Nvidia segue a Apple a também não aceita o aumento de preços dos chips
Está tudo a aumentar de preço, e tal é simples de observar através de uma simples ida a um supermercado. Mas também o mundo da indústria tecnológica está a sofrer com esta inflação que se sente em praticamente todo o mundo, e está assim a aumentar o valor dos seus produtos.
Mas a Apple recusou que a gigante TSMC aumentasse o preço dos seus chips. E agora a Nvidia, também cliente da poderosa fabricante de Taiwan, seguiu os mesmos passos e recusa-se a aceitar que o preço dos seus componentes fique mais caro.
Nvidia diz NÃO ao aumento de preços da TSMC
Depois da Apple, agora foi a vez da Nvidia mostrar um cartão vermelho à intenção da TSMC aumentar o preço dos seus chips. Esta atitude da criadora das gráficas GeForce RTX impulsiona ainda mais esta 'guerra' entre a fabricante e os seus mais poderosos clientes. E embora as marcas precisem da TSMC e dos seus avançados processos de fabrico, a verdade é que a fabricante taiwanesa também depende muito das encomendas destas e de outras clientes, pois só a Apple é responsável pela compra de cerca de 50% da sua produção.
Segundo as informações reveladas, a TSMC informou a Nvidia que iria aumentar o preço dos seus chips no ano de 2023, e esse mesmo aumento seria entre 6% a 9%, consoante o processo de fabrico. Mas a decisão do CEO Jensen Huang parece ser definitiva ao recusar-se pagar esse aumento já no próximo ano.
Portanto, este é um problema que a fabricante de Taiwan terá que resolver com estas que são duas das suas mais importantes clientes. E caso ninguém ceda, há sempre a hipótese de as marcas migrarem o seu fabrico para as fábricas da Samsung, já que esta foi a primeira a anunciar a sua avançada litografia de 3 nm. Mas caso as marcas aceitem esta subida de preço, possivelmente tal também se vai traduzir em equipamentos mais caros para o consumidor. Há sempre a hipótese de a TSMC manter os preços tal como estão, mas há dúvidas de que tal aconteça.
Este artigo tem mais de um ano
Não aceita, não os tem.
ahah. eu também não aceito o aumento do iphone nem da placa que quero comprar e o preço continua a subir, se reclamar fazem-me mais barato?
Se comprares aos milhões de unidades eles têm uma atençãozinha…
Na Apple nao precisam de ser uns milhoes, para empresas ja tens descontos para mais de 10 equipamentos.
O Ocidente é a favor da “economia de mercado”, da “abertura” e da “globalização” enquanto beneficiar dos desequilíbrios que vêm desde o tempo colonial. A partir do momento em que algum país consegue equilibrar a balança, de repente já não aceitam as regras que antes seguiam (e até impunham) com fanatismo.
Agora a novidade de ser o comprador (dos 15% do Mundo Ocidental) a impor os preços ao resto do Mundo, seja nos chips destes ou no gás/petróleo dos outros. Anedótico. E vai correr tão mal.
santo deus! tanta areia na cabeça. Primeiro que tudo, existem contratos assinados, por isso mudanças unilaterais de preço podem muito bem estar limitadas enquanto os contratos vigorarem. Segundo ponto, isto não é como ir comprar os morangos do supermercado e pagar o que está na etiqueta, em que tu “engoles”… A compra de componentes e serviços e os seus custos são sempre negociados entre as empresas.
E caso não saibas a TSMC já tinha feito aumentos de preços há pouco tempo com a justificação de que queria aumentar capital para investir… ora mais outro aumento pode muito bem estar a ser mal visto pelos clientes.
Meu Caro, e se o contrato estiver em fim de Prazo ? E se eles estiverem a avisar com Não aceitam os proximos aumentos ? Pois certamente no contrato estará lá que nao pode aumentar a meio do contrato (devido aos milhões de unidades ja aqui faladas ) , de resto os que não aceitam aumentos… são os que aumentam ao público final (o outro lado da moeda), Saudações
só que a dita proposta de aumento da TSMC está a ser transversal a todos os seus clientes… por isso vires dizer que é por o contrato estar no fim não faz sentido.
Quanto à falácia de que “são os que aumentam ao público final” aconselho a olhar para o facto do preço da TSMC não ser o único componente do custo final e para o facto de muitos dos aumentos que tu vês em electrónica advirem da forte desvalorização do Euro.
E de que forma é que a desvalorização do Euro afecta o preço em dólares?
Toni, és capaz de mostrar grandes aumentos nos preços de electrónica nos Estados Unidos?
Se forem invadidos pela China certamente o preço não vai estar em causa
Está tudo a aumentar de preço, e tal é simples de observar através de uma simples ida a um supermercado, OI ?
A diferença que alimento não é supérfluo Placa de Vídeo sim, podemos viver sem placa de vídeo ! O aumento se dá pela mais pura ganância !