PplWare Mobile

OSMC – Um media center para o seu Raspberry Pi

Download

Download: OSMC


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. Skin says:

    Uso desde que o Raspbmc foi descontinuado e recomendo. Prefiro usar o OSMC do que o Openelec porque acho-o mais customizável.

    • Cláudio Castro says:

      O Raspbmc não foi descontinuado, apenas mudou de nome para OSMC porque passou a ser compatível com outros aparelhos para além do Raspberry Pi.

    • sómaisum says:

      Apenas tento ser prestável, mas o Openelec e o OSMC (a nivel de kodi) são iguais. O que um faz, o outro faz, e vice versa. O heavy work esta todo no linux por tras, que ai sim existem diferenças.

      O OSMC já vem com a skin instalada, salvo erro é a Conq com ligeiras alterações estéticas.

      Continuo a preferir o Openlec pela rapidez, pelo menos no raspberry 1. No 2 nunca esperimentei o OSMC honestamente.

  2. André says:

    Já usei e gosto muito! Mas ainda assim prefiro (e juro que não é para fazer publicidade) o Pipplware. Tem o kodi e ainda tem o xfce! Faz o mesmo que o OSMC e ainda mais.

    • Zaark says:

      O PiPplware é um sistema operativo como o Raspbian. O OSMC pode ser usado como software num sistema operativo, tal como o Kodi, ou pode ser instalado com um OS per se, tal como o Kodi, não esquecendo que o OSMC é totalmente baseado no Kodi, partilhando inúmeras funções e até apps móveis para iOS, Android e Windows Phone.

      • Diogo Santos says:

        O Pipplware é baseado no Debian Jessie assim como o Raspbian e o OSMC. O Kodi é “apenas” um programa e pode ser instalado em qualquer sistema operativo Linux. Podes usar exactamente as mesmas funções e apps que usas para o OSMC como para o Pipplware.

  3. Josué Faria says:

    Uso desde que saiu e recomendo, com o RPi2 pode-se usar uma skin mais “bonita” 😉 tipo AEON nox

  4. Cláudio Castro says:

    O OSMC não é um Media Center diferente do Kodi. É a mesma coisa, mas com uma skin personalizada pela equipa da OSMC. Trada-se de uma versão de Linux dedicada ao Kodi, mas é exactamente a mesma coisa. O mesmo pode ser dito do OpenELEC. Ambos funcionam no Raspberry Pi e ambos correm o mesmo software de media center.

    • Bruno Fernandes says:

      O OSMC, para ser mais exacto, é um sistema operativo desenvolvido especificamente para ser um Media Center e, inclui o Kodi, que é uma aplicação.

        • Cláudio Castro says:

          Permitam-me corrigir-vos mais uma vez. O Kodi não é uma aplicação que corre no OSMC. O OSMC é o Kodi. Mais pormenorizadamente, o OSMC é uma distro Linux que corre o Kodi, tal como o OpenELEC. Se não acreditam, instalem o OSMC e mudem a skin. Sim, dá para fazer algumas coisas, mas todas através da linha de comandos. A plataforma gráfica do OSMC é só o Kodi.

          O artigo é enganador, porque leva o leitor a pensar que são duas coisas distintas, quando não é bem assim. O leitor Tico, por exemplo, pergunta como instalar o Kodi no OSMC.

          O artigo devia ser reescrito, porque não é claro no que pretende mostrar ao vosso público-alvo. Sugeria algo mais como “OSMC, mais uma distro para correr o Kodi no Raspberry Pi”.

          • Pedro Pinto says:

            Estás a ler coisas que não estão escritas em lado nenhum! “O OSMC (Open Source Media Center) é um projecto open source, criado em 2014, que é baseado no Linux Debian e no Kodi Media Center”. O que não percebes aí?

  5. Invision says:

    Eu prefiro o openelec para o RPi2, é mais rapido nas tarefas que interessam, tipo ver filmes atraves de share smb ou nfs, boot e etc. Mas o osmc é mais bonito sim, mas pode-se personalizar a skin do openelec também

  6. Bruno Fernandes says:

    Testei há uns meses a imagem 2015.11-1 no RPi2 e ainda estava um bocado “verde” comparado com o OpenELEC 5. Crashes um bocado random e muitos add-ons não estão disponíveis para esta distro mesmo utilizando a SuperRepo, por isso têm de ser compilados à mão.

    Para um power user é melhor (especialmente se estiver familiarizado com distribuições debian), mas para utilizadores que preferem fazer tudo pela interface gráfica é mais complicado.

  7. Tico says:

    Como é que se instala o kodi dentro deste media center?

    • Bruno Fernandes says:

      Não é necessário instalar o KODI, todo o sistema operativo, pelo menos a parte gráfica, funciona com base no KODI.

      KODI = Aplicação Media Center
      OSMC = Sistema operativo dedicado a correr o KODI como media center.

    • Cláudio Castro says:

      Tico, o OSMC é uma distribuição de Linux dedicada a correr o Kodi no Raspberry Pi e alguns outros aparelhos. Não é preciso instalar o Kodi, porque ele é o que o OSMC corre.

      • Tico says:

        É que o kodi tem uma limitação ao reconhecer os discos superiores a 250gb, no pipplware dá para editar através do sudo nano /boot/config.txt para adicionar a linha “max_usb_current=1” (sem as aspas, claro) para reconhecer os mesmos, tenho um cartão de 2gb e quero aproveitar para por o osmc, será que também dá para fazer o mesmo (isto é acrescentar a linha para reconhecer os discos)?

    • Zaark says:

      O OSMC, enquanto Media Center baseado no Kodi, não dá para instalar o Kodi por cima de si.

  8. Zaark says:

    Uso-o já desde o Verão do ano passado no meu RPi2 e recomendo vivamente.

    Faltou apenas referir uma coisa acerca do OSMC no artigo: a (quase?) totalidade das apps móveis desenvolvidas para o Kodi funcionam com o OSMC. Por exemplo, eu controlo o OSMC com o Kodi Assist para Windows Phone. 😉

  9. Tico says:

    Já tentei instalar o osmc de duas formas, a primeira a partir do windows correndo a aplicação do osmc para esta plataforma, depois de instalar no cartão microsd e colocar no raspberry fica com o ecrã todo preto (aparece antes disso o simbolo do osmc e uma espécie de quadrado com 4 cores igual ao que aparece no kodi, mas depois ao ficar com o ecrã preto nada muda), a segunda forma usada para instalar foi a partir da imagem recorrendo ao Win32DiskImager, depois de instalar no cartão microsd e colocar no raspberry fica com o ecrã a dizer que está a formatar e não avança mais de +- 25% (não aparece percentagem), alguém sabe ajudar?

  10. Bruno Gama says:

    Eu utilizo já há bastante tempo no meu Rasp2.
    É bem rápido e prático. As atualizações são automáticas e nunca tive nenhum problema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.