RTX 3080 Ti da Nvidia surge em atualização de driver e poderá chegar em breve
Este ano tem sido muito forte e rico no segmento do hardware. As marcas lançaram vários equipamentos de peso para o mercado, como é o caso das placas gráficas da série RTX 30 da Nvidia.
Mas a fabricante parece estar imparável e, recentemente, o chip GeForce RTX 3080 Ti apareceu numa atualização de driver, o que pode indicar que o seu lançamento estará para breve.
A Nvidia foi considerada pelos nossos leitores como a melhor fabricante de chips de gráficos. E a verdade é que a marca continua a ter destaque neste segmento. O lançamento das gráficas GeForce RTX 3070, RTX 3080 e RTX 3090 marcou o início de vários outros promissores lançamentos da empresa para este ano e início do próximo.
Mais recentemente a Nvidia lançou a também muito aguardada RTX 3060 Ti, uma potente placa muito superior à RTX 2080 Super. Mas as novidades parecem não acabar por aqui...
GeForce RTX 3080 Ti aparece em atualização de driver
A Nvidia poderá estar a preparar-se para enviar para o mercado mais um componente de peso no segmento dos chips gráficos. Alguns rumores apontam para que a novidade seja a placa RTX 3080 Ti, que deverá competir com a nova Radeon RX 6900 XT da AMD.
E as suspeitas ganharam agora mais força uma vez que esta placa acaba de aparecer numa suposta atualização de driver. Num relatório de um novo PCI ID, um HP OEM com uma driver gráfica de 452.56 menciona uma GeForce RTX 3080 Ti, como podemos ver na imagem abaixo.
Uma vez que a oferta é cada mais maior e com mais qualidade, então é importante saber onde é que esta próxima placa de situa. Nesse sentido, a equipa do Tom's Hardware elaborou uma lista com as diferentes placas da Nvidia, onde também consta a Radeon RX 6900 XT da AMD e esta RTX 3080 Ti, com base nas possíveis características desta última.
Em suma, esta placa poderá assemelhar-se à RTX 3090, no entanto com menor capacidade de memória, de 20 GB GDDR6x e um TDP menor de 320W, os mesmos da RTX 3080. A RTX 3080 Ti deverá contar com 10.496 núcleos CUDA, 328 núcloes Tensor e 82 núcleos RT.
No que respeita ao preço, este é apontado para encaixar nos 999 dólares, ou seja cerca de 823 euros.
Resta-nos assim aguardar por novidades mais sólidas, nomeadamente pela apresentação oficial deste chip por parte da Nvidia.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Chegar em breve na teoria porque na prática ninguém a vai ver durante meses!
Mais um paper launch e de certeza a preços ridículos.
Parece que a AMD está a incomodar bastante com as 6800, 6800XT e 6900XT, apesar de também haver pouco stock.
A nvidia quer aproveitar o hype do Cyberpunk 2077, que está tão mas tao alinhadinho para as suas gráficas (e muito mal optimizado a nível de CPU) que a malta fica toda tapadinha a pensar que necessita de uma RTX 3000. Vejam os novos jogos optimizados para AMD como Dirt, Valhalla, entre outros, onde a 6800XT arrasa com a 3090 e com Ray Tracing on. Portanto é tudo uma guerra onde fica a ganhar aquela que conseguir angariar mais developers de forma a otimizar os jogos para os seus produtos.
A amd nem raytracing tem, algo que nvidia tem ha anos e muito melhor optimizado. Amd que não se dedique ao arm e vai ver a Apple a ultrapassa la em processadores e continuar na sombra da nvidia em gráficos. A nível empresarial ninguem considera amd pois e low cost.
Nem ray tracing tem?? Andas desactualizado… A serie 6000 trás isso mesmo, uma das novas features na AMD. E não estou a defender a AMD, são factos. Pode-se dizer sim que pode não estar ao nível da NVidia, porque é ainda a primeira geração e a NVidia é a segunda. A AMD não tem é DLSS.
E quem é que não considera AMD a nível empresarial? Os últimos 5 PCs que montei foram para empresas e tudo Ryzen.
Uma das características do DirectX 12 é o ray tracing, tessellation (dx11), mix gpu ou Mixed Multi-GPU (asymmetric multi-GPU), Ashes of the Singularity é um dos jogos que tem a tecnologia. Tanto a NVidia e a AMD suportam o DirectX á muitos anos, não esquecer o Vulkan que também tem extensões ray tracing. O programador do jogo é vai ter de implementar o código em jogo ex: ray tracing usado o DirectX 12 na Amd e RT Cores na NVidia.
Por acaso ainda não vi nenhuma review onde juntam no mesmo pc uma RTX 3090 com a RX 6900 XT e depois trocam.
Eu sou team AMD mas preços ridículos é a 6900XT custar 999€ e ter um desempenho ligeiramente superior e ás vezes inferior a uma 3080 e fica a anos luz da 3090.
Não sei que benchmarks viste mas se poderes partilhar a fonte, é que se arrasa deve ser a 1080p, mais que isso tenho dúvidas
Em Portugal deve sair a 999€ e assim mata de vez a 6900XT