PlayStation 5 deixou de funcionar porque o líquido térmico se espalhou pela consola
Cada vez mais os equipamentos tecnológicos estão mais evoluídos e construídos com os mais poderosos e inovadores componentes. A ideia é que os produtos consigam gradualmente oferecer um significativo aumento de desempenho sem que tal signifique necessariamente um aumento das dimensões ao nível de hardware.
Por outro lado, todas estas características modernas exigem também uma maior atenção na hora de arrefecer os equipamentos. Para tal, os utilizadores também recorrem à popular pasta térmica. No entanto, a PlayStation 5 da Sony conta com líquido térmico para esse efeito. Mas recentemente um youtuber descobriu que a sua PS5 deixou de funcionar porque o líquido térmico se espalhou pela consola.
Demasiado líquido térmico na PlayStation 5 pode não ser boa ideia
No que respeita ao arrefecimento, a Sony optou por usar metal líquido na sua consola PlayStation 5 em vez da tradicional pasta térmica, como forma de garantir uma melhor e mais eficaz transferência de calor. Contudo, mesmo que seja mais eficiente na dissipação do calor, o líquido térmico é um condutor de eletricidade e pode trazer alguns problemas ao equipamento.
Assim, o youtuber TheCod3r partilhou um vídeo no seu canal onde mostra aquilo que pode acontecer a vários outros utilizadores devido e essa forma de arrefecimento dos equipamentos. O youtuber verificou que a sua consola PlayStation 5 havia deixado de funcionar e tentou perceber o motivo. Ele analisou a tensão do equipamento, mas mais tarde chega à conlcusão que o problema poderá estar noutro componente.
TheCod3r verificou então que o metal líquido usado pela Sony transbordou e se havia espalhado. E esta é uma situação delicada, uma vez que sendo o metal um condutor elétrico, poderá provocar outros problemas.
Veja o vídeo:
Ao verificar a APU da PS5, o youtuber constatou que este estava em boas condições, mas rodeado de uma poça de metal líquido. No vídeo vemos ainda o utilizador a 'brincar' com o metal líquido com um cotonete.
O youtuber conseguiu recuperar a consola depois de colocar novamente o metal líquido no equipamento, mas protegendo toda a área para evitar novos problemas futuros.
Este artigo tem mais de um ano
O metal líquido parece mercúrio.
Não teria sido mais lógico usar um óleo não condutor?
oleo para dissipar calor?
Óleo Fula
Mas tem de ser de girassol?
Não quero que viva na ignorância.
https://www.3m.com.pt/3M/pt_PT/novec-pt/como-utilizar/arrefecimento-imersao/
E sim, pode ser usado óleo mineral específico em substituição deste produto (não condutor) para efeito de arrefecimento de eletrónica/PC’s. Para que conste, é uma solução amplamente usada em motores/transformadores.
Normalmente é usado gálio. Mas tem de ser colocado com cuidado porque é um liquido condutor, não é como a pasta térmica.
Pois deve ser esse o caso Mr. Y. Arrisquei falar no mercúrio mas depois lembrei-me que é um metal muito mais difícil de “segurar”
Fabuloso… Castrol GTX, mas q não pareça mercúrio, talvez Vénus.
Ver para crer como o Tomé?
Então veja!
https://www.3m.com.pt/3M/pt_PT/novec-pt/como-utilizar/arrefecimento-imersao/
Tive uma XboxOneS que não durou 4 anos…um problema qualquer com a saída HDMI que nem numa loja da especialidade quiseram consertar. Provável não valia a pena. Depois disso comprei outra, em segunda mão, com 3 anos de garantia. Há lojas corajosas…
É o retimer chip, avaria muito.
O rapaz apresentasse como experiente e técnico de equipamentos informáticos no canal, mas para vocês é apenas um YouTuber.
Tenho PS5 desde o dia 1. teve 0 problemas. metem se a abrir a consola. depois chapéu. assim que abrem e fecham a consola acabou a garantia. não podem culpar ninguém. provas em como o dono da consola não a abriu antes? ou deixou cair? é só culpar. posso mandar um balde de agua a consola, e depois dizer epá a Sony isto e aquilo. faz algum sentido isso? tenho as consolas todas e todas funcionam bem. Nintendo, X-box, Sega, Sony etc…
Calma. Há um montão de ps5 com problemas relacionados com sobreaquecimento dos chips da ram que ficam por baixo do cpu (a ps5 absorve ar frio por cima maioritariamente; mas deita ar quente para trás e para baixo). Problemas com o leitor (neste caso deve dever-se ao leitor em si, pois na concorrência existiram os mesmos problemas). Problemas com o liquid metal que escorre para a board e claro, é condutor, a consola frita. Problemas com o “zumbido” estático originado na fonte de alimentação (que já é um problema que se arrasta desde há várias gerações atrás). Problemas com o sistema dos triggers do comando. Posso continuar a aumentar a lista.
Existem dois pontos em comum com tudo o que enumerei: mau design e zero testing/QA. Quem agora paga mais pelo mesmo é que são as cobaias. Obrigado por seres uma delas e mostrares a muita gente que têm que estar de olhos bem abertos quando forem comprar uma, e se possível negar-se a esse “descuido” de 550€, seja lá onde for que se consiga a esse preço.
apaga que ainda dá tempo Pedro
Haha 🙂 o que digo não é mentira nehuma. mantenho. sem saber a origem desse derramamento. é capaz de umas avariarem. Aos 8 segundos do video. só aquela passa que tem por cima meio triangular conta me a historia toda. tasse mesmo a ver k levou uma queda ou porrada. que pode ter destabilizado o tal liquido.
Porque é que estes problemas só acontecem a youtubers?