PplWare Mobile

3D XPoint – Novo tipo de memória 1000x mais rápida


Vítor M.

Responsável pelo Pplware, fundou o projeto em 2005 depois de ter criado em 1993 um rascunho em papel de jornal, o que mais tarde se tornou num portal de tecnologia mundial. Da área de gestão, foi na informática que sempre fez carreira.
Por António Ferreira para Pplware.com

Destaques PPLWARE

26 Respostas

  1. Kn0xx says:

    Intel Optane, tem havido bastante comentarios negativos…. embora o principal efeito seria substituir as RAM’s…

    • joão says:

      as RAMs são um bocado mais rápidas q a Intel Optane. estas servirão para SSD rápidos. talvez com o tempo seja possivel ter memória flash com a velocidade e durabilidade da RAM mas ainda não é desta.

  2. Rafael Cardoso says:

    No meu samsung ssd 850evo activo o rapid mode e faz uso da RAM para ficar fom velocidades vertiginosas sem gastar mais um €

    • Carlos says:

      Também ativei no meu SSD 850 PRO e lê a 5.520 MB/s e escreve a 4.456 MB/s

      • Paulo Martins says:

        Como é que o SSD lê a 5.520mb/s quando a velocidade de leitura é ligeiramente superior a 500mb/s para um ficheiro contínuo?

        O que estão a usar é um RAM Disk, por isso estão a usar a RAM como cache para ler/escrever, neste caso se quiserem gravar um ficheiro de 1gb a impressão que dá é que foi instantâneo mas na verdade demora alguns segundos a passar o ficheiro da RAM para o disco, sendo que há o risco de o ficheiro ficar corrompido se houver uma interrupção de energia enquanto o ficheiro é passado da RAM para o SSD. Da mesma forma que a leitura só é assim tão rápida se o ficheiro já estiver em RAM.

        O Optane têm velocidades de leitura/escrita de 2400/2000mb/s quase 5x mais que o teu SSD, sendo que se quiseres também podes usar o mesmo truque do RAM Disk para dar exatamente a mesma velocidade de leitura.

        Agora também não acho que justifique o preço, mas quanto ao Rapid Mode a menos que compres uma UPS não vale o risco de ficar com ficheiros corrompidos, por isso também não fica a 0€ o “upgrade”.

    • zémanucasdopimbatrucas says:

      obrigado pela dica

    • Goncalo Pinto says:

      Eu tambem tenho um 850Evo de 250Gb, tinha antes um HDD de 1Tb hibrido com SSD de 8Gb, era bastante rapido tambem, agora uso-o como secundario, ganhei imenso em performance, embora antes fosse tambem bastante rapido.
      O SO carrega cerca de 10 vezes mais rapido, e apps pesadas abrem muito mais rapido. E a melhoria foi bastante significativa depois de activar o Rapid Mode.

  3. Pedro says:

    Há que espremer a tecnologia actual bem, até estar bem espremida…

  4. Antunes says:

    Intel Optane o maior fracasso de sempre.

    Discos com rapid mode da samsung fazem o mesmo a anos…

  5. Carlos says:

    Nao me espanta que só apareça agora. A indústria militar anda sempre a frente do consumidor final. Os processadores usados agora no armamento atual só os vamos ter para consumo final daqui a uns 5 ou 10 anos. Quem pensa o contrário engana-se

  6. Hugo Gomes says:

    Eu só vou fazer um pc novo quando sair o primeiro processador quantico para a linha doméstica ate la vou dando umas jogadas no meu pentiun 200

    • Goncalo Pinto says:

      Pentium 200? Isso ja e peca de museu ha alguns anos. O que consegues jogar nisso? Solitaire e pouco mais. Qualquer Smartphone e mais rapido que isso.

  7. Daniel isidro says:

    Giro, mas… há ali uma frase que me intriga: “Convenientemente, esta tecnologia consegue guardar informações mesmo quando o dispositivo está desligado, ao contrário de outras fontes de armazenamento voláteis, como a RAM.”
    Quer dizer que se pode aceder a este dispositivo e registar informação mesmo estando desligado?
    Se sim Isso é o Santo Gral da pirataria e dos serviços de informação, conseguir colocar dados num dispositivo desligado, que ao ligar-se pode ficar refém de virus. ransomeware ou abrir backdoors para espionagem!
    Ou então percebi mal o que lá estava escrito em cima!

    • Hugo says:

      Não. A informação apenas lá permanece quando desligado, mas não é possível aceder ao dispositivo.

    • Nuno says:

      Percebeste mal… Simplesmente é como um disco e não perde a informação quando é desligado…

    • BRUNO CERQUEIRA says:

      Percebeste mal Daniel, o que se quer dizer com essa frase é apenas que ao contrário da RAM que apenas com o dispositivo ligado consegue “Reter” informação, perdendo-a quando o dispositivo é desligado, o Optane retem essa informação, tal como um disco regular hdd ou ssd. A comparação era apenas com a RAM, obviamente que com o dispositivo desligado não tens acesso a ler/escrever no optane.

  8. Jose Leal says:

    “Quando comparado com outras formas de armazenamento de informações, como NAND e DRAM, 3D XPoint é quase 1000 vezes mais rápido na leitura e escrita de informações.”

    Isto é incorrecto.
    Estão a comparar o 3D Xpoint com NAND _e_ DRAM?!?!
    DRAM é 10x mais rapido que NAND… por isso o 3D Xpoint não pode ser 1000x mais rápido que ambos…
    Por favor rectifiquem o artigo, já que induz em erro quem não está mais atento.

  9. Nuno Oliveira says:

    A intel só compara com NAND e não com DRAM…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.