Samsung pode criar a sua própria GPU mobile para reduzir a dependência da ARM
O mundo tecnológico é marcado pelas várias marcas rivais a tentarem, consoante cada estratégia específica, criar produtos que se destaquem e ganhem a confiança do consumidor ao mesmo tempo que lucram com as vendas dos mesmas. Nesse sentido, os últimos rumores indicam que a Samsung poderá criar a sua própria GPU para dispositivos móveis, à semelhança da Apple e da Qualcomm, de forma a diminuir a sua dependência da linha Mali da ARM.
Samsug poderá criar as suas GPUs mobile como a Apple e Qualcomm
De acordo com as mais recentes informações vindas de fontes da indústria, a sul-coreana Samsung poderá vir a criar a sua própria GPU para dispositivos móveis e assim conseguir reduzir a dependência de empresas externas, nomeadamente da britânica ARM. Desta forma, a empresa seguiria os passos de outras nomes poderosos como a Apple e a Qualcomm.
Os detalhes revelados pelo leaker Revegnus, através da sua conta da rede social Twitter, indicam que esta possibilidade nasce da GPU Xclipse 920 do Exynos 2200, baseada na arquitetura RDNA2, que foi criada através de uma parceria entre Samsung e AMD. E tudo indica que o SoC abriu a porta para que a sul-coreana tenha as ferramentas necessárias à criação da sua própria placa gráfica mobile personalizada. Contudo, parece que a Samsung não irá criar uma GPU completamente sozinha, necessitado talvez da ajuda da AMD para formar um IP.
Samsung develops its own GPU
Own IP based on RDNA
— Revegnus (@Tech_Reve) March 23, 2023
Até agora, a gigante sul-coreana recorria aos designs gráficos Mali da ARM, mas caso estes rumores se confirmem, essa realidade poderá mudar. No entanto, esta mudança não deverá acontecer a curto e médio prazo, pois em resposta aos comentários do tweet o leaker diz que demorará pelo menos três anos até que a Samsung possa lançar o seu chip gráfico.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Wccftech
É legitimo… A Samsung tem capacidade para isso e muito mais!