Qualcomm e TSMC poderão estar a desenvolver chip de 7nm
Durante os último tempos, a Qualcomm trabalhou em conjunto com a Samsung para desenvolver os chips Snapdragon 820, 821 e 835 numa base de 14nm para os dois primeiros e 10nm para o último.
Segundo alguns rumores, a Qualcomm poderá agora deixar a parceria com a Samsung para abraçar uma colaboração com a TSMC no desenvolvimento de um novo chip de 7nm.
Durante um largo período de tempo a Qualcomm colaborou com a TSMC no desenvolvimento dos seus chips. Esta parceria terminou após o lançamento do Snapdragon 808 e 810, onde este último teve graves problemas de aquecimento.
Após estas dificuldades, a gigante americana aliou-se à Samsung, com quem desenvolveu e lançou com sucesso os bastante conhecidos Snapdragon 820/821, em 14nm, e 835, em 10nm, que equipam os topos de gama de várias marcas.
Segundo alguns rumores, a Qualcomm poderá estar a trabalhar em conjunto com a TSMC, desde o ano passado, para o desenvolvimento do seu próximo grande processador, deixando para trás a Samsung. Este novo processador será desenvolvido em 7nm, tecnologia esta que a TSMC se tem centrado em desenvolver, tendo para isso saltado o fabrico em 10nm.
A confirmar-se esta informação, a Samsung volta a perder um grande cliente, dado que, segundo outros rumores, a Apple deverá também ter optado pela TSMC para o desenvolvimento do seu novo processador, Apple A11, que deverá equipar o novo iPhone.
Este artigo tem mais de um ano
“a Qualcomm poderá agora deixar a parceria com a Qualcomm “, ALGO NA FRASE ESTÁ ERRADA…
Estava mesmo 😀
Corrigido, obrigado 🙂
Ver erro no 2º paragrafo “…a Qualcomm poderá agora deixar a parceria com a Qualcomm…”
Já foi corrigido, obrigado 🙂
Não é preciso falar no A11 da Apple, a Samsung nem fabrica o A10 – é fabricado só na TSMC.
A TSMC não saltou o fabrico de 10nm, há processadores já anunciados a 10nm na TSMC que devem estar quase a sair. Há até quem especule que o processador A10X do iPad Pro já é a 10nm, mas é preciso esperar para ver.
Deviam meter os engenheiros tugas a fazer umas fabricas dessas. Ha alguma empresa na europa que consiga fazer algo do género…..tipo 50 nm?
Na Europa talvez, na EU não..
És capaz de elaborar essa tua teoria?
Bem, a única que me lembro era a Quimonda, instalada cá em Portugal, mas fechou há alguns anos. Acho que passou a ser a Nanium depois de reaberta. Sei que li sobre isso há uns anos.
Acho que nem de 1 metro lol
🙂
Fábricas não, mas há máquinas usadas nas fábricas que são produzidos cá . Por exemplo a ASML em Eindhoven na Holanda produz as máquinas responsáveis pelo processo de litografia. Cada máquina destas custa entre de ~30M€-90M€.
A Quimonda Portugal asemblava os chips e memórias. As wafers vinham de fora, da Alemanha a maioria. Trabalhei lá até ir ao charco….