NVIDIA terá competição! ARM poderá desenvolver uma placa gráfica para jogos
Segundo um relatório, a ARM está a desenvolver uma GPU para fazer frente à NVIDIA e à Intel. A empresa colocou vários trabalhadores num novo projeto que poderá vir a ser concretizado num futuro próximo. Mais de uma centena de funcionários estão a conceber uma placa gráfica que poderá ser integrada num computador para jogos.
ARM é experiente no desenvolvimento de chips gráficos
A empresa está a recorrer ao seu gabinete em Israel, que tem por missão desenvolver interfaces de software para Vulkan, OpenGL e outros motores gráficos. Ao contrário da NVIDIA ou da AMD, a ARM não fabrica chips, mas desenvolve a sua própria tecnologia para a licenciar a outras empresas.
A placa gráfica, segundo os rumores, poderá também ser uma nova arquitetura de GPU para ser oferecida em computadores baseados no ARM, como o Copilot PC+.
De acordo com o relatório, a equipa da ARM em Israel está a supervisionar o desenvolvimento dos componentes da GPU. A ideia de uma placa gráfica discreta centrada nos jogos não é totalmente clara, uma vez que, devido à natureza da empresa, o projeto pode abranger outras frentes, como a inteligência artificial.
Empresas como a AMD e a Intel foram ultrapassadas pela NVIDIA na corrida da IA. A gigante norte-americana é a principal fornecedora de placas gráficas para a OpenAI, Meta, Microsoft e outras empresas que desenvolvem language models. Embora a NVIDIA seja um cliente da ARM, não utiliza a tecnologia ARM no desenvolvimento de GPUs.
Até agora, não há informações suficientes para dizer que a ARM está a trabalhar numa GPU discreta para PCs. No entanto, o lançamento do Snapdragon X Elite seria o ponta de lança para uma placa gráfica. O chip baseado em ARM da Qualcomm tem um desempenho notável, mas não consegue brilhar nos jogos.
Este último facto levou a NVIDIA a estabelecer parcerias com empresas para lançar uma solução gráfica para os PCs Copilot+ que chegarão em 2025.
Leia também:
Quanto mais concorrência, melhor para o consumidor.
A Nvidia tem feito o que quer.
Mesmo com a AMD e Intel na concorrência tem feito o que quer!
Então mas é para jogos ou não?
Imaginem jogar num suface ou macbook onde não ha ruido de ventoinhas e com baterias de 18 horas e sem aquecer….que sonho
Jogar num MacBook? Hahaha
É melhor não teres grandes expectativas…
Jogo baldur gate 3, gta v, league of legends, hitman no meu macbook pro com tudo no maximo e corre bem
Em 1024×768?
Ao ler este artigo fui confirmar em que lugar se encontra o Supercomputer Fugaku #4, que tem hardware AMR, esteve em #1 até ao fim de 2021. Acho que o cpu trabalha como gpu. (arquitetura)
Se utilizarem este cpu como base, mais todas as tecnologias dos últimos anos, mais AI. Acho que pode ser um grande gpu.
Eu disse que iria haver concorrência à AMD e Nvidia se elas ignorassem o mercado do gaming e apenas se focassem na IA. Agora quando cota de mercado vai ARM roubar à AMD e Nvidia.
Nem Intel, Amd ou NVIDIA vão ao fundo. Podem abanar mas não se vai deixar ultrapassar. Após a compra da ati, a AMD consegue ter bons processadores e gpu com uma boa qualidade/desempenho/preço. Agora seria interessante a arm ter uma gpu integrada no processador (a mesma coisa que a AMD faz), quanto mais concorrência melhor, vamos ver se os preços baixam o suficiente.
a nvidia até está a focar-se mais em IA do que nas placas para jogos
e a AMD também.
Estou à espera do Raspberry PI das placas gráficas para jogos, ao preço equivalente do Raspberry PI. eh eh