Ryzen Threadripper 3990X supera claramente Intel Xeon
Acentua-se a disputa pelo pódio no que toca ao desempenho dos processadores. De um lado está a Intel, que tenta sustentar-se num lugar cimeiro apoiado pelos trunfos Xeon lançados no mercado. Por outro está a AMD com os poderosos Ryzen Threadripper. Se no passado as diferenças entre estas marcas eram grandes, atualmente nota-se um crescer e uma preponderância maior da fabricante dos Ryzen.
A título de exemplo, benchmarks do CPU de 64 núcleos da AMD são 18% a 56% superiores a dois processadores Intel Xeon de 28 núcleos. Vem aí o Ryzen Threadripper 3990X.
AMD Ryzen Threadripper 3990X chega amanhã
Como já é conhecido, o AMD Ryzen Threadripper 3990X será apresentado esta sexta-feira. Este é o primeiro CPU de 64 núcleos da AMD para estações de trabalho baseadas na microarquitetura "Zen 2". Este novo CPU foi recentemente listado no SiSoft Sandra.
O Threadripper 3990X mostrou um desempenho significativamente superior ao de um sistema Intel com dois Xeon Platinum 8280 e com um total de 56 núcleos. Além disso, temos que ter em conta que o sistema da Intel tem um custo bastante superior.
O sistema da Intel não só tem mais do que o quíntuplo do custo (20 016 dólares para o conjunto Intel vs 3 990 dólares para o conjunto da AMD) e um consumo de energia bastante mais elevado (410W para o sistema Intel e 280W para o sistema da AMD). Além disso, há que ter em conta também que o conjunto da Intel tem menos núcleos (56 em vez de 64). Tudo isto desagua num desempenho abaixo do sistema da AMD (18% a 56% de diferença entre ambos os sistemas).
Conforme foi visto no benchmark, o AMD Ryzen Threadripper 3990X consegue igualmente (graças ao SMT) processar mais threads (128 em vez de 112). Assim, os números dizem que o CPU da AMD economizaria mais de 30% no consumo nominal de energia a um preço de apenas 20% em relação ao custo do sistema Dual Xeon da Intel.
Este é mais um dado para acicatar os adeptos de ambas as marcas que começam a ver uma assunção maior por parte do hardware da AMD. O futuro promete.
Este artigo tem mais de um ano
Uma excelente compra para quem é profissional na área da renderização 3D e vídeo.
Jeasus 1/5 do preço???
This is epyc
Rip Shintel
O link para o site da Sisoft sandra está errado. Está a apondar para o CPU 3900X, artigo de 7 de Julho de 2019. Nem consigo encontrar referencia para o 3990X no site deles
Parece que nesta fase do “campeonato” a AMD está ou faz algum tempinho que colocou a Intel a roer chapéus.
Há que considerar também que uma motherboard com 2 CPU’s tem um custo acrescido.
essa intel é mesmo o tio patinhas, dormir em cima de montes de dinheiro durante décadas
good job amd
Não tarda são bloqueados nos Eua acusados de eapionagem, como fizeram com a Huawei. É assim que se mata a concorrência… Fácil.
A AMD é uma empresa dos Estados Unidos.
De facto é, mas eles fabricam os CPUs na TSMC que é na China. Iria impedi-lo de basicamente produzir os produtos.
TSMC é uma empresa de Taiwan, não da China…
Taiwan é uma espécie de puppet dos USA (tipo Japão), nunca na vida iriam fazer semelhante manobra…
Também a Qualcomm o faz… E se calhar muitas mais.