Raspberry Pi Zero: 3 Projectos Gaming
Tal como demos a conhecer aqui, foi apresentado um novo membro da família Raspberry, que tem como características principais o tamanho reduzido, o aumento de capacidade de processamento (em comparação com a geração anterior) e obviamente o seu custo ainda mais baixo.
Hoje trazemos alguns projectos que aplicam o Raspberry Pi ao mundo dos videojogos.
Com o seu tamanho diminuto, o Raspberry Pi Zero é o sistema perfeito para incorporar um sistema de jogos nos mais cariados objectos da nossa casa ou simplesmente para criar a sua própria consola portátil. Temos vindo a dar a conhecer inúmeras ideias do que podemos fazer com o Raspberry Pi, hoje vamos conhecer algumas ideias para o Raspberry Pi Zero. Vamos e isto?
TV-Consola (2 em 1)
Simplicidade acima de tudo, foi a ideia por trás desta criação, ao transformara uma velha televisão CRT uma consola retro. Todo o processo é bastante simples uma vez que estes antigos equipamentos tinham bastante espaço interno.
Bastou abrir a televisão (cuidado nesta fase) e soldar alguns cabos da saída RCA do Raspberry pi Zero à entrada SCART (pinos 18 e 20) da Televisão. Para os makers europeus, não esquecer de alterar para sistema PAL, nas configurações do Raspberry.
Para adicionar vários comandos de jogos e/ou drives USB, foi também adicionado um HUB USB com alimentação própria.
Consola Retro dentro de um comando Xbox (original)
Com um tamanho exageradamente largo, o comando original da primeira geração da Xbox (também conhecido como “Duke”) é o candidato perfeito para receber uma consola retro providenciada pelo Raspberry pi zero.
Foi isso mesmo que fez James Hobson ao abrir o enorme comando, descobriu que havia espaço para todos os componentes. Depois foi só uma questão de ligar os botões do comando ao Raspberry pi (para ser usado pelo sistema) e ligar dois cabos extra: um micro USB para energia e um HDMI para som e imagem.
Megadrive portátil modificada
Já a muito tempo que este hacker procurava um sistema que fosse pequeno o suficiente para poder transformar a sua “Sega Mega Drive Arcade Ultimate Portable” num sistema multi-consolas, pois bem, com o novo raspbery pi zero isso já se torna viável.
Este projecto ainda se encontra em andamento, sendo que podem visitar o seu canal no Youtube e seguir o progresso de criação desta consola.
Faça parte do grupo no Facebook: Raspberry PI Pplware
Este artigo tem mais de um ano
A imagem principal do artigo merecia ter sido tratada por alguém q soubesse alguma coisa de photoshop.. Ao menos não tinham ficado dedos cortados! :p
Vá lá Guilherme. Se tiveres tempo, faz uma porreira para substituir essa. 😉
Já agora, e em relação ao artigo?
Só falta mesmo um guia sobre como conseguir comprar o zero, nos sitios onde o encontro está sempre esgotado :p
Acho piada que no dia que lançamos o artigo a anunciar o Pi Zero alguns “mentalistas” vaticinaram o Pi Zero como uma “fraude”. Hoje como referes, há imensa dificuldade em comprar e os poucos que chegam Às lojas são logo escoados. 😀
Mas lá está, é preciso mesmo é ter ideias.
https://thepihut.com/collections/raspberry-pi-store/products/raspberry-pi-zero-w
“A imagem principal do artigo merecia ter sido tratada por alguém q soubesse alguma coisa de **edição de imagem** ”
pronto corrigi…
Saber apertar parafusos, não quer dizer que se sabe mexer numa black and decker
Podemos usar qualquer outra marca de aparelho… 😉
Há uma imagem na web que mostra essa realidade 😉 3 filas, uma dos quer criticam o que está feito, outra fila dos que se disponibilizam para dizer como fazer e uma quase sem ninguém dos que se disponibilizam para fazer. 🙂 a história é velha.
Ainda estou a espera que o rpi zero fique disponível outra vez para encomendar
Eu por acaso tenho lá umas 2 sega game gears avariadas (não se trata somente dos condensadores) à espera de algo semelhante 🙂 Um dia destes quem sabe, até porque é necessário um bocado de engenho e tempo, especialmente tempo.
Além de ser preciso que este sistema esteja disponivel. Mais um par de anos e já existirão aos montes.
Bom artigo. Gosto bastante destes DIY.
O Rpi zero já está esgotado desde que saiu e não voltará a estar à venda porque as margens que os fabricantes tiram desse artigo não são satisfatórias. Se fosse a vocês esquecia…
Sim claro…
https://thepihut.com/collections/raspberry-pi-store/products/raspberry-pi-zero-w
Para quem quer um Rpi Zero aqui na Suiça ainda há disponiveis.
https://www.pi-shop.ch/raspberry-pi-zero-budget-pack-includes-pi-zero
Boas!!
Há algumas alternativas ao raspberryPI zero.
É sempre possível comprar um nanoPI, ou uma orange PI mais ou manos ao mesmo preço…. a comunidade não é tão grande mas há software disponível para fazer umas !cenas fixes”!