Nvidia vai unir as iGPU e GPU nos portáteis Linux para melhorar o desempenho gaming
Não é à toa que a Nvidia é a mais poderosa fabricante de placas gráficas da atualidade. Para além dos potentes produtos que tem no mercado, a empresa de Jensen Huang também está sempre atenta para tentar levar aos clientes as melhores soluções possíveis. Como tal, agora a Nvidia quer unir as iGPU e GPU nos portáteis com Linux como forma de melhorar o desempenho destas máquinas nos jogos.
Nvidia une iGPU e GPU nos portáteis Linux para melhorar os jogos
De acordo com as mais recentes informações, o engenheiro de software da Nvidia, Austin Shafer, lançou a sugestão de união de iGPU e GPU nos computadores portáteis Linux na biblioteca Wayland wlroots para que os designados "compositores" consigam obter um maior desempenho através desta mesma união. Portanto, no fundo estaremos a falar de uma GPU dupla o que vai permitir que os portáteis apresentem um FPS significativamente melhorado e sem um custo acrescido.
Antes o normal era adquirirmos um computador portátil com um processador Intel com placa gráfica Nvidia. Mas o que o engenheiro está a tentar criar é então combinar o desempenho da iGPU com a GPU num só de forma a obter um maior desempenho do sistema quando se trata de conteúdos gaming.
Contudo, a ideia para já seria aplicada quando o output acontece em ecrãs externos, embora não esteja posta de lado a ideia de que tal possa ser implementado no futuro no próprio ecrã do portátil. A ideia é fazer com que a iGPU detete o ecrã ao qual o portátil está conectado e sincronize com a GPU principal da Nvidia, fazendo assim com que a gráfica suporte e reduza a sobrecarga do sistema, conseguindo mais FPS.
Para já o projeto ainda tem algumas limitações, mas Austin explica que "na maioria dos portáteis, a dGPU não controla o ecrã integrado no computador, mas controla os monitores externos através da porta HDMI nas laterais ou na parte traseira do portátil".
Certamente que esta ideia de união de placas gráficas ainda terá mais novidades e cá estaremos para vos pormos a par de todas elas.
Este artigo tem mais de um ano
Deveriam era pensar numa forma de o fazer nos descktop’s para o pessoal não ter de andar a comprar gráficas cujo preço delas hoje em dia é um absurdo… Assim davam um CPU ou uma Motherboard com capacidade de dar um bom desempenho há e não estou a falar de processadores tipo i9 12000 ou lá o q pois isso não é para carteiras como a minha nem de a maioria globalmente falando, mas sim um básico com alguns Core e uns bons threads e com alguma tecnologia para render melhor a gráfica ou mesmo o desempenho nos Fps… Acredito que iria revolucionar o mercado de jogo e iria fritar a cabeça das empresas “adversárias” durante alguns tempos pois hoje em dia só se pensa na grandeza e a tecnologia continua a evoluir de tal forma que os preços vão com ela e dos só a NASA ou algum tipo de milionário pode adquirir maior parte da novidade fica nas prateleiras pois não á dinheiro para as comprar.
Quando Linux vai dominar os desktops e notebooks ?
Dominar, provavelmente nunca…as pessoas não se cultivam informaticamente e não há interesse em aprender a usar um sistema novo.
Nem ao macOS, que é um sistema intuitivo e ready-to-go, dão uma oportunidade, quanto mais ao Linux.
O linux é mais fácil que o Windows. Para boa parte da gente, que só sabe ligar o browser, ainda mais.