de armazenamento de 20 Terabytes que utilizam um sistema de gravação magnética perpendicular (PMR no original, o que significa Perpendicular Magnetic Recording) e conta com a tecnologia de gravação magnética em duas dimensões (TDMR ou Two-Dimensional Magnetic Recording).
De acordo com o que foi revelado, a Seagate deverá disponibilizar estes novos modelos para venda aberta ao público, uma vez que os modelos de 20 TB da empresa, que recorrem à gravação magnética assistida por calor (HAMR ou Heat-Assisted Magnetic Recording) foram apenas concedidos para alguns clientes selecionados.
Numa nota, David Mosley, CEO da Seagate disse o seguinte:
Começamos a aumentar os produtos de 2o TB no trimestre de setembro e estou entusiasmado com o forte interesse do cliente.
O HAMR é realmente o caminho para chegar aos 30 TB e mais além. Estamos muito confiantes sobre isso.
Com discos HDDs com tamanha capacidade de armazenamento, os utilizadores têm mais do que espaço suficiente para os seus conteúdos. E esta possibilidade abre portas a outras oportunidades e projetos de consumidores e empresas.
Já no início deste ano de 2021, a empresa norte-americana sediada em Cupertino disse que as suas tecnologias vão permitir ter discos rígidos com uma capacidade de armazenamento de até 120 TB até ao ano de 2030.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Tom's Hardware
Neste artigo: 20 TB, disco rígido, hdd, seagate
lol , só se derem garantia de 10 anos… Prefiro pagar um pouco mais e ter 1 SSD. Pode não ser de 20Tb, mas a nível de fiabilidade e durabilidade , MT melhor…
Really? Tens de te informar melhor, esse teu IT know how está muito pobre.
Depende do SSD. Há SSDs que avariam muito, especialmente de algumas marcas low cost.
so se for chinesas…
São todas feitas na China.
A finalidade de ambos é diferente. Quem procura discos de 20TB não quer performance, mas sim capacidade de armazenamento.
eu tb não quero performance , quero fiabilidade, algo que hdd nao tem e nunca teve.
Já tive algumas marcas , desde seagate e WD, Toshiba , hitashi , todas avariaram e perdi tudo… hdd nunca mais,
tenho 3 ssd Samsung , 2 garantia 5 anos e outro de 10 anos, ate agora passados estes anos , perfeito… então para pc portátil do melhor
Já notei que és dos gamers que pagou 26000 euros por um portátil com 2 SSD de 256gb e 78gb de Ram e ficaste todo contente, que até usas a segunda gráfica para minerares criptomoedas. 99,99999999999999% das pessoas não precisam disso.
Até agora todas as estatísticas comprovam a maior fiabilidade de SSDs. Só pelo facto de não ter partes mecânicas sujeitas a desgaste ajuda muito.
Mas desde quando é que é preciso pagar essas exorbitâncias para se ter um SSD? O “nuno” nem sequer mencionou qual a capacidade dos SSDs!
“99,99999999999999% das pessoas não precisam disso.” de quê, um SSD? Caro, acorde para a vida, hoje em dia até a gama de entrada de portáteis vem com SSDs.
É o que dá misturar azia com postas de pescada. Sai disto.
Só perde tudo quem não planeia backups. E se não faz backups é porque o que perdeu não era assim tão importante.
SSDs têm limite de escritas, que é muito mais curto do que o de um HDD.
Só para constar… um HDD vai avariando – costuma dar sinais de uso e desgaste, além disso a informação é possível de recuperar facilmente.
já um SSD queima, e nesse caso perde-se quase tudo, pois é muito mais complicado conseguir recuperar os dados.
Tenho muito clientes e quase todos nunca tiveram problemas com HDD, mas já tive chatices com os SSD’s, por isso em quase todos tenho o sistema em modo hibrido, ou seja, ssd para sistema e aplicativos, e o hdd para armazenamento/cópias de segurança locais.
E já agora queres a garantia de 10 anos, mas de que serve se perderes os dados??
A garantia dos ssd’s é de 10 anos??
Para fazeres cópias de segurança e de dados… boa sorte a pagares 70000 euros por discos SSD com esta capacidade e que tem limite de escrita em 2000 vezes.
Não podias estar mais enganado no que dizes, um SSD está longe de ter a mesma fiabilidade e durabilidade que um HDD.
Além do mais os HDD continuam a ser o melhor para armazenamento de dados, SSD só mesmo para rapidez dai serem bons apenas para usar como discos principais…
Basta meter um HDD e SSD a ler e a escrever e vais ver que o SSD vai-se embora mais depressa que o HDD.
@Nuno – pelos comentários abaixo já vi que usas o disco em portátil e como tal, existe alguns cuidados a ter, que como não sabes quais são estouras todos os discos hdd (não importa a marca e ou o modelo). O problema que tens não acontece com o ssd daí que estejas satisfeito com a fiabilidade do ssd, mas o hdd quando utilizado correctamente é muito fiável.
Um pormenor: o HDD desta matéria é de 3.5″ para desktop/servidores… não para portáteis.
Fixe
“a empresa norte-americana sediada em Cupertino disse que as suas tecnologias vão permitir ter discos rígidos com uma capacidade de armazenamento de até 120 TB até ao ano de 2030.”
Se for antes de 2030 é interessante, se for só em 2030 parece muito tempo (quase uma década) para passar de 20 par 120 TB.
há 10 anos que capacidade de armazenamento tinhas num disco?
Avançou cerca de 10x nos ultimos 10 anos. Espera que em 2030 estivéssemos mais perto dos 200TB.
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Hard_drive_capacity_over_time.png
Com a cloud, passou a ser mais eficaz ter torres com 50-60 discos HDD que ultrapassam o 1 petabyte para usar nas ligações. Fica muitíssimo mais barato e qualquer falha é mais barata de reparar.
Tenho um NAS com 8TB DE SSD e transfiro ficheiros a mais de 500 megas por segundo entre pcs, smartphones, tablets..fantastico!
Tenho uma torre com 70T em 26 discos HDD que ainda nenhum falhou e o mais novo é de 2019. Sim, demora mais um pouco a transferir dados mas, para que preciso de transferir 6T por dia?
Mais de 500Mbyte/s é muito, mas também é preciso um link (rede) que acompanhe isso tudo (+3.9Gbit/s).
Aproveita e mete Raid6, por aqui temos uns quantos milhares de SSD e HDD, já tivemos casos de no mesmo array irem à vida 2 SSDs ao mesmo tempo, HDDs nunca aconteceu.
Por isso SSDs só com Raid 6 + hot spare, e para operações rapidas, para tudo o resto mais vale ter uns HDD 15k rpm.
Nós temos algumas centenas de SSD e HDD e só tivemos uma avaria com SSD e foi num não empresarial que estava a funcionar 24/7.
HDDs falham-nos bem mais, só num fim de semana numa storage com 16 discos em RAID6, falharam 3… Tudo perdido. Horas e horas a recuperar backups.
Mas se calhar tivemos só azar. 🙂
Isso não é azar, isso é um cataclismo. Em mais de 100 storage arrays não temos 16 falhas num ano. Mas também fazemos troca completa a cada 5 anos, os de produção a cada 3 anos.
Andaram a jogar futebol com os discos?
Poder ter 100T, vai continuar dando disco 100%
Excelente noticia… aqui sempre tive Seagate… inclusivé, tive que fazer RMA de um disco á uns anos, mandaram-me um novo e até hoje ainda está a bombar…