Pplware

Nvidia elimina o bloqueio à mineração de criptomoedas nos seus últimos drivers

Há vários meses atrás, as notícias sobre a mineração de criptomoedas eram uma constante nos canais dedicados ao mundo tecnológico. Na só pelos sistemas, uns mais domésticos e outros mais profissionais, que se iam descobrindo pelo mundo fora, mas sobretudo devido às placas gráficas usadas para esse objetivo.

Mas a mineração através das GPUs chegou ao seu fim e, como tal, a Nvidia já removeu o bloqueio para esta funcionalidade dos seus drivers mais recentes.


Foi há cerca de um mês que anunciamos o fim oficial da mineração da criptomoeda Ethereum através das placas gráficas. Tal aconteceu porque a moeda digital mudou o seu algoritmo de Proof-of-Work (PoW) para Proof-of-Stake (PoS).

Como seria de esperar, a mudança levou a que milhões de GPUs deixassem de ser usadas na prática de extração de criptomoedas, tentando os seus donos vendê-las depois a um preço simpáticos. Muitas até foram mesmo lavadas com água para poderem ser colocadas novamente à venda com um aspeto mais apelativo.

Nvidia remove limite de mineração nos seus drivers

Novos dados mostram que a Nvidia removeu agora os limites e bloqueios à mineração de criptomoedas dos seus drivers mais recentes. Ou seja, a empresa eliminou o seu próprio sistema de segurança que limitava significativamente o desempenho das placas gráficas para a prática de extração.

Mais concretamente, o driver GeForce 522.25 WHQL (ou 520.56.06 para Linux), deixou se ter a configuração LHR (Lite Hash Rate), implementada inicialmente em maio de 2021. O objetivo do LHR era então limitar o desempenho das placas gráficas Nvidia na mineração, como uma tentativa de não incentivar os utilizadores a usá-las para esse fim. Mas, na altura, nem esta funcionalidade ajudou a diminuir a atividade, até porque muitas empresas dedicadas ao ramo da extração de moedas digitais conseguiram contornar estes mesmos limites.

Nos testes realizados foi usada uma Nvidia GeForce RTX 3080 Ti, lançada com LHR. E após a atualização dos drivers, a placa gráfica conseguiu atingir uma taxa de hash de 112,08 MH/s, um valor semelhante a outros testes onde, há meses, os mineradores conseguiram contornar este limite.

Esta atualização permite então que as gráficas Nvidia, como as da linha RTX 30, funcionem com todo o seu potencial para a mineração de criptomoedas. Contudo, uma vez que já não são usadas GPUs na extração de Ethereum, resta saber se os utilizadores vão fazer uso deste desbloqueio para minerar outras moedas.

Leia também:

Exit mobile version