Qualcomm Snapdragon 450 – Um processador para a gama baixa
A Qualcomm destacou-se desde cedo como uma das principais fabricantes de processadores, tendo disponível uma grande variedade de modelos para todo o tipo de gamas.
Destinado a uma gama mais baixa de smartphones e tablets, a Qualcomm lançou agora o novo Snapdragon 450.
A Qualcomm é hoje uma das principais fabricantes de processadores, sendo responsável pelos chips que equipam grande parte dos modelos de tablets e smartphones do mercado.
De entre a sua vasta gama de produtos, podemos destacar os Snapdragon 821 e 835, que equipam os topos de gama de várias marcas, o Snapdragon 625 que tem tido imenso sucesso pelo seu equilíbrio entre desempenho e autonomia e a ainda os Snapdragon 650 e 652 que, embora de outra geração, trouxeram um desempenho excepcional à gama média.
Para a gama média-baixa, a Qualcomm já dispunha do Snapdragon 435, que equipava alguns modelos mais económicos, mas chegou agora a altura de o renovar, com a chegada do Snapdragon 450.
Este novo processador oferece quatro melhoras principais que resultam num melhoramento significativo para esta gama. A primeira novidade anunciada foi o aumento de até 25% na velocidade do CPU eda GPU face à versão anterior. Segundo a marca, o consumo deste novo processador segue em linha com a o Snapdragon 435, conseguindo mesmo ser superior, com a promessa de quatro horas extra.
O suporte para câmara foi também melhorado, sendo agora possível integrar uma câmara dupla até aos 13 MP em cada lente, ou até aos 21 MP num sistema de câmara singular. Com o novo Snapdragon 450 chega também um modem X9 LTE que melhora as velocidades do LTE. Por fim, o novo processador já consegue suportar um ecrã FullHD (1080p), assim como permite usar USB 3.0.
O novo Snapdragon 450 vem assim reforçar a oferta para os smartphones e tablets mais económicos. Embora já tenha sido anunciado, os primeiros smartphones com este processador apenas deverão estar disponíveis para o final do ano.
Este artigo tem mais de um ano
Este já é fabricado com tecnologia mais moderna? É que já não faz sentido a Qualcomm andar a lançar processadores de 28nm que apenas são bons para aquecer as mãos no inverno
Este e de 14nm